Bolsonaro nomeia pastor como novo reitor da Unilab
Henrique Araújo é jornalista e mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Articulista e cronista do O POVO, escreve às quartas e sextas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades e editor-adjunto de Política.
Bolsonaro nomeia pastor como novo reitor da Unilab
A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) e tem execução imediata
Por meio de portaria publicada nesta quarta-feira, o Ministério da Educação (MEC) nomeou como reitor pro tempore da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) o professor e pastor Roque do Nascimento Albuquerque.
Conhecido como pastor Roque Albuquerque, o novo gestor assume no lugar do professor do curso de engenharia, Alexandre Cunha, que ocupava o cargo desde agosto de 2018.
A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) e tem execução imediata.
À coluna, Cunha disse que foi apanhado de surpresa com a mudança no comando da Unilab. O docente afirma que deixa o posto com tranquilidade, mas questiona os critérios para a escolha de Roque Albuquerque.
“A nomeação não tem critério técnico definido. O que é? Qual é o sentido da nomeação? Se é o critério religioso, nem pra ascender dentro da igreja é um critério suficiente, imagine dentro da universidade”, afirma.
Segundo ele, a Unilab atende a todos os requisitos estipulados pelo ministro Abraham Weintraub. “O Governo defende eficiência, gestão de resultados e meritocracia. Tudo isso a universidade praticava”, aponta.
Pastor e professor do curso de Letras da Unilab, Roque Albuquerque tem mestrado em Teologia pelo Seminário Batista do Sul do Brasil e especialização em História e Sociologia pela Universidade Regional do Cariri.
Também é especialista em Teologia Latino-Americana pela Faculdade Kurios, de Maranguape (CE), e bacharel em Teologia pela mesma instituição.
O POVO apurou que a indicação do pastor ao cargo atende a pedido do deputado federal Jaziel Pereira (PR), casado com a deputada estadual Silvana Oliveira, ambos evangélicos.
Jaziel foi peça fundamental nos movimentos pela indicação e posterior nomeação de Cândido Albuquerque para reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.