Logo O POVO+
Governo culpa Bolsonaro por queda de arrecadação dos municípios
Foto de João Paulo Biage
clique para exibir bio do colunista

João Paulo Biage é jornalista há 13 anos e especialista em Comunicação Pública. De Brasília, acompanha, todos os dias, os passos dos parlamentares no Congresso Nacional e a movimentação no Palácio do Planalto, local de trabalho do presidente. É repórter e comentarista do programa O POVO News e colunista do O POVO Mais

Governo culpa Bolsonaro por queda de arrecadação dos municípios

Prefeitos cearenses estão em greve por causa das quedas nas receitas obtidas diretamente do Fundo de Participação dos Municípios
Tipo Notícia
Elmano de Freitas foi à Brasília para a sessão temática sobre hidrogênio verde (Foto: FÁBIO LIMA)
Foto: FÁBIO LIMA Elmano de Freitas foi à Brasília para a sessão temática sobre hidrogênio verde

Mais de 90% das prefeituras cearenses estão em greve por causa das quedas nas receitas obtidas diretamente do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Alguns municípios perderam 50% da arrecadação, o que gerou colapso nos serviços oferecidos pelas prefeituras. Para o Governo Federal, há um culpado nessa situação.

"A culpa é do desastre orçamentário deixado pelo governo anterior. Lembremos que o governo anterior desonerou, em julho do ano passado, todos os tributos relativos aos combustíveis de uma maneira eleitoreira. A conta chegou", avaliou o líder do governo no Congresso Nacional, o senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP).

O senador, contudo, garantiu que o governo não vai abandonar os municípios e vai atuar em duas frentes: a primeira é numa reunião já nesta segunda-feira para tratar de um plano de socorro aos municípios que tiveram uma acentuada queda no Fundo de Participação dos Municípios. Depois, a ideia é articular mudanças no texto da desoneração da folha de pagamentos no Senado.

Elmano, Cid e Domingos Neto fazem força-tarefa pelo hidrogênio verde

A última semana foi de força tarefa pela regulamentação do hidrogênio verde. Na terça-feira, o governador Elmano de Freitas veio à Brasília para a sessão temática com governadores no plenário do Senado Federal para tratar sobre a reforma tributária. Elmano pediu que a política tenha tratamento diferenciado no texto do relator Eduardo Braga (MDB-AM). "Precisamos atrair indústrias para os estados do Nordeste, pois nós temos sinalizações de grandes investimentos no Brasil e é a oportunidade de fazermos a transição para uma matriz de energia limpa", disse o governador.

Elmano de Freitas foi à Brasília para a sessão temática sobre hidrogênio verde(Foto: FÁBIO LIMA)
Foto: FÁBIO LIMA Elmano de Freitas foi à Brasília para a sessão temática sobre hidrogênio verde

A resposta foi dada pelo presidente do Congresso Nacional, o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG). "É muito importante que o Brasil priorize essa agenda de descarbonização, então, naturalmente o Senado vai se debruçar sobre isso e o relator vai ter essa prioridade", disse Rodrigo Pacheco. Vale lembrar que o relator da reforma tributária, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), esqueceu (sim, ele esqueceu de verdade) de dar incentivos à produção do hidrogênio verde no texto votado pela Câmara dos Deputados.

O senador Cid Gomes também tratou sobre o assunto em visita ao estado da Bahia. O objetivo é atuar em conjunto com a Câmara dos Deputados em uma minuta de texto para regulamentar o hidrogênio verde no Brasil. "Com isso, espero que ainda no mês de setembro possamos apresentar uma minuta que irá a consideração da população e dos próprios parlamentares", apontou o senador.

Já o deputado Domingos Neto defendeu um modelo de exportação do hidrogênio verde durante o encontro do PSD em Foz do Iguaçu, no Paraná. "A gente consegue produzir hidrogênio verde na Bahia e no Ceará e mandar para os Estados Unidos e para a Europa. O mundo inteiro topa pagar mais caro por uma energia limpa. É fazer negócio, gerando emprego e renda. E o Ceará já está na frente", apontou.

Governo e Congresso falam a mesma língua e a regulamentação da energia renovável, que vai render R$20 bilhões em investimentos ao Ceará, vai sair até o fim do ano.

 

Foto do João Paulo Biage

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?