Logo O POVO+
Ritual
Foto de Henrique Araújo
clique para exibir bio do colunista

Henrique Araújo é jornalista e mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Articulista e cronista do O POVO, escreve às quartas e sextas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades e editor-adjunto de Política.

Ritual

Tipo Crônica

Era 29 de dezembro de 2018 quando escreveu: "No mar há um instante em que nenhum vento sopra, nenhuma onda quebra, nenhum mergulho se ouve. É essa a paisagem que vejo daqui".

Daqui era o lugar de então, um espaço movediço do qual falava naquele finalzinho de ano em que me recusei a fazer essa custosa operação de olhar em torno e tentar apreender num só movimento o derredor. Foi quando essa imagem se impôs, a do corpo flutuante, suspenso como se sem peso, parado em meio ao cenário de esgotamento numa travessia temporal, a passagem ritualística do calendário se desfolhando na última volta do ponteiro.

Atravessei o ano, cruzei-o inteiro e cheguei à outra margem, de onde segui andando até agora, um lugar cheio de falhas e acidentes, mas ainda um lugar. As paredes frias da noite ou o chão amadeirado onde tento adivinhar sinais aleatórios, num esoterismo doméstico.

O mar agora é outro, as toneladas de areia e sedimentos jogadas mecanicamente por braços de tratores às vésperas da festa alteraram o caminho das correntes, que redesenharam a orla da cidade, conferindo-lhe um aspecto de autoestrada ao fim da qual há quase nada.

As ondas não são as mesmas, tampouco a profundidade. Nele afunda-se tão logo se metem os pés na água. Agora é possível morrer-se bem ao raso, e isso é talvez um ganho da modernidade, o aumento significativo das probabilidades de findar-se sem alarido nem rito.

As pás maquinais cavaram sem descanso nos meses que antecederam àquele fim de temporada, deitando fora uma terra e depositando no vão recém-aberto materiais que não eram de lá. Impossível flutuar como fiz um ano atrás, tudo como se parado por decisão e não por um segundo em que essas forças se interromperam.

Tinha os pés plantados, firmes mas leves também, e assim fiquei por minutos, talvez uma hora. De vez em quando erguia a vista salgada e alcançava os prédios recortados contra o azul estridente marchetado de nuvens esparsas, esse mesmo céu que reconheceria a léguas daqui.

Gostava que as flutuações conduzissem o corpo e as pernas ondulassem, escamosas, o todo mergulhado à maneira de pedra. Os dedos enregelados e o cabelo empapado de areia, esse subproduto que resiste a afundar. Apenas ombros, braços e cabeça acima da linha da água, bicho que espreita sob o capim na noite esquecida de uma caça.

Um réptil, quem sabe, animal sem nome que descobrisse a faixa da praia da metrópole secreta cuja formação se dera a custo do aterro feito história. É preciso cobrir-se de tempos em tempos, sobre cada camada fazer despejar mais uma e outra também, de modo que a memória se processe ao contrário, e tudo tenha de se dar sob disfarce. Nenhum fio a puxar porque a vila foi se banhando de terra.

Esse lagarto que eu era espichava as extremidades cheias de cavidades e as espanava, a facilitar o deslocamento até a sombra da árvore, ali onde trocaria de pele na passagem do ano e virada de paisagem.

E então estamos aqui, digo a ele, um amigo a quem peço a generosidade da escuta, um ponto para onde fomos arremessados por uma mão invisível, uma tromba d'água que súbita pôs-se de pé e saiu a andar pelas ruas, destelhando casas e apartamentos, varrendo terreiros, devassando guarda-roupa e gavetas, dentro delas esses colares de miudezas enroscados.

Foto do Henrique Araújo

Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?