Logo O POVO+
Análise: Brasil inicia Olimpíadas com bela goleada diante da China
Foto de Iara Costa
clique para exibir bio do colunista

Jornalista e colunista de futebol feminino do Esportes do O POVO. Graduada em Jornalismo no Centro Universitário Sete de Setembro (Uni7). Já passou por assessorias de imprensa e foi repórter colaborativa da plataforma de notícias VAVEL Brasil

Iara Costa esportes

Análise: Brasil inicia Olimpíadas com bela goleada diante da China

Seleção comandada por Pia Sundhage começa os Jogos Olímpicos dando ao torcedor brasileiro a confirmação de que deve brigar para surpreender as adversárias mais fortes e entrar na disputa por medalha
Futebol Feminino do Brasil inicia campanha dos Jogos Olímpicos com goleada diante da China.  (Foto: Sam Robles/CBF)
Foto: Sam Robles/CBF Futebol Feminino do Brasil inicia campanha dos Jogos Olímpicos com goleada diante da China.

O Brasil deu o primeiro passo em busca da medalha no futebol feminino na manhã desta quarta-feira numa bela goleada por 5 a 0 diante da China. Com gols de Debinha, Andressa Alves, Bia Zaneratto e doblete de Marta, a seleção comandada por Pia Sundhage começa os Jogos Olímpicos dando ao torcedor brasileiro a confirmação de que deve brigar para surpreender as adversárias mais fortes e entrar na disputa por medalha, seja ela ouro, prata ou bronze. 

A equipe chinesa não está entre as favoritas, mas, desde o início, a expectativa era que não fosse um jogo fácil. Apesar da goleada, o time chinês levou dificuldade à seleção canarinho em alguns momentos. Nos cinco minutos iniciais da partida, por exemplo, o time adversário teve a maior posse de bola e explorou bastante o lado defendido por Bruna Benites, que se saiu bem quando foi acionada. O Brasil chegava ao ataque também pelas laterais, mas utilizando-se principalmente do fator velocidade.       

Os dois primeiros gols, marcados por Marta aos 8 minutos e Debinha aos 21, mostraram como essas jogadas foram efetivas. Com os 2 a 0 iniciais no placar, a China perdeu um pouco de controle da bola, o que deu maior posse ao time verde e amarelo. 

No final da primeira etapa e início da segunda, entretanto, a China ganhou bastante campo. O Brasil cedia espaço pelos lados e a China passou a explorar isso, chegando a colocar bola na trave e obrigar a goleira Barbara a fazer boas defesas. Quando o time canarinho tentava chegar, as atletas chinesas se fechavam bem. 

Nesse momento do jogo, o time de Pia potencializou seu jogo ofensivo. Aos 13 minutos, Debinha colocou uma bola na trave. Quinze minutos depois, apesar de novas bolas na trave por parte da China, o Brasil liquidou a partida com gol de Marta. De pênalti, Andressa Alves ampliou aos  36 e Zaneratto, que fez uma excelente partida, fechou o placar aos 43. 

O jogo foi bastante empolgante. Apesar do adversário, e das falhas já aqui destacadas, o Brasil demonstrou personalidade, força e união. O primeiro grande teste para saber onde esse time pode ir na competição ocorre no próximo sábado, 24, às 8 horas (horário de Brasília), quando o grupo canarinho enfrenta a seleção dos Países Baixos. 

Leia também

Foto do Iara Costa

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?