Logo O POVO+
Cozinha árabe no Ceará: tradição de família
Foto de Ivonilo Praciano
clique para exibir bio do colunista

Ivonilo Praciano é jornalista formado pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente, escreve a coluna Muito Prazer, no O POVO. Também apresenta o programa Gastronomia e Vinhos, da Rádio O POVO/CBN. Além disso, é ator e cantor.

Ivonilo Praciano gastronomia

Cozinha árabe no Ceará: tradição de família

Helena Demes (Foto: BEATRIZ BOBLITZ)
Foto: BEATRIZ BOBLITZ Helena Demes

Vou tratar aqui de um estilo de culinária que foi criada para representar a cultura de um povo que é conhecido pela sua atitude de emigrar para diversos países e neles manter formas diversas e representativas de suas origens. Esses são os árabes, que se encontram em muitos estados brasileiros, incluindo o Ceará. Em Fortaleza, por exemplo, contamos com uma verdadeira representação desta comunidade. Uma das suas caraterísticas bastante diferenciada é a culinária, preparada com uma gama de temperos entre grãos e especiarias. Helena Demes, culinarista, jornalista e cerimonialista também se destaca quando elabora sua comida com total propriedade, a partir das observações feitas enquanto o avô estava na cozinha. Helena fala dele com muito amor e dedica carinho todo especial quando refere-se à culinária árabe que tem preparado para jantares, aniversários, casamentos. Ela também conta que é convidada muitas vezes para montar uma ilha de comida árabe em diferentes eventos. "No ano passado tive um problema no meu trabalho e falei para a Clébia que está comigo há muito tempo. 'Clébia, nós poderíamos fazer entrega de comida árabe'. Ela me perguntou. 'E será que teremos público para consumir nossos produtos?'. Eu respondi que teríamos pelo menos dentro da colônia árabe, porque minha comida era totalmente autêntica em todos os sentidos, relativos à gastronomia do país de origem dos meus avós e meus pais".

Pela falta de crédito da Clébia, Helena apresentou a comida árabe preparada por ela primeiramente ao grupo formado por bordadeiras. "Todas elas adoraram e começaram a me perguntar quando seriam as nossas reuniões com a degustação da culinária árabe. Elas foram trazendo pessoas novas que iam se tornando clientes. Então, eu tive que ampliar o volume e, atualmente, mantenho sempre os pedidos e já tenho até um pequeno espaço dedicado somente à preparação dos almoços, jantares, casamentos, noivados e muitos outros eventos. Quando morei em Floriano (PI), já havia cozinhado a comida árabe para fora. Minha comida era feita para grupos menores. Minha mãe atualmente continua elaborando comida de origem árabe para grupos em Teresina. Temos no sangue. Vem de família gostar de cozinhar e receber com a nossa cultura gastronômica. Quando minha mãe faz alguma festa em casa não deixa de ter pelo menos o arroz califa preparado com trigo grosso, frango, castanha e cebola frita, dourada na manteiga. Mamãe adora fazer também o Mjadra, que é o arroz elaborado com lentilhas e cebola dourada. Esses pratos são deliciosos", diz Helena. A mesa onde estão os pratos preparados pela culinarista Helena Demes provocam o apetite de qualquer pessoa que admire a gastronomia. São lindos esteticamente e saborosos feitos com o tom exato dos temperos e a delicadeza das misturas necessárias.

Mabrouk Cozinha Árabe

A culinarista Helena Demes atende pelo número de Whattsaap 98874 8584. Também pelo telefone (85) 99600 0850.

E-mail: helenademes@gmail.com

Instagram: @mabrouk

 

Foto do Ivonilo Praciano

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?