Yury do Paredão: reuniões com o governo Lula e futuro no Republicanos
João Paulo Biage é jornalista há 13 anos e especialista em Comunicação Pública. De Brasília, acompanha, todos os dias, os passos dos parlamentares no Congresso Nacional e a movimentação no Palácio do Planalto, local de trabalho do presidente. É repórter e comentarista do programa O POVO News e colunista do O POVO Mais
Yury do Paredão: reuniões com o governo Lula e futuro no Republicanos
A vida política de Yury do Paredão no PL chegou ao fim, mas ele vai seguir como deputado após a licença. Como adiantado pela coluna, agora, Yury será, oficialmente, governista
A vida do jornalista durante o recesso é ainda mais complicada que quando das sessões que acabam às 2 horas da madrugada. Os assuntos minguam, o vai e vem de parlamentares nos corredores cessa e só nos resta apelar para mensagens e ligações. Foi assim que tentei, por mais de uma semana, contato com Yury do Paredão (PL-CE e, futuramente, sem partido). Mais de 30 chamadas não atendidas: 13 (faz o L, Yury) delas no dia da reunião do parlamentar com o presidente do PL, Valdemar Costa Neto. Mas nenhuma delas foi atendida.
Yury, normalmente, é acessível, mas a ruptura com o partido o fez se fechar. A saída dele do partido era questão de tempo. Abordei o assunto aqui na coluna no dia 3 de julho e eu não tinha, apenas, o relato dele. O líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE) e o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, também já apontavam o flerte governista com a ala de centro do PL. Yury, porém, era o mais proativo: foi a diversas reuniões com Padilha e gostou do que ouviu.
Voltando às tentativas de contato: uma mensagem mexeu com o coração e com os dedos de Yury. Foi a única que ele respondeu. "Deputado, falei com o Marcos Pereira (Republicanos-SP) e ele abriu as portas do Republicanos para você. É uma possibilidade?". O novo companheiro de Lula respondeu em seguida. "O Marcos é meu amigo e tem meu telefone. Certamente, vamos conversar". Adianto aqui: as conversas já começaram. Até agora, é a maior possibilidade de futuro para Yury do Paredão, que volta à Câmara como parlamentar em outubro - e como governista.
Cabe ressaltar que Yury deixou a porta do PL escancarada e que mais deputados do partido vão tentar abandonar o barco. Outro cearense está na fila: é Junior Mano (ainda PL-CE), que também está muito mais próximo do PT do que de Bolsonaro.
Célio Studart aguarda convite oficial para assumir secretaria
Outro contato que consegui fazer esta semana foi com o deputado Célio Studart (PSD-CE). Procurei o deputado para perguntar sobre a possibilidade de ele assumir a Secretaria da Proteção Animal do Estado do Ceará, mas, antes da questão, vem sempre a quebra de gelo, que não deu certo desta vez. "E as férias, deputado? Aproveitando para descansar?". A resposta veio um pouco atravessada. "Não dá pra descansar, né?! No recesso, a gente trabalha até mais".
Ok, que entremos logo no assunto. "João, eu ainda não recebi o convite oficial, mas não deve demorar. A criação da secretaria só foi autorizada pela assembleia, só que ainda não houve o decreto. Acredito que, assim que o governador assinar o decreto, vai me chamar no palácio para fazer o convite", confidenciou Célio.
A tendência é aceitar o convite, mas com uma ressalva. "Se o orçamento for compatível com o que acreditamos que seja necessário para o estado, nós devemos encarar, sim, este desafio", garantiu Célio, que desligou o telefone para voltar aos compromissos. Caso o orçamento seja o esperado e ele aceite ser secretário de Elmano, quem assume a vaga na Câmara dos Deputados é Eliane Braz, vereadora pelo PSD em Iguatu.
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.