Logo O POVO+
A Copa Feminina continua e o futebol cearense também
Foto de Iara Costa
clique para exibir bio do colunista

Jornalista e colunista de futebol feminino do Esportes do O POVO. Graduada em Jornalismo no Centro Universitário Sete de Setembro (Uni7). Já passou por assessorias de imprensa e foi repórter colaborativa da plataforma de notícias VAVEL Brasil

Iara Costa esportes

A Copa Feminina continua e o futebol cearense também

Equipes se preparam para disputar o Campeonato Cearense, enquanto seleções definem as quartas de final do Mundial
Tipo Opinião
Ceará e Fortaleza se preparam para disputar o Campeonato Cearense Feminino.  (Foto: Marcelo Vidal/CSC e Felipe Honorato/FEC)
Foto: Marcelo Vidal/CSC e Felipe Honorato/FEC Ceará e Fortaleza se preparam para disputar o Campeonato Cearense Feminino.

Apesar da eliminação do Brasil, a Copa do Mundo Feminina segue a todo vapor. Hoje serão definidos os dois últimos classificados para as quartas do Mundial. As maiores surpresas das oitavas até aqui foram as eliminações dos Estados Unidos e da Dinamarca.

Para além dos bons jogos, o certame internacional se mostra um sucesso — apesar da baixa popularidade no Brasil — ao bater o recorde de público em jogos de Mundiais femininos, antes pertencente à Copa do Canadá, que recebeu 1.353.506 torcedores e torcedoras ao todo. De acordo com a Fifa, nos 52 jogos iniciais (da fase de grupos até o jogo Suécia x Estados Unidos), 1.367.037 pessoas compareceram aos estádios entre Austrália e Nova Zelândia. A média de público é de 26.290 pessoas.

Enquanto a bola rola no continente oceânico, em terras alencarinas Ceará e Fortaleza se preparam para os Campeonatos Cearenses Sub-17 e Adulto. Das 47 jogadoras que fizeram parte do elenco alvinegro, 16 já tiveram o contrato renovado. Após a chegada de Erivelton Viana para o comando técnico, o clube iniciou a preparação para o Estadual e anunciou a contratação da meia Bia Santos, ex-JC, Botafogo e Fluminense.

Publicamente, apenas Bárbara Santos e Monique tiveram o contrato rescindido, enquanto a lateral Maria Fernanda e a atacante Sara foram negociadas com a Ferroviária-SP. O Vovô permaneceu com 30% dos direitos econômicos das duas atletas. Pelas movimentações no mercado, ainda que demonstre foco total no certame estadual nos discursos, o Ceará parece montar um time que também possa estar apto em 2024 para a disputa do Brasileirão Série A2.

No CT Ribamar Bezerra, o Fortaleza se movimenta de maneira mais tímida. As Leoas iniciaram a preparação para o Estadual na última semana sob o comando do técnico Guilherme Giudice. Com relação aos movimentos no mercado da bola, o Tricolor do Pici apenas anunciou a saída da volante Jaque Soares. O grupo vai em busca de conquistar o quarto título estadual pelo time.

O Campeonato Cearense adulto deve ocorrer entre os meses de setembro e novembro. Antes disso será realizado o Estadual Sub-17, entre agosto e outubro.

Foto do Iara Costa

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?