Logo O POVO+
Afinal, o que é barista?
Foto de Isabelly Giffony
clique para exibir bio do colunista

Mestre de torras e barista do Atelier 1913, é uma entusiasta do café e investiga as inúmeras possibilidades do grão, em especial sua produção e consumo no Ceará.

Isabelly Giffony gastronomia

Afinal, o que é barista?

Barista Boram Um, da Um Coffee Co de São Paulo, ficou entre os 15 melhores do mundo no campeonato (Foto: divulgação)
Foto: divulgação Barista Boram Um, da Um Coffee Co de São Paulo, ficou entre os 15 melhores do mundo no campeonato

Em outubro foi disputado o Campeonato Mundial de Baristas, a principal competição que premia as habilidades técnicas e de inovação do barista profissional, que ocorreu em Milão e foi marcada pela presença de competidores de países produtores de café entre os melhores do mundo. Mas nem sempre foi assim, na realidade o campeão Diego Campos é o primeiro barista a levar o título ao seu país de origem, um dos maiores produtores mundiais de café - a Colômbia.

Afinal, o que é e o que faz um barista?

A profissão nasceu nos anos 90 e cresce cada vez mais com o aumento do consumo e da qualidade dos cafés no mundo. O barista é mais do que uma pessoa especializada e treinada para extrair cafés de qualidade, ele é o elo final da cadeia do café, é quem está mais próximo do consumidor e que, por isso, tem a responsabilidade de compreender e condensar toda a cadeia do café na xícara.

Ao consumir cafés de qualidade percebemos que existe a rastreabilidade do produto, ou seja, faz-se questão de informar sobre quem produz, onde produz, como produz, quem torrou, enfim.. a história completa do café desde o pé até o momento dele ser extraído numa xícara é muito longa e delicada para ser esquecida. O responsável pela valorização dessa história, desse café, desse trabalho, é o barista!

Assim como o Brasil, a Colômbia é um dos maiores produtores mundiais de café. É de espantar que apenas em 2021 um país produtor tenha alcançado um título relevante numa competição mundial. Esperamos que a vitória histórica traga mais visibilidade e apreço pelos produtores e trabalhadores da cadeia do café.

Coube ao brasileiro Boram Um - da Um Coffee Co de São Paulo - ficar entre os 15 melhores. O que esperamos é que com o aumento do consumo de cafés cresça também o respeito e a preocupação com todas as etapas de produção dessa bebida tão apreciada, para que possamos ver muitos baristas e países produtores em melhores colocações.

Ficou interessado e quer conhecer mais sobre o barismo e o mundo do café? A Amika Coffeehouse agora dedica espaço exclusivo ao ensino técnico em várias áreas do café. Para maiores informações @amikacoffee.

Então fica a dica: quando parar para a próxima dose de café converse com o barista e conheça um mundo de sabores e aromas que vai muito além da xícara!

Foto do Isabelly Giffony

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?