Logo O POVO+
Heitor Freire entregou ao STF documentos sobre a rede bolsonarista no Ceará
Foto de Henrique Araújo
clique para exibir bio do colunista

Henrique Araújo é jornalista e mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Articulista e cronista do O POVO, escreve às quartas e sextas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades e editor-adjunto de Política.

Heitor Freire entregou ao STF documentos sobre a rede bolsonarista no Ceará

FORTALEZA, CE, BRASIL 08-03-2020: O deputado federal Heitor Rodrigo Pereira Freire (Heitor Freire) no encontro de Preparação de Candidatos do Partido Social Liberal - PSL (Foto: Sandro Valentim/O POVO) (Foto: Sandro Valentim)
Foto: Sandro Valentim FORTALEZA, CE, BRASIL 08-03-2020: O deputado federal Heitor Rodrigo Pereira Freire (Heitor Freire) no encontro de Preparação de Candidatos do Partido Social Liberal - PSL (Foto: Sandro Valentim/O POVO)

O deputado federal Heitor Freire (PSL-CE), que depôs ao Supremo Tribunal Federal (STF) no inquérito das fake news, também entregou conteúdo material sobre o funcionamento da associação criminosa, segundo a classificou o ministro Alexandre de Moraes, relator do caso na Corte.

O deputado admitiu ter contribuído com as investigações “para identificação de perfis, apresentando depoimento e documentos relacionados principalmente ao Ceará”. Ele não esclareceu quais provas teria apresentado e a quem se referem. As declarações foram feitas nas redes sociais nesta quinta-feira.

No depoimento, tomado em juízo como parte do inquérito, Freire cita a existência de ramificações dessa organização em alguns estados do país. Ele não menciona o Ceará, onde preside o PSL, ex-partido de Jair Bolsonaro.

A apuração conduzida no âmbito do STF identificou 11 perfis responsáveis pela disseminação de mentiras e ataques a ministros, além de empresários que os financiam.

Em ação executada na última quarta-feira, Moraes determinou quebra de sigilo bancário e fiscal de parte dos envolvidos e bloqueou acesso deles a contas nas plataformas usadas para propagar os supostos ataques.

O parlamentar cearense foi um dos três deputados ouvidos pelo Supremo – os demais foram Alexandre Frota e Joice Hasselmann, ambos ex-bolsonaristas.

Heitor Freire ressalva, porém, que, embora tenha ajudado no procedimento de investigação, jamais apontou o presidente Jair Bolsonaro, “empresários ou perfis comerciais sérios” como suspeitos. O pesselista atribui a acusação às “fake news” envolvendo o seu nome.

Em seu depoimento, o deputado do PSL detalhou o esquema apontado como o motor por trás da rede de disseminação de ofensas contra magistrados.

No despacho, Moraes chama esse grupo de “gabinete do ódio”, termo repetido por Freire.

Abaixo, o trecho do depoimento de Heitor Freire ao Supremo.

Deputado Heitor Freire (fls. 5848-5850):

É do conhecimento do depoente que Matheus Sales, Mateus Matos Diniz e Tercio Arnaud Tomaz, todos assessores especiais da Presidência da República, são os integrantes principais do chamado “Gabinete do Ódio”, que se especializou em produzir e distribuir Fake News contra diversas autoridades, personalidades e até integrantes do Supremo Tribunal Federal. Esse “gabinete” coordena nacional e regionalmente a propagação dessas mensagens falsas ou agressivas, contando para isso com a atuação interligada de uma grande quantidade de páginas nas redes sociais, que replicam quase instantaneamente as mensagens de interesse do “gabinete”. Essa organização conta com vários colaboradores nos diferentes Estados, a grande maioria sendo assessores de parlamentares federais e estaduais.

(...)

Esses assessores parlamentares administram diversas páginas nas redes sociais, incluindo grupos de Whatsapp, e por meio dessas páginas divulgam postagens ofensivas, quase sempre orientados pelo aludido grupo de assessores da Presidência.

(...)

Dentre esses ataques coordenados, o depoente salienta a postagem quase simultânea em diversas páginas do Facebook de um vídeo ofensivo ao Supremo Tribunal Federal, comparando-o a uma hiena que deveria ser fustigada por leões.

(...)

Esse esquema é repetido em diversos outros Estados, podendo o depoente referir-se expressamente a Paraíba, Bahia, Pernambuco, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul. Possivelmente essas filiais existam em todos os estados.

Foto do Henrique Araújo

Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?