Foto de Ivonilo Praciano
clique para exibir bio do colunista

Ivonilo Praciano é jornalista formado pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente, escreve a coluna Muito Prazer, no O POVO. Também apresenta o programa Gastronomia e Vinhos, da Rádio O POVO/CBN. Além disso, é ator e cantor.

Ivonilo Praciano vida & arte

Carbone Steakhouse: Novidade na Cidade

Tipo Opinião
Espaço do restaurante Carbone (Foto: Thais Mesquita)
Foto: Thais Mesquita Espaço do restaurante Carbone

Pensar uma casa de repasto é preciso ter uma expertise que leve o produto a oferecer atrativos diversos que se apresentam ao cliente como uma culinária pensada e pesquisada, também colocada, inicialmente, em prática no Carbone para a experimentação interna. "A ideia do Carbone Steakhouse passou por todos esses momentos que o tornam um local que valoriza a excelência de um culinária cearense de forma, conteúdo e sabores", diz Rodrigo Moreira, indo mais além, definindo que como o Carbone tem sua especialidade definida em fazer chegar até as mesas os cortes de carnes do dianteiro que normalmente vinham sendo, até um certo tempo, muito pouco apreciados. Eles, Rodrigo e o chef Alejandro Peyrou, deram destaque para os referidos cortes exaltando suas qualidades numa culinária cearense com total força da cozinha da atualidade. O Carbone Steakhouse abre na próxima terça-feira, 10, inicialmente com 120 lugares e cardápio reduzido em cerca de 65 itens.

"Nesses últimos dez anos, a genética de nossos bois passou por um processo de melhora constante. Posso dizer sem temor de errar que toda ela era uma carne considerada de segunda. Atualmente, nós restaurantes, juntamente com as hamburguerias, trabalhamos com essa carne que é muito especial, valorosa e recheada de teor alimentício de qualidade e excelência nos sabores consistentes, visíveis quando degustados". Porém, para que essa consultoria seja feita por mais de uma cabeça pensante, Rodrigo convida o renomado chef paulista Alejandro Peyrou que vem de diferentes experiências gastronômicas trabalhando e estudando valores e conceitos em restaurantes brasileiros e europeus.

Leia também | Veja mais informações sobre restaurantes e chefs de cozinha na coluna Muito Prazer, de Ivonilo Praciano

A percepção vista no chef Alejandro, à medida que conversamos, abre um leque de uma personalidade aberta, jovial e dinâmica. Ele fala do projeto de consultoria que está sendo realizado no Carbone Steakhouse, feito juntamente com o Rodrigo, cheio de entusiasmo e interesse pelo novo momento de troca de experiência. "Nós começamos a conversar a cerca de dois anos. Tivemos a ideia de abrir um restaurante inspirado no fogo. Nos primeiros momentos em gostei muito do Rodrigo e ele me fez cada vez me aproximar mais dele e me encantou com esse jeito simples e inteligente de ser. Quando ele me convidou para vir à Fortaleza montar o Carbone com ele e aplicar o projeto pensado, então me entusiasmei e vim de São Paulo porque moro lá. Porém, quero dizer a você que gosto muito daqui de Fortaleza. Já havia passado várias vezes por aqui e me encantado, por exemplo, com a variedade de frutas de sabores diversos que essa terra tem e ainda ótimas para serem trabalhadas em sucos, molhos e outros temperos. Nós temos aqui nosso forno a lenha e todos os nossos ingredientes passam pelo forno à lenha, não somente a carne, mas também os peixes, as verduras e a nossa paella no forno a lenha é a base de carne. Eu fui estudando porque não queria fazer somente as massas. Compomos atualmente uma excelente combinação de carnes com outras iguarias. O importante é perceber a filosofia do Carbone Steakhouse que parte da ideia principal que é nossa frase de abertura do cardápio: 'Inspirado Pelo Fogo'".

Prazer em conhecer:

Rodrigo Moreira e chef Alejandro Peyrou dizem que o projeto do Carbone que será aberto próxima terça-feira, 10, com sua proposta conceitual definida pela utilização de um elemento de muita força e expressão na vida cotidiana dos restaurantes: inspirado pelo fogo. Com essa frase Rodrigo Moreira consegue buscar a essência e traduzi-la de maneira consistente no Carbone. As combinações definem exatamente esse valor que fundamenta e sedimenta toda a orientação do serviço do espaço gastronômico, passando pela culinária centrada na comida cearense dentro de seus valores, que partem dos temperos até o sabor original, tendo como base essencial a culinária do cangaço, pela força e energia trazida pelo produto final que é a comida. Claro que os requintes da gastronomia atual, jovializada, moderna e recheada de valores se faz presente, absorvendo experiências locais, nacionais e universais. Rodrigo se une a expertise do chef Alejandro e entrega aos comensais do Carbone pratos bonitos e bem elaborados com sabores incomparáveis.

Carbone Steakhouse

Onde: avenida Desembargador Moreira, 1300 - Aldeota. Loja 12,térreo do Centro Empresarial BS Design
Telefone: 3121 1614
Funcionamento: aberto de domingo a domingo, das 11h30min às 23h30min.De segundaa sexta-feira música ambiente com playlist do DJ André Wesarusk. Abre na próxima terça-feira, 10 de novembro, inicialmente com 120 lugares e cardápio reduzido em cerca de 65 itens.
Nota: Em breve, happy hour de segunda a sexta-feira, das 17h às 20 horas, e almoço executivo servido de segunda a sexta

Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

Essa notícia foi relevante pra você?
Logo O POVO Mais