Logo O POVO+
Sabores do mediterrâneo
Foto de Ivonilo Praciano
clique para exibir bio do colunista

Ivonilo Praciano é jornalista formado pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente, escreve a coluna Muito Prazer, no O POVO. Também apresenta o programa Gastronomia e Vinhos, da Rádio O POVO/CBN. Além disso, é ator e cantor.

Ivonilo Praciano gastronomia

Sabores do mediterrâneo

Tipo Opinião
"Eu considero que esse ano as perspectivas para o mercado gastronômico são muito alvissareiras. Essas boas notícias são sintomas de momentos inovadores como a inauguração do novo Polo Gastronômico da Varjota. Dessa feita não estamos recebendo somente um conceito. Aliado ao conceito está uma obra bem feita e com excelentes maneiras de atender a demanda de nossa clientela em termos de segurança e de melhorias feitas para ajustar o fluxo de pessoas. Além do aspecto da estética que está muito bonito, percebe-se que tudo foi feito de maneira pensada e dentro de uma lógica voltada para o acolhimento. E todos sabemos que a Varjota sempre foi ícone dentro do seu local em termos de acolher bons restaurantes. Aqui sempre se concentrou um polo de entretenimentos. Estou bastante contente pela mobilidade e pelo Vojnilô se encontrar no corredor gastronômico de Fortaleza".   (Foto: fotos JÚLIO CAESAR)
Foto: fotos JÚLIO CAESAR "Eu considero que esse ano as perspectivas para o mercado gastronômico são muito alvissareiras. Essas boas notícias são sintomas de momentos inovadores como a inauguração do novo Polo Gastronômico da Varjota. Dessa feita não estamos recebendo somente um conceito. Aliado ao conceito está uma obra bem feita e com excelentes maneiras de atender a demanda de nossa clientela em termos de segurança e de melhorias feitas para ajustar o fluxo de pessoas. Além do aspecto da estética que está muito bonito, percebe-se que tudo foi feito de maneira pensada e dentro de uma lógica voltada para o acolhimento. E todos sabemos que a Varjota sempre foi ícone dentro do seu local em termos de acolher bons restaurantes. Aqui sempre se concentrou um polo de entretenimentos. Estou bastante contente pela mobilidade e pelo Vojnilô se encontrar no corredor gastronômico de Fortaleza".

Vamos falar hoje de um espaço gastronômico, o Vojnilô, que se encontra na Varjota e é sucesso garantido desde 2006, quando foi aberto para o público fortalezense e para os turistas apreciadores da culinária saudável, saborosa, à base de frutos do mar. Quem é o comandante do Vojnilô? Um exímio cozinheiro e chef de cozinha, mas também excelente administrador, Lúcio Figueiredo. Esses elogios não são em vão e nem tampouco jogados para agradar nosso entrevistado. São ditos e revelados conscientemente devido a trajetória do chef Lúcio Figueiredo, que desde 2006 se mantém no topo e consegue fazer da comida que serve no Vonijlô algo inesquecível devido aos sabores, leveza, aroma, beleza que chegam empratados aos clientes.

Lúcio se define como cozinheiro e declara sua culinária como tipicamente mediterrânea. Apresenta pratos que podem realmente identificar seu estilo, como o Peixe ao Molho de Alcaparras, Brochete de Lagosta, Brochete de Camarão. O Trio de Pescados preparado com lagosta, peixe e camarão, é delicioso! Já tive o prazer de degustar o Ceviche e, neste final de semana tem o polvo para ser servido. Caso queira harmonizar com vinhos, Lúcio indica e afirma ter quatro rótulos ideais para a harmonização como o espumante Casa Valduga Arte, Vinho Reserva Pinot Noir, Vinho Casa Valduga Chardonnay, Vinho Rendez Rosé. Essa seleção, diz o Chef e especialista em bons rótulos, é excelente para seus pratos. Eles são dedicados a sua longa pesquisa sobre a culinária do mediterrâneo.

Quando se trata de cuidados com o que vai servir aos seus comensais, o chef Lúcio Figueiredo declara que como ele trabalha somente com produtos frescos pede que as encomendas para o Delivery sejam feitas com antecedência de 24 horas e acrescenta que a entrega em domicílio acontece sempre entre as 11h e 15 horas. "Nós temos taxa de entrega e as embalagens também são precificadas fora a comida. Lúcio explica que pedidos de delivery para entrega no mesmo dia também são recebidos, porém estão dentro da disponibilidade do produto naquela ocasião.

Lúcio Figueiredo nasceu em Caxambu, Minas Gerais, e chegou a Fortaleza no ano de 2003. Só em 2006, no entanto, abriu o Vojnilô devido ao seu nível de exigência em todos os sentidos. "Eu entreguei e agora volto a entregar para meus convivas um espaço bonito, colorido, totalmente ambientado dentro da temática mediterrânea, acompanhando de perto nossa cozinha, que não perde o tom da culinária de referência e de origem tanto nos insumos quanto na maneira do preparo. Acredito que quando prometemos devemos cumprir à risca para que nossa clientela se sinta feliz e realizada com tudo o que chega à sua mesa". O chef Lúcio, além de todos esses diferenciais, se encontra dentro de seu espaço gastronômico, na cozinha, preparando e assessorando seus auxiliares, para que tudo saia perfeito dentro dos padrões almejados pelo Chef do Vojnilô Restaurante.

Restaurante Vojnilô

Serviço delivery

Será feito por Whatsapp e pelo telefone: (85) 99962 7007 de quartas-feiras aos domingos

Endereço: rua Frederico Borges, 409- Varjota

 

Foto do Ivonilo Praciano

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?