Logo O POVO+
Dos políticos cearenses que se curaram da Covid-19, apenas um fez uso de cloroquina
Foto de Henrique Araújo
clique para exibir bio do colunista

Henrique Araújo é jornalista e mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Articulista e cronista do O POVO, escreve às quartas e sextas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades e editor-adjunto de Política.

Dos políticos cearenses que se curaram da Covid-19, apenas um fez uso de cloroquina

Apenas no Ceará, a pandemia já registra 1.376 casos confirmados e 53 óbitos – 41 deles em Fortaleza

De um grupo de políticos cearenses acometidos pela Covid-19 e que se curaram da infecção, apenas um fez uso de medicamento com base em cloroquina durante tratamento.

Vice-governadora do Ceará, Izolda Cela não recorreu ao remédio, cuja eficácia não está comprovada, mas que vem sendo alvo de controvérsia desde que o presidente da República Jair Bolsonaro passou a defendê-lo publicamente.

Também infectado, o prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio (PDT) recuperou-se sem a prescrição da droga, apenas com “repouso, água e quarentena”, conforme disse à coluna.

Líder do governo do Estado na Assembleia Legislativa (AL-CE), o deputado Júlio César Filho (Cidadania) “permaneceu em rigoroso isolamento domiciliar por 14 dias desde o aparecimento do primeiro sintoma”. Já curado, o parlamentar respondeu que não utilizou cloroquina para combater a patologia.

Colega de Legislativo, o deputado estadual Queiroz Filho (PDT), que foi diagnosticado com a enfermidade, informou não ter recebido orientação médica para aplicação da substância. O parlamentar enfatizou que “jamais usaria o medicamento” sem a recomendação expressa de um profissional.

Ex-deputado estadual e pré-candidato do PSDB à Prefeitura de Fortaleza, Carlos Matos falou que usou, sim, a cloroquina contra o novo coronavírus. O tucano relata ter evoluído bem, até estar totalmente refeito da doença, que já matou 53 pessoas no Ceará. Perguntado se acredita que o medicamento foi determinante para a melhora de seu quadro, não respondeu.

A reportagem procurou o titular da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), o dr. Cabeto, que testou positivo para a doença, mas não houve resposta.

Irmão do prefeito Roberto Cláudio, o senador Prisco Bezerra (PDT), também diagnosticado com a infecção, não deu retorno ao questionamento até o momento.

Apenas no Ceará, a pandemia já registra 1.376 casos confirmados e 53 óbitos – 41 deles em Fortaleza.

No último fim de semana, o governador do Estado Camilo Santana (PT) prorrogou o decreto de quarentena por mais 15 dias, estendendo-o até 20 de abril, quando se completa um mês de isolamento no Ceará.

A primeira medida suspendendo o comércio foi adotada pelo chefe do Executivo no dia 20 de março.

Foto do Henrique Araújo

Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?