Logo O POVO+
Alegorias da oportunidade
Foto de Ítalo Bezerra
clique para exibir bio do colunista

Professor de História na rede pública Estadual de Ensino do Ceará. Doutor em História pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Patrimônio e Memória (GEPPM-UFC) e vice-líder e pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa História, Gênero e América Latina (GEHGAL-UVA)

Alegorias da oportunidade

Nas sociedades racializadas, onde a desigualdade é uma constante, a vida é, na verdade, uma loteria e quem não nasce branco nem faz parte das classes sociais de maior renda não poderá esperar pelos golpes da sorte
Enem 2020 (Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil)
Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil Enem 2020

 – É credito ou débito? – Perguntou o operador de caixa.

– É mérito! – Respondeu jocosamente um grande amigo meu.

Num país como o Brasil, em que a igualdade de oportunidades de acesso é tão restrita, o chiste de meu amigo até faz sentido. Afinal, ele brinca com o discurso de defesa e propagação da ideia de que a posição socioeconômica, o reconhecimento social e um “bom salário” dependem do percurso individual que, cedo ou tarde, dará resultados e virtudes exclusivamente por seus méritos. O sujeito da meritocracia passa, então, a ser deslocado e descolado dos grupos de origem virando a exceção que confirma a regra.

Na mitologia grega, há uma alegoria na figura de Kairós que simboliza o momento preciso, exato, em que as coisas têm que acontecer. A representação visual de Kairós é a de um jovem veloz, com asas nos pés, de uma longa cabeleira que somente cresce da metade do couro cabeludo para frente. Tal alegoria simboliza o instante da oportunidade, indicando a necessidade de nos agarrarmos ao cabelo do acelerado jovem no momento em que ele está passando ou então vai embora carregando consigo a chance tão esperada, já que é impossível ser puxado de volta por trás, pois sua nuca é calva.

Há ainda uma versão romana dessa alegoria. Nela, a divindade possui os mesmos atributos de Kairós, mas é uma mulher: Occasio. Como seu equivalente, ela se refere às chances e oportunidades da vida.

No mundo real as oportunidades e chances de uma vida digna não são tão justas e naturais assim. Nas sociedades racializadas, onde a desigualdade é uma constante, a vida é, na verdade, uma loteria e quem não nasce branco nem faz parte das classes sociais de maior renda não poderá esperar pelos golpes da sorte.

O Brasil, sabemos, é uma dessas sociedades. Aqui, costumamos apreciar muito o esforço e acreditamos na boa fama que o talento goza. Mas de que adianta esforço e talento se não houver ambiente propício ao seu desenvolvimento?

Estudo e trabalho, por exemplo, tão valorizados pela sociedade capitalista, são portas que se fecham reiteradamente no nosso país gerando armadilhas de pobreza e afetando principalmente os jovens. Além de suprimir a condição de bem-estar econômico e social, a retração da juventude nos espaços formais de educação e no mercado de trabalho afeta o desempenho econômico brasileiro. É uma situação que destrói recursos e riquezas do país e inviabiliza a participação dos jovens na produção de bens e serviços, fundamentais ao desenvolvimento equilibrado da economia nacional.

Acesso ao ensino superior

Como se não bastasse a situação crítica que divide o País há ainda um abismo que o separa: a principal porta de acesso ao ensino superior no Brasil, o Exame Nacional do Ensino Médio, é o mais branco e elitista da última década. Neste ano, a prova do Enem será aquela com menor proporção de inscritos pretos, pardos e indígenas e menos de 30% dos inscritos, com comprovada vulnerabilidade financeira, conseguiram isenção da taxa de pagamento da inscrição no exame.

Em tese, a lógica do Enem é universalizar o acesso ao ensino superior e estimular a inserção dos jovens no mercado de trabalho, independentemente das condições sociais, na prática, o exame em 2021 vai reproduzir e reforçar valores históricos de desigualdade racial e social no Brasil.

Desemprego

O público que deveria realizar a prova também enfrenta o crescimento substancial do desemprego. É o que mostra o estudo “Juventudes, educação e trabalho: Impactos da pandemia nos nem-nem”, elaborado pelo economista e diretor da FGV Social, Marcelo Neri, indicando cerca de 50 milhões de jovens brasileiros com idade de 15 a 29 anos na condição de desempregados.

No recorte da mesma faixa etária, o estudo publicado em maio deste ano aponta queda no número de pessoas inseridas no mercado de trabalho e em instituições de ensino: de 17,05% em 2012 passou para 11,02% em 2020.

Ao lado dos índices registrados, o estudo do FGV Social demonstra uma alarmante situação de vulnerabilidade que cerca os mais jovens brasileiros: não têm experiência devido à falta de oportunidades, e quando encontram emprego não conseguem ter experiência para assumir o posto de trabalho. Parece complexa, mas a conta é simples: melhorar a condição financeira de um país é fazer com que haja melhoria das condições de vida dos seus cidadãos.

Os efeitos perniciosos da meritocracia legitimam um sistema profundamente desigual, idealizam o sucesso individual, descontextualizam as relações históricas e sociais capazes de tornar evidente que pobreza não é exclusivamente falta de dinheiro. Falta de oportunidades causam marcas permanentes na trajetória de mobilidade e ascensão social de toda uma geração.

Deveríamos substituir esse estado contínuo de exclusão e de enaltecimento do triunfo individualista pela defesa intransigente dos valores da filosofia africana Ubuntu. Uma das traduções em português mais comuns do termo é “eu sou porque nós somos”. A ideia de que não dependemos de Kairós, muito menos de Occasio, e sim que dependemos uns dos outros, afinal a existência sem o outro é irrelevante.

Foto do Ítalo Bezerra

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?