Logo O POVO+
O início do primeiro torneio de base do futebol feminino cearense
Foto de Iara Costa
clique para exibir bio do colunista

Jornalista e colunista de futebol feminino do Esportes do O POVO. Graduada em Jornalismo no Centro Universitário Sete de Setembro (Uni7). Já passou por assessorias de imprensa e foi repórter colaborativa da plataforma de notícias VAVEL Brasil

Iara Costa esportes

O início do primeiro torneio de base do futebol feminino cearense

Campeonato Cearense Feminino Sub-17 começou no último sábado, 26, com dois bons jogos na Arena Romeirão
Tipo Opinião
Ceará venceu o Fortaleza de virada por 2 a 1 no primeiro Clássico-Rainha do Campeonato Cearense Sub-17 2023.  (Foto: Matheus Amorim/Ceará SC)
Foto: Matheus Amorim/Ceará SC Ceará venceu o Fortaleza de virada por 2 a 1 no primeiro Clássico-Rainha do Campeonato Cearense Sub-17 2023.

O Campeonato Cearense Feminino Sub-17 começou no último sábado, 26, com dois bons jogos na Arena Romeirão. Ainda que diante do calor de Juazeiro do Norte, que chegou a marcar 35°C às 15 horas, o R4 goleou o Juasal por 7 a 0 na partida de abertura. O Ceará finalizou a rodada vencendo o Fortaleza de virada, na mesma praça esportiva.

A equipe do ex-jogador Ronaldo Angelim já tinha demonstrado bastante ímpeto quando representou o Guarani de Juazeiro no Campeonato Cearense adulto de 2022 e também no Brasileirão Feminino A3. No Estadual de base, segue demonstrando sua força.

O destaque da partida fica com a camisa 9, Fabiana, que marcou três gols no embate. Aliás, o R4 se mostra com a tradição de formar boas camisas 9. No primeiro semestre, destacou-se Alane no mata-mata do A3. Hoje, a atleta defende o Mixto, do Mato Grosso.

Do outro lado do campo, há dois lados da moeda a se analisar. A goleada expõe que o Juasal é uma equipe de nível técnico iniciante, ainda que tenha se esforçado em parte do embate, e que talvez o torneio não se torne tão nivelado assim. A ver nas próximas rodadas.

Ainda assim, é importante que times como este tenham a oportunidade de participar de competições e, assim, crescer e amadurecer. Uma boa chance de provar isso será na próxima rodada, quando a equipe enfrenta a AMC (Associação Movimenta Comunidade). A partida ocorre às 10 horas, no Romeirão.

Após o jogo entre R4 e Juasal, Ceará e Fortaleza entraram em campo pelo primeiro Clássico-Rainha da modalidade. Ainda que tenha começado melhor e marcado o primeiro gol, com Tayná, as Leoas não tiveram disposição para segurar o resultado, que foi revertido pelas Alvinegras com dois gols de Laís Gomes, destaque da partida.

Uma pena que esta partida tenha tido poucos holofotes, ainda que com transmissão da FCF TV e da TV Ceará. Em partes, isso se deve ao fato de que o time masculino do Vovô empatava, quase que no mesmo horário, com o Tombense, pela Série B. Ainda que a equipe de Guto Ferreira esteja decepcionando o torcedor, é mais fácil para ele, principalmente pela pouca divulgação dos clubes, optar por assistir a um jogo de Série B em vez de um jogo de base do time feminino.

Na próxima rodada, no entanto, isso não deve servir como desculpa. As Alvinegras irão voltar a campo no sábado, 2, às 15 horas, diante da Menina Olímpica. O time masculino do Ceará só entra em campo no Castelão às 17 horas, quando joga diante do Criciúma, com menos de 10% de chance, hoje, de conseguir um acesso à Série A de 2024. 

Foto do Iara Costa

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?