Logo O POVO+
Ceará e Fortaleza entram em campo com metas similares neste fim de semana
Foto de Iara Costa
clique para exibir bio do colunista

Jornalista e colunista de futebol feminino do Esportes do O POVO. Graduada em Jornalismo no Centro Universitário Sete de Setembro (Uni7). Já passou por assessorias de imprensa e foi repórter colaborativa da plataforma de notícias VAVEL Brasil

Iara Costa esportes

Ceará e Fortaleza entram em campo com metas similares neste fim de semana

Alvinegras e Leoas entram em campo neste final de semana por Brasileirão A1 e A2, respectivamente
Tipo Opinião
Clássico-Rainha termina empatado sem gols. (Foto: Karim Georges / Fortaleza EC)
Foto: Karim Georges / Fortaleza EC Clássico-Rainha termina empatado sem gols.

Após duas semanas de intervalo por data Fifa, o futebol feminino volta a todo vapor no país neste final de semana, com retorno do Brasileirão A1 e início do Brasileirão A2.

O Ceará entrará em campo no sábado, 15, às 15 horas, diante do Cruzeiro, ainda em busca da primeira vitória na primeira divisão. Já o Fortaleza abre a temporada na segunda divisão diante do JC Futebol Clube, do Amazonas, no domingo, 16, às 16 horas, em Itacoatiara.

Embora em divisões e momentos distintos, ambos os times têm a mesma meta para com seus torcedores: mostrar a que veio. Do lado do Vovô, após 13 contratações feitas entre fevereiro e março, a equipe teve duas semanas para se preparar para receber o Cruzeiro em casa. O tempo não é capaz de fazer milagre, mas é bem-vindo a uma equipe que notavelmente precisava de ajustes.

Até aqui, o Alvinegro faz a pior campanha do Brasileirão A1, ao lado do Real Ariquemes. Ambos foram derrotados nas seis rodadas que disputaram. O Ceará possui, no entanto, o pior saldo de gols, com 46 tentos tomados e nenhum feito até aqui.

Do lado das Leoas, as contratações feitas até o momento foram bastante tímidas. Um claro reflexo ao fato de que o investimento dedicado para a modalidade foi aquém do que se esperava no ano do maior orçamento da história do clube. Após iniciar a pré-temporada em fevereiro, o clube só anunciou publicamente quatro contratações, sendo duas zagueiras e duas atacantes.

Além disso, o Tricolor deixou para mudar o comando técnico da equipe nos "minutos finais" da pré-temporada. No final de março, anunciou a saída de Débora Ventura e somente ontem divulgou que Guilherme Giucide é o novo treinador do grupo. Ele comanda as Leoas desde a última quarta-feira, 5, no entanto. 

O profissional chega com uma bela bagagem de vida após vencer o câncer em diversas ocasiões e tendo uma longa passagem como técnico do Santos e, mais recentemente, do São José. Nas Sereias da Vila, Guilherme conquistou um título da Copa Paulista, em 2020.

As Leoas iniciarão a caminhada em busca do acesso à A1 diante de um velho conhecido. Ex-treinador do Ceará, Erivelton Viana é o atual técnico do JC Futebol Clube. O Tricolor divide espaço no Grupo B com SB Sport, Esmac, Botafogo-PB, Sport, Uda-AL e Vila Nova-GO, além da equipe amazonense. Na primeira fase, o chaveamento se enfrenta entre si em sete embates. Classificam-se os quatro melhores para as quartas de final, que serão disputadas em jogos de ida e volta. O sistema de dois jogos se estende até a final.

Foto do Iara Costa

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?