Logo O POVO+
Brasileirão Feminino: Ceará conquista o acesso à elite, e Fortaleza fica pelo caminho
Foto de Iara Costa
clique para exibir bio do colunista

Jornalista e colunista de futebol feminino do Esportes do O POVO. Graduada em Jornalismo no Centro Universitário Sete de Setembro (Uni7). Já passou por assessorias de imprensa e foi repórter colaborativa da plataforma de notícias VAVEL Brasil

Iara Costa esportes

Brasileirão Feminino: Ceará conquista o acesso à elite, e Fortaleza fica pelo caminho

Alvinegras agora buscam se aproximar ainda mais da torcida na busca pelo título nacional. Leoas devem reavaliar trabalho executado na atual temporada, mas sem "caça às bruxas"
Ceará irá disputar 1ª divisão do futebol feminino brasileiro em 2023.  (Foto: Stephan Eilert/Ceará SC)
Foto: Stephan Eilert/Ceará SC Ceará irá disputar 1ª divisão do futebol feminino brasileiro em 2023.

O final de semana do futebol cearense foi agitado, mas não somente por tudo que aconteceu no masculino. Os times profissionais femininos de Ceará e Fortaleza disputaram o acesso à A1 e, assim como no Clássico-Rei do último domingo, somente uma equipe saiu satisfeita de campo quando o apito final soou.

Diante do JC Futebol Clube, o Ceará fez um belo dever de casa, o que não foi uma surpresa para qualquer pessoa que acompanhou a equipe desde o início da temporada. As Alvinegras golearam o time amazonense por 4 a 1 e, com um agregado de 8 a 3, garantiram o histórico acesso à elite do futebol feminino. Em toda a campanha, a equipe comandada por Erivelton Viana emplacou seis vitórias e dois empates, com 24 gols marcados e sete tomados. 

Os números são ótimos, mas não são tão diferentes das campanhas passadas. O Ceará feminino vem de temporadas de bons jogos, mas nos anos anteriores acabou por bater na trave. O que mudou desta vez? Além do aprimoramento do trabalho técnico e tático, o psicológico foi fator fundamental para que as Alvinegras superassem as adversárias.

No início deste ano, quando a coluna entrevistou o treinador, ficou perceptível que esta era uma preocupação da comissão técnica e é bom perceber que esse foi um obstáculo que o time do Vovô conseguiu superar. Durante toda a temporada, ficou nítido que a equipe tinha uma capacidade, para além do físico, de superar adversidades. A virada diante do Fortaleza no primeiro turno foi construída dessa maneira e a última goleada diante do JC também. 

O mesmo, infelizmente, não se pode dizer das Leoas. Apesar de ser a única equipe a empatar e a dar trabalho ao Real Ariquemes lá em Rondônia, o Fortaleza não saiu do 0 a 0 no jogo do último sábado. Com o revés no primeiro jogo, o Tricolor acabou se despedindo do torneio de maneira melancólica. 

Antes de tudo vale ressaltar que, embora mais alto que nos anos anteriores, o investimento do Fortaleza dedicado ao futebol feminino — R$ 660 mil — ainda não chega perto do valor do Ceará (estimado em mais de R$ 1 milhão). Mesmo assim, com uma reformulação e um novo trabalho, era esperado bem mais da equipe tricolor no torneio. 

Em toda a competição, o time comandado por Débora Ventura disputou oito jogos. Foram duas vitórias, três empates e três derrotas, com sete gols marcados e seis tomados. Os números deixam claro que a campanha toda foi bem aquém do esperado. A esperança, no entanto, é que não ocorra uma desleal "caça às bruxas" e que o clube não se desmotive com a modalidade após uma temporada em baixa. Ainda há o Estadual a ser disputado. Até lá, a equipe do Pici tem bastante tempo para pensar no que errou e no que pode ser melhor executado no Brasileirão A2 de 2023, já que o time está garantido na competição por ter passado de fase na atual edição.

O Brasileirão Feminino A2 continua com o Ceará em solos alencarinos no próximo sábado, 20. Ao que tudo indica, conforme adiantado na versão digital na coluna no último sábado, o Vovô deve mandar a partida no estádio Presidente Vargas e espera contar com presença da torcida. Para isso, alguns trâmites precisam ser resolvidos. Resta a nós torcer para que o clube possa solucioná-los, para que o encontro entre as Alvinegras com sua torcida possa enfim ocorrer.

Foto do Iara Costa

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?