João Paulo Biage é jornalista há 13 anos e especialista em Comunicação Pública. De Brasília, acompanha, todos os dias, os passos dos parlamentares no Congresso Nacional e a movimentação no Palácio do Planalto, local de trabalho do presidente. É repórter e comentarista do programa O POVO News e colunista do O POVO Mais
O deputado Danilo Forte vai apresentar, nesta semana, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que quer dar à Câmara dos Deputados o poder de fiscalizar agências reguladoras. Agora, o texto vai tramitar dentro da Comissão de Desenvolvimento Econômico, presidida por Forte. A primeira audiência está marcada para o dia 28 de novembro.
Segundo Danilo Forte, a principal motivação foram os apagões em São Paulo. "O grande boom foi a repetida crise dos apagões em São Paulo. Acho que a PEC é um avanço. Com essa responsabilização aqui criada e incluída na Constituição, e com esse poder fiscalizatório, o Congresso eleito teria condições de acompanhar, responsabilizar e cobrar uma maior eficiência dessas agências", avaliou.
Danilo quer que a Câmara tenha maior protagonismo no assunto, assim como é com o Senado Federal. "Os deputados são a representação do povo, e quem é o público-alvo dos serviços em concessão é a população em geral. Já cabe ao Senado aprovar os nomes dos diretores. E aí caberá às comissões temáticas, que têm maior disponibilidade, preencher esse espaço da fiscalização. Um avalia e outro fiscaliza”.
Os bastidores da política em Brasília você encontra aqui. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.