Logo O POVO+
Pelo acesso à elite do futebol feminino, Ceará deve aprender com os erros do Fortaleza
Foto de Iara Costa
clique para exibir bio do colunista

Jornalista e colunista de futebol feminino do Esportes do O POVO. Graduada em Jornalismo no Centro Universitário Sete de Setembro (Uni7). Já passou por assessorias de imprensa e foi repórter colaborativa da plataforma de notícias VAVEL Brasil

Iara Costa esportes

Pelo acesso à elite do futebol feminino, Ceará deve aprender com os erros do Fortaleza

Pelas quartas de final do Brasileirão Feminino A2, Vovô enfrenta o Cresspom, equipe brasiliense que eliminou o Fortaleza da competição
Tipo Análise
Ceará busca acesso à elite do futebol feminino brasileiro pelo terceiro ano consecutivo.  (Foto: Fernando Ferreira/Ceará SC)
Foto: Fernando Ferreira/Ceará SC Ceará busca acesso à elite do futebol feminino brasileiro pelo terceiro ano consecutivo.

O fim de semana que passou foi regado de muita expectativa, pois Ceará e Fortaleza decidiram seus próximos passos no Brasileirão Feminino Série A2. Se as duas equipes passassem às quartas de final do certame, teríamos o maior Clássico-Rainha da história, pois ele definiria qual time cearense subiria à elite do futebol feminino brasileiro. No sábado, o Alvinegro de Porangabuçu se classificou após vencer o Botafogo-PB por 3 a 1 (5 a 2 no agregado). No domingo, entretanto, o Tricolor do Pici fez um jogo bastante parelho diante do Cresspom-DF, empatou em 1 a 1 no tempo regulamentar, mas foi eliminado nos pênaltis por 3 a 1. Com o resultado, as Alvinegras enfrentam as Tigresas do Cerrado na próxima fase da competição.

Em relação ao time comandado por Jorge Victor, ausente nas oitavas após ser diagnosticado com Covid-19, destaco a constância que tem apresentado até o momento na competição. Poderia gastar muitas linhas falando sobre o futebol praticado pelo time, mas os números falam por si: são 7 vitórias, 27 gols marcados e apenas 4 sofridos. O jogo mais equilibrado que fez foi justamente contra o Belo, mas, nessas partidas, o time de Itaitinga soube se destacar quando precisava e isso se deve muito ao trabalho feito dentro, mas também fora de campo.

Tanto no primeiro quanto no segundo jogo das oitavas de final, o Ceará sofreu gols após falhas defensivas. Isso é preocupante e é algo que o Vovô deve aprimorar nos treinos desta semana. Neste momento, porém, é importante ressaltar como a equipe teve cabeça para alcançar uma recuperação. Se no futebol masculino sobra reclamação entre os próprios jogadores quando há uma falha, no futebol feminino há apoio das atletas. Após o gol tomado, não houve desânimo ou reclamação com as culpadas. O que houve foi mais entrega e dedicação em campo, que logo se reverteu em três gols e em mais uma classificação.

O Alvinegro chega pela terceira vez seguida nas quartas de final do Brasileirão Feminino A2. Nos anos anteriores, enfrentou Cruzeiro-MG e Botafogo-RJ e foi eliminado, batendo na trave pelo acesso. Neste ano, o adversário é o Cresspom-DF, uma equipe menos conhecida, mas igualmente perigosa. Para não ficar novamente pelo meio do caminho, o Vovô deve tirar uma lição dos erros cometidos pelo Fortaleza no último domingo.

Diante das Leoas, o time brasiliense fez um jogo inteligente. A equipe comandada por Robson Garcia cedeu a bola para o grupo tricolor nos minutos iniciais e, após observar as limitações do elenco, passou a explorá-las para buscar um bom resultado. A estratégia ajudou o time a dominar o jogo, alcançar o empate e vencer nos pênaltis e nada impede que a equipe não mantenha a mesma técnica e que faça um jogo difícil para o Vovô. 

O jogo de ida ocorre no próximo domingo, 11, às 15 horas, no estádio Abadião. Já a partida de volta ocorre na Cidade Vozão, uma semana depois, no dia 18 de julho, às 15 horas.

Foto do Iara Costa

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?