Logo O POVO+
PL estica a corda e dá prazo para Motta pautar Anistia
Foto de João Paulo Biage
clique para exibir bio do colunista

João Paulo Biage é jornalista há 13 anos e especialista em Comunicação Pública. De Brasília, acompanha, todos os dias, os passos dos parlamentares no Congresso Nacional e a movimentação no Palácio do Planalto, local de trabalho do presidente. É repórter e comentarista do programa O POVO News e colunista do O POVO Mais

PL estica a corda e dá prazo para Motta pautar Anistia

Limite é esta quinta-feira. Líder do PL, Sóstenes Cavalcante, vai levar a Hugo Motta, mais uma vez, as assinaturas. A deputados da oposição mais próximos, o presidente da Câmara diz que não vai pautar
Tipo Opinião

Ultimato dado: o Partido Liberal (PL) intimou o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, e deu o prazo final para que ele paute o PL da Anistia.

“Nosso prazo final é esta quinta-feira, 24. Ele tem que levar o requerimento de urgência para o Plenário. Caso isso não ocorra, nós vamos às últimas consequências. Faremos de tudo para retaliar”, afirmou o líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante.

A deputados da oposição, Motta tem dito que não vai pautar o texto. Ele não quer uma crise institucional entre Legislativo e Judiciário. Por isso, o PL vai esticar a corda. “Caso ele não paute, vai estar mostrando que não atende ao maior partido da Casa, que não atende a oposição”, apontou Sóstenes.

O deputado Sóstenes Cavalcante deu um ultimato ao presidente da Câmara, Hugo Motta(Foto: Câmara dos Deputados)
Foto: Câmara dos Deputados O deputado Sóstenes Cavalcante deu um ultimato ao presidente da Câmara, Hugo Motta

Questionado se o vice-presidente da Câmara, Altineu Côrtes (PL-RJ), pode pautar o texto durante as viagens de Hugo - que vai para Roma, Itália, amanhã e para Nova Iorque na segunda semana de maio - Sóstenes foi taxativo.

“O PL não tem mau-caráter. Nós nunca vamos fazer isso, mas vamos retaliar politicamente. Reitero: nosso prazo final é amanhã. Vamos deixar isso claro hoje e na reunião de líderes de amanhã”, concluiu.

Hugo Motta foi eleito presidente da Câmara com discurso de valorizar as comissões e só pauta matérias junto ao Plenário da Câmara com publicação do relatório com 8 dias de antecedência. A tendência é que ele não aceite a pressão e siga sem pautar o PL da Anistia. Da última vez, o PL tentou obstruir as votações, mas não foi bem sucedido.

Foto do João Paulo Biage

Os bastidores da política em Brasília você encontra aqui. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?