Logo O POVO+
Hanna Massas e Lasanhas: Itália com gostinho de Brasil
Foto de Ivonilo Praciano
clique para exibir bio do colunista

Ivonilo Praciano é jornalista formado pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente, escreve a coluna Muito Prazer, no O POVO. Também apresenta o programa Gastronomia e Vinhos, da Rádio O POVO/CBN. Além disso, é ator e cantor.

Ivonilo Praciano gastronomia

Hanna Massas e Lasanhas: Itália com gostinho de Brasil

Tipo Opinião
Lasanha com carne 
de sol gratinada 
com queijo parmesão (Foto: Fabio Lima)
Foto: Fabio Lima Lasanha com carne de sol gratinada com queijo parmesão

Essa é uma história de uma família descendente de italianos, vinda para residir em Fortaleza na década de 70. São dois irmãos, cada um com sua trajetória de vida, mas que se uniram pela gastronomia. Márcio Função montou o Hanna Massas e Lasanhas e convidou o irmão Sérgio Trisi para ser o chef de cozinha, elaborando, no bairro Quintino Cunha, uma culinária tipicamente italiana, que vem fazendo o maior sucesso na região. Márcio veio de Macapá, onde trabalhava como cozinheiro. Mas ao chegar em Fortaleza montou uma confecção, que ainda permanece também sob o seu comando. Sérgio, sempre ligado à culinária, foi proprietário do Funiculi Funiculá. Os dois conseguem agregar valores e excelência ao cardápio do Hanna, nome que nasceu em homenagem à empresa de confecção que permanece sob a condução de Márcio. Esse projeto de vida tem produzido ótimos frutos. O chef Sérgio entrega aos convivas do Hanna uma gastronomia italiana saborosa e com uma apresentação refinada, recheada de temperos de qualidade, alguns importados. O chef comenta que a excelência é fundamentalmente a gestora da cozinha do Hanna Massas e Lasanhas. "Nós dois, Márcio e eu, sentamos e juntamos nossas experiências e conseguimos chegar à elaboração de um cardápio de qualidade, criatividade e sabor. A maneira do preparo é simples e, ao mesmo tempo, sofisticada. "Temos, porém, o cuidado dentro de um processo inovador de servir nossa comida rápida, sem perder nada da sua qualidade", afirma Márcio.

O espírito empreendedor de Márcio se faz presente em todos os pontos de fortalecimento destinados ao fazer culinário de Sérgio, o chef e irmão. Márcio diz que eles trouxeram para a região do Quintino Cunha e Barra do Ceará uma gastronomia de qualidade com sabor e intensidade da cozinha italiana, feita de maneira muito especial com excelência nos temperos destinada a um público desejoso desse estilo, visto deste a apresentação ao sabor delicado e muito suave. "Nossos clientes atualmente funcionam como nossos retransmissores. Além de trazerem sempre novos clientes, ainda divulgam o Hanna através dos bairros adjacentes. Nós atendemos aqui no nosso espaço cerca de 25 pessoas. Esse formato possibilita momentos mais personalizados e, ao mesmo tempo, de maior proximidade.

Com relação a bebidas, servimos no máximo uma cerveja e duas garrafas pequenas de vinho. Somos conceitualmente um restaurante. Os nossos comensais passaram a ter essa compreensão", relata Márcio. Em relação ao cardápio, Sérgio conversa cheio de paixão descrevendo o que é servido atualmente no Hanna. "Nós temos duas entradas, a brusqueta e a polentinha. Em relação aos pratos de massas, servimos o spaghetti à bolonhesa, carbonara e à moda do chef, preparado com cubinhos de calabresa, bacon e molho branco. Também temos o spaghetti à rabiata, com carne de sol desfiada ao molho branco e levemente picante. Nossa massa é importada", destaca. Em relação às lasanhas, Sergio diz que são seis sabores e define como a bolonhesa, de carne de sol e quatro queijos. As lasanhas se diversificam. Márcio coloca que Sérgio cuida totalmente da cozinha, inclusive ele indica para mim todas as compras que devo fazer para a elaboração dos pratos. "Nesse momento estamos estudando a ampliação do nosso cardápio. Entrarão nele outras massas como o talharim e o spaghetti ao molho de camarão. As lasanhas existentes permanecem e vamos entregar aos nossos convivas a de camarão, berinjela e a vegana. Essas entradinhas são duas e já estão no cardápio. Nessa nova mudança vamos inserir novas entradinhas dentro do estilo da casa", relata e revela Márcio. Em relação ao ambiente, Sérgio diz que o público valoriza, admira a cozinha aberta, que possibilita ver toda a feitura do que eles irão degustar. Márcio diz que para muito breve fará um ambiente em um espaço ao lado fechado e refrigerado. "Muito embora esse ambiente onde estamos não seja quente horário nenhum", finaliza.

 

Hanna Massas e Lasanhas

Onde: rua Emília Gonçalves, 154 - Quintino Cunha
Outras informações: 98527 8309 (WhatsApp)
Instagram: @hannamassaselazanhas
Horários: de terças-feiras aos domingos das 18h às 23h
No Ifood: hannamassaselasanhas

Foto do Ivonilo Praciano

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?