Jornalista, leitora, professora. Criou e faz curadoria das séries A Cozinha do Tempo e Cidade Portátil, dentre outras atividades.
Jornalista, leitora, professora. Criou e faz curadoria das séries A Cozinha do Tempo e Cidade Portátil, dentre outras atividades.
Fiar e fiar. Tecer, tecer, tecer. Solange Maria Soares de Almeida estuda mitologias sobre o fiar e o tecer, a fiação e a tecelagem, perguntando-se se não seriam, ambas, uma espécie de voz possível para mulheres, de algum modo, silenciadas. O modo, sabemos, incide sobre cada uma. É sempre social, político. Com formação na UFC desde a graduação em Letras, Solange Soares se torna Doutora em Letras com tese sobre o silêncio e a voz das mulheres em comédias de Aristófanes, orientada por Ana Maria César Pompeu. Além da escrita, da leitura de textos, Solange lê, e escreve, também outras linguagens. Borda, tem mãos aplicadas. Saber fazer têxtil. Literaturas e as artes manuais.
Contar e contar. Efimia Meimaridou Rola abre cada uma das caixas com bordados narrando e narrando, desdobrando, e dobrando, o tempo de uma tarde, a nos fazer ver, materializada, sua experiência de atenção plena, de estudos de geometria sagrada, ela 'uma colorista das Arábias', a brotar, florescer, no silêncio cheio, vivinho da silva, à sombra do alpendre do ateliê, separado da casa de morada, um e outra no mesmo sítio na Lagoa Redonda. Mundos e mundos na talvez mais desejada das escalas humanas, aqui a passar na palma das mãos, olhos táteis. Literaturas e as artes manuais. Efi narra tão bonito com o corpo-voz quanto com o corpo-mãos.
Escuto Efi, leio Solange, as grécias tão longe, tão perto, acontecendo agorinha. Na ilha de edição que é a memória - cito outra vez o poeta Wally Salomão - passam Nice Firmeza (1921-2013), Virgínia Fukuda, Lúcia Galvão, artistas do têxtil. Passam como um cinema que quer dar a ver a gota d´água pousar e se desfazer sobre a folha. Vi no "Filme Paisagem", de João Vargas, um banquete Burle Marx (1909-1994), o paisagista que, como ele próprio dizia sobre o que queria fazer, ampliou nosso vocabulário de jardim.
Efi conta, então, que não foi aluna de bordado da Nice. "Fui aluna de cozinha". E diz a receita do doce de sirigüela. A fruta inteira. Retira-se só o talo, um a um, um por um. O doce ali se realiza, como se a cozinha da casa-ateliê-museu do Mondubim, o Mini Museu Firmeza, fosse um bordado, ou uma série deles, que a Efi tirasse da caixa para nos oferecer aquele mundo na palma das mãos. O mundo, ateliê de miudezas por vezes espantosas. Grécia, Mondubim, Lagoa Redonda.
E Japão. Citei, pensando na Virgínia Fukuda, o sashiko, tão filho da necessidade. Efi segue o movimento e nos mostra, então, sua escola portátil do bordado que nasce japonês como modo talvez de cerzir, costurar reparando, para fazer durar a roupa, cotidiana como a necessidade de comer. Efi bordou desde seu primeiro contato com o sashiko até fazer a linguagem dizer o que ela queria dizer. Ela, Efi. Ela, a linguagem.
Entramos na casa-ateliê. Efi quer nos mostrar, embaladas sobre a cama, sob o cortinado, tapeçarias, outras peças de maiores dimensões. A lição magistral. Faz da jóia para levar junto ao corpo, escala menor, à obra que pode revestir parede, fazendo-nos olhar as superfícies de que somos feitos. Lembro, então, d'A Casa, livro de Natércia Campos. Narradora, personagem, locus, lugar onde se passa o que conta, A Casa narra o que os ventos lhe contaram: e o diz logo na abertura do livro, abertura bordada por Lúcia Galvão. A Casa diz narrar tocada por um espanto, o de perceber que a maioria dos humanos não se dá conta do que acontece em suas próprias casas. Tia Alma e outras mulheres d'A Casa bordam e bordam. Sim, nós sabemos. Os silêncios são eloquentes.
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