Logo O POVO+
Por redução de custos, Ceará desiste de participação no Brasileirão Feminino A2
Foto de Iara Costa
clique para exibir bio do colunista

Jornalista e colunista de futebol feminino do Esportes do O POVO. Graduada em Jornalismo no Centro Universitário Sete de Setembro (Uni7). Já passou por assessorias de imprensa e foi repórter colaborativa da plataforma de notícias VAVEL Brasil

Iara Costa esportes

Por redução de custos, Ceará desiste de participação no Brasileirão Feminino A2

Clube optou por disputar apenas torneios de base e Campeonato Cearense Adulto da modalidade em 2024
Time feminino do Ceará não irá participar do Brasileirão Feminino A2 após decisão do clube.  (Foto: Felipe Santos/Ceará SC)
Foto: Felipe Santos/Ceará SC Time feminino do Ceará não irá participar do Brasileirão Feminino A2 após decisão do clube.

O Ceará não irá disputar o Campeonato Brasileirão Série A2 de 2024. O Alvinegro de Porangabuçu não se inscreveu na competição nacional, cujo prazo final para cadastro acabou na última segunda-feira, 5, ficando assim de fora da atual edição do certame.

Conforme apurado pela coluna e confirmado pelo presidente do clube, João Paulo Silva, a desistência do Alvinegro de Porangabuçu se deu por dois motivos: redução de custos e falta de obrigatoriedade em manter a modalidade feminina no torneio quando o time masculino está na Série B. Por essas duas razões, as Alvinegras irão disputar somente torneio de base e o time Sub-17 deverá se apresentar também no Campeonato Cearense Feminino de 2024, onde irão defender o título de 2023 e ir em busca do pentacampeonato.

Na atual temporada, o Ceará tem vivido imbróglios financeiros. Em janeiro desse ano, o mandatário do clube comentou sobre as dívidas com jogadores e outras equipes em um pronunciamento e citou algumas alternativas que serão utilizadas para sanar as pendências. Asssim, o Vovô decidiu por reduzir custos da modalidade, de modo que o valor a ser empregado no futebol feminino não será mais R$ 1,5 milhão, conforme divulgado anteriormente.

Consequências

A coluna entrou em contato com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para saber se a desistência do Ceará da competição é passível de alguma consequência negativa, como exclusão do certame por alguns anos ou até mesmo queda à Série A3.

A matéria será atualizada assim que a informação for cedida pela instituição, já que o Regulamento Geral de Competições (RGC) aborda somente casos de exclusão via Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) ou por desistência no decorrer do campeonato, o que não é o caso do Vovô. 

Em ambos os casos citados no regulamento, a equipe ficaria "automaticamente suspensa durante 2 (dois) anos de qualquer outra competição coordenada pela CBF". 

Nota oficial do clube

Após a publicação desta matéria, o Ceará se posicionou de forma oficial sobre o assunto, ressaltou a decisão do clube de redirecionar "atenções e esforços nesse momento ao futebol profissional masculino", que busca o acesso à Série A do Brasileirão.

"O Ceará S.C informa que, em razão de readequação orçamentária, manterá na temporada 2024 apenas os times Sub-15 e Sub-17 feminino, abrindo mão da disputa do Campeonato Brasileiro Série A2.

O clube tem como objetivo principal neste ano o acesso à elite do Brasileirão, e, portanto, redireciona atenções e esforços nesse momento ao futebol profissional masculino.

Conseguindo o acesso e, consequentemente, o incremento das receitas, o clube voltará a privilegiar essa importante categoria do nosso futebol"

Foto do Iara Costa

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?