João Paulo Biage é jornalista há 13 anos e especialista em Comunicação Pública. De Brasília, acompanha, todos os dias, os passos dos parlamentares no Congresso Nacional e a movimentação no Palácio do Planalto, local de trabalho do presidente. É repórter e comentarista do programa O POVO News e colunista do O POVO Mais
Ciro Gomes ofendeu, mais uma vez, a prefeita de Crateús e ex-senadora, Janaína Farias. Ela vai acionar o judiciário pela quarta vez contra o possível candidato ao governo
Foto: Reprodução/TV Senado
Prefeita e ex-senadora Janaína Farias
Em reunião política tímida na última semana, o possível candidato ao governo do Ceará, Ciro Gomes, voltou a atacar e ofender a prefeita de Crateús, Janaína Farias. Ciro, que já chamou Janaína de 'cortesã', a desclassificou, novamente. Desta vez, sem usar a palavra, mas com uma frase ainda mais agressiva.
Nas redes sociais, a prefeita de Crateús condenou a ofensa reiterada. "Um misógino que, cada vez mais, diante de seu fracasso político, busca atingir a honra das pessoas, de forma irresponsável e inconsequente", escreveu.
À coluna, Janaína afirmou que vai buscar à justiça pela quarta vez contra Ciro Gomes. Atualmente, tramitam 2 processos em Brasília e 1 em Fortaleza, todos pelos ataques proferidos pelo pré-candidato. Em um deles, que está na Vara Cível, Ciro foi condenado a pagar R$ 30 mil reais a cada vez que voltar a ofender Janaína. Ele recorreu, mas, caso a justiça dê ganho de causa à ex-senadora, ele terá que indenizá-la em R$ 120 mil reais.
"Eu já passei para os advogados, que vão analisar. Acho que vai ser inserido no processo que está em andamento na Zona Eleitoral de Fortaleza", apontou Janaína
Guimarães não vai judicializar
Se Janaína levará o caso à justiça, o líder do Governo, José Guimarães, não pretende fazer o mesmo. Questionado pela coluna se vai ingressar com ação contra Ciro Gomes, Guimarães rejeitou a possibilidade e questionou. "Vale a pena?", perguntou o líder. Ciro Gomes chamou Guimarães de 'homem da cueca que quer se candidatar ao Senado'.
Girão será titular em CPMI do INSS
O senador Eduardo Girão foi designado pelo Bloco Vanguarda para compor a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que vai investigar os descontos indevidos em folhas de pagamentos de pensionistas e aposentados pelo INSS. Até agora, Girão é o único cearense confirmado no colegiado.
A CPMI do INSS será instalada nesta semana e terá o senador Omar Aziz como presidente e o deputado Ricardo Ayres como relator.
Elmano com moral
Durante as negociações sobre as medidas do Plano Brasil Soberano, o governador Elmano de Freitas foi figura ativa. Em três oportunidades, ele se reuniu com o vice-presidente, Geraldo Alckmin, e com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para articular o plano de compras governamentais de alimentos.
O movimento foi bem visto no Palácio do Planalto. No dia do lançamento do plano de contingenciamento, Elmano foi citado por Fernando Haddad e elogiado por Geraldo Alckmin. A proatividade também foi bem-vista pelo presidente Lula, que quer ampliar a ação.
Os bastidores da política em Brasília você encontra aqui. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.