Logo O POVO+
Prefeito anuncia fiscalização nas praias para impedir aglomerações
Foto de Henrique Araújo
clique para exibir bio do colunista

Henrique Araújo é jornalista e mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Articulista e cronista do O POVO, escreve às quartas e sextas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades e editor-adjunto de Política.

Prefeito anuncia fiscalização nas praias para impedir aglomerações

De acordo com o líder do Executivo Municipal, em reunião realizada hoje por meio de videoconferência com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e o presidente Jair Bolsonaro, os prefeitos das capitais do País apresentaram suas principais demandas. (Foto: REPRODUÇÃO)
Foto: REPRODUÇÃO De acordo com o líder do Executivo Municipal, em reunião realizada hoje por meio de videoconferência com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e o presidente Jair Bolsonaro, os prefeitos das capitais do País apresentaram suas principais demandas.

Em transmissão pelas redes sociais, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), anunciou na manhã deste sábado que equipes de fiscalização do município vão circular pelas praias da cidade para impedir aglomerações. O gestor foi diagnosticado com coronavírus ontem à noite. Decreto do Governo do Estado determinou fechamento do comércio a partir dessa sexta-feira.

“Vamos estar com carro de som e equipe de educação e fiscalização rodando as praias e recomendando a não aglomeração de pessoas, mesmo nas praias”, disse o pedetista. A intenção é impedir que os jovens se transformem “em agentes transmissores a seus familiares”.

RC se manterá no comando da Prefeitura mesmo em quarentena. “Continuarei conduzindo os trabalhos. Eventualmente faremos videoconferências. Faço parte de grupo coordenado pelo governador, que já tem se comunicado e reunido de forma remota”, informou.

Segundo ele, o seu quadro de saúde é assintomático. “Tive informação de algumas pessoas com quem tive contato nesta semana, algumas durante reuniões, que positivaram (para coronavírus). Permaneço assintomático. Estou me sentindo muito bem. Vou cumprir uma quarentena aqui em casa”, informou.

O chefe do Executivo municipal afirmou que Fortaleza vive um “fim de semana atípico” e que “é importante que as pessoas permaneçam em casa”.

“A melhor vacina é o isolamento social”, continuou. “Exatamente no momento em que a doença começa a se alastrar, esse é o momento crítico.”

O pedetista demonstrou preocupação com a curva de contágio na capital cearense nos próximos dias. “Estou bastante atento e preocupado com a gravidade do pico epidêmico em Fortaleza”, falou.

Ainda de acordo com RC, “alguns bairros persistiam com movimento em calçadas e praias” mesmo depois do decreto que recomenda isolamento, sobretudo de pessoas acima dos 60 anos, que estão mais vulneráveis à doença. “Esse é o grupo de maior risco, que desenvolve sintomas respiratórios mais agudos”, alertou.

Além do prefeito, estão infectados com coronavírus a vice-governadora do Estado, Izolda Cela; o irmão de RC, o senador Prisco Bezerra (PDT); e o líder do Governo na Assembleia, deputado estadual Júlio César Filho (Cidadania).

Na manhã de hoje, o governador Camilo Santana (PT) afirmou que fez exame para detectar a doença e o resultado foi negativo.

Camilo e RC estiveram reunidos nos últimos dias para anunciar medidas de combate ao surto da infecção no Ceará, que já tem 68 casos confirmados – é o maior número do Nordeste. Ao todo, 43% dos registros de coronavírus na região estão no Ceará.

Foto do Henrique Araújo

Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?