Logo O POVO+
Bolsonaro diz ter provas de que foi eleito em 1º turno em 2018 e que eleições foram fraudadas
Foto de Henrique Araújo
clique para exibir bio do colunista

Henrique Araújo é jornalista e mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Articulista e cronista do O POVO, escreve às quartas e sextas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades e editor-adjunto de Política.

Bolsonaro diz ter provas de que foi eleito em 1º turno em 2018 e que eleições foram fraudadas

Tipo Notícia
Bolsonaro compra briga, cria adversários, mas fortalece laço com aliados (Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil)
Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil Bolsonaro compra briga, cria adversários, mas fortalece laço com aliados

Em agenda nos Estados Unidos, o presidente Jair Bolsonaro disse ter provas de que foi eleito ainda no primeiro turno na corrida de 2018. Para o presidente, as eleições daquele ano foram fraudadas.

“Eu acredito que, pelas provas que tenho e que vou mostrar brevemente, fui eleito em primeiro turno. No meu entender, houve fraude”, disse.

Há dois anos, o então candidato enfrentou o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad no segundo turno das disputas, elegendo-se com 57 milhões de votos.

No primeiro turno, Bolsonaro obteve 49.276.990 (46,03% dos votos válidos). Para vencer ainda nessa etapa, era necessário conquistar maioria.

Na mesma entrevista, o presidente acrescentou: “Não temos não apenas palavra, temos comprovado (que houve fraude)”. Bolsonaro defendeu então “aprovar um sistema seguro de apuração de votos”.

Ouça análise no podcast:

Listen to "#73 - Bolsonaro convoca protestos, diz que houve fraude em eleição em meio a crise global" on Spreaker.

Foto do Henrique Araújo

Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?