Logo O POVO+
Com afetos e sabores
Foto de Ivonilo Praciano
clique para exibir bio do colunista

Ivonilo Praciano é jornalista formado pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente, escreve a coluna Muito Prazer, no O POVO. Também apresenta o programa Gastronomia e Vinhos, da Rádio O POVO/CBN. Além disso, é ator e cantor.

Ivonilo Praciano gastronomia

Com afetos e sabores

Tipo Opinião
Bacalhau posta alta preparado no forno com legumes confitados (Foto: fotos Thais Mesquita)
Foto: fotos Thais Mesquita Bacalhau posta alta preparado no forno com legumes confitados

Encontros sempre trazem novos momentos para tudo que compõe a sua existência. Nessa semana vamos saber de como duas figuras emblemáticas da gastronomia cuidam do seu trabalho em Guaramiranga e trazem para nossa cidade o frescor de projetos inovadores na atividade da culinária. Rosely Pereira e o amigo Franzé Leal fazem da profissão que escolheram algo dinâmico, inovador e muito significativo tanto para a gastronomia quanto para suas vidas pessoais. As profissões deles se entrelaçam na criatividade e na descoberta de novos insumos capazes de exaltar sabores e aroma dos pratos contemporâneos, porém traduzidos pela personalidade e pesquisa nos temperos compostos pelos critérios na escolha e, sobretudo, na divisão de experiências. Rosely e Franzé são Chefs.

A Taberna Portuguesa que reflete os sentimentos culinários da Rosely e o Basílico Confraria que apresenta o estilo do Franzé, mostram para o consumidor sua preocupação com o conforto. Eles entregam aos seus convivas logo que chegam sua hospitalidade. Mas, as mesas são feitas não somente para almoçar ou jantar, porque dentro desses espaços gourmet, quem chega passa a ter, desde a entrada, uma experiência gastronômica recheada de surpreendentes cores, sabores e uma comida moderna, porém com toques na sua concepção original da regionalidade e contemporaneidade, vistas através dos insumos, mesclados com diversos outros conceitos da gastronomia. Eles dizem que respeitam sobretudo a excelência na culinária.

Na Taberna Portuguesa sob o comando de Rosely Pereira e no Restaurante Basílico e Confraria os dois chefs Rosely e Franzé também dividem experiências sempre fazendo eventos juntos que trazem novidades como palestras, apresentação de novos pratos e a troca de experiências entre aqueles que fizeram do mercado de gastronomia em Guaramiranga uma referência em culinária francesa, italiana, portuguesa, contemporânea, nacional e regional. "É assim que nós mostramos para nossos visitantes. Crescemos não somente em volume, mas sobretudo, em valores para o desenvolvimento e formação de nosso polo gastronômico. Somos chefs que cuidam de entregar aos seus clientes sempre algo inesquecível. Isso fundamenta na procura pelos nossos espaços que são criativos e se apresentam com excelência nos serviços e na boa comida, saborosa, aromatizada e criativa".

Com essa descrição, ambos falam do desenvolvimento mercadológico da atividade culinária em Guaramiranga. Rosely e Franzé apontam as diversas e diferentes formas conceituais gastronômicas existentes hoje em Guaramiranga. "São novos restaurantes cada um entregando ao comensal seu estilo e gênero de comida, porém tendo como base a excelência na qualidade. Temos atualmente pizzarias, bistrôs, comidas de diversos países como Itália, Portugal, Japão, Alemanha e a culinária da França. Com toda essa gama de estilos a comida regional também tem seu destaque. Ela traduz a nossa personalidade e a maneira de receber, acolhendo, principalmente, pela boa culinária, E exaltamos a devida honra pela culinária regional".

FORTALEZA, CE, BRASIL, 17.11.2020: Chef Roseli Pereira (foto: Thais Mesquita/O POVO)
FORTALEZA, CE, BRASIL, 17.11.2020: Chef Roseli Pereira (foto: Thais Mesquita/O POVO)

Prazer em conhecer:

Rosely Pereira: “Nunca estivemos tão bem como agora na atividade de gastronomia em Guaramiranga. Nós crescemos em quantidade, porém esse crescimento se deu com muita consciência e conseguiu se estabilizar. Somos muitos e consideramos a importância do volume quantitativo, porém que caiba nele um adendo forte e fundamental para a boa culinária que é a excelente na qualidade do que deve ser entregue aos clientes. A última gestão política deu uma grande força na estrutura, possibilitando uma boa alavancada na nossa gastronomia. Nós todos estamos trabalhando, nos aperfeiçoando cada vez mais para atender nossa demanda que é diversificada e também muito qualificada”.

Serviço

Taberna Portuguesa
Onde: Estrada da Água Boa em frente ao Sítio Sanharão
Telefone: (85) 99222 2286
Horários: de terça a domingo, das 11h às 14 horas, e das 18h às 22 horas. Atendimento com reserva antecipada, em até 24 horas, porque recebe somente 20 pessoas para cada momento

Restaurante Basílico E Confraria
Onde: Praça central de Guaramiranga
Telefone: (85) 99925 5767
- Os chefs planejam para 2021 o Festival de Gastronomia de Guaramiranga com uma estrutura muito mais profissional, maior em termos de ocupação. Está sendo planejado para o novo espaço chamado de Sítio Guaramiranga

Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

Foto do Ivonilo Praciano

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?