Logo O POVO+
Danilo Forte crava que Ciro será candidato ao governo
Foto de João Paulo Biage
clique para exibir bio do colunista

João Paulo Biage é jornalista há 13 anos e especialista em Comunicação Pública. De Brasília, acompanha, todos os dias, os passos dos parlamentares no Congresso Nacional e a movimentação no Palácio do Planalto, local de trabalho do presidente. É repórter e comentarista do programa O POVO News e colunista do O POVO Mais

Danilo Forte crava que Ciro será candidato ao governo

Em conversa com uma visitante da Câmara, o deputado disse que Ciro Gomes será o candidato da oposição ao Abolição
Tipo Notícia
DEPUTADO federal Danilo Forte:
Foto: Samuel Setubal DEPUTADO federal Danilo Forte: "Ele (Ciro) será nosso candidato"

Semana passada, a Câmara dos Deputados viveu dias de incerteza. Normalmente, as pautas da semana são definidas em reunião de líderes - cada partido manda um representante para o colegiado com suas prioridades e, lá, em consenso, eles definem o que vai ser votado. Teve reunião na terça e nada foi definido. Na quarta, marcaram de novo um encontro para 11h, mas só foi ocorrer, mesmo, às 19h30. 

O relógio já batia 19h quando Danilo Forte apareceu no Salão Verde. Ele se dirigia à sala onde, normalmente, ocorre o encontro. Naquele dia, porém, Hugo Motta marcou o encontro para a Residência Oficial da Câmara - chamada de R.O. (sim, tudo em Brasília vira sigla). Corri para avisá-lo, mas uma visitante o encontrou primeiro para reclamar do governo Elmano de Freitas. "Tá tudo ruim, deputado", disse a senhora.

Danilo nem titubeou. "Mas a senhora pode ficar tranquila, que o Ciro tá vindo aí", respondeu. Aí, um colunista chatão (eu) interrompeu o diálogo, cortando a mulher (desculpa, senhora). "Confirmado já, líder?", perguntei. "Tô te falando… ele será nosso candidato", disse o deputado.

Mauro e Danilo trocam farpas por PL do INSS

Do Salão Verde, Danilo seguiu para o local correto da reunião. Já era o segundo encontro de líderes da semana, e ele estava lá como relator do Projeto de Lei que quer acabar com os descontos em folha de pagamentos de pensões e aposentadorias pelo INSS. Ainda na terça, logo depois que Danilo apresentou o texto, o líder do PDT, Mário Heringer, pediu a presença de Mauro Benevides Filho na reunião.

Mauro tem um projeto de lei semelhante e é unanimidade no Governo quando o assunto é economia. Sem citar Danilo, o pedetista reclamou da proposta de tirar do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, o Conselhão, a indexação dos juros do consignado. "Eu sei que o governo tem maioria no Conselho Monetário Nacional, mas está muito claro a razão da mudança", afirmou Mauro, deixando a bola ali, quicando, pra eu perguntar. "Lobby bancário?", questionei. Ele sinalizou com a cabeça que sim. "Eles são fortes, né?!", disse rindo. Claro que fui procurar Danilo Forte para saber o lado dele. Se Mauro é unanimidade no Governo quando o assunto é economia, Danilo não fica atrás - mas do lado da oposição. O deputado do União também não citou o colega, mas foi mais duro nas críticas. "Não se fala de corda na casa do enforcado. O PDT é um dos culpados das fraudes, era titular do ministério e estava na cena do crime. Todas as medidas do meu relatório são para preservar e garantir as pensões e aposentadorias", disparou.

Todos os olhos no STF, menos dois

Amanhã, começa o julgamento de Jair Bolsonaro e outros sete réus por tentativa de golpe de Estado. Serão cinco dias de julgamento com a presença de 500 profissionais de imprensa e mais de 3 mil inscritos interessados em acompanhar as sessões da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal. O POVO vai transmitir cada segundo da audiência, com bastidores, informações quentes, textos informativos e opinativos em todas as plataformas. 

Todos os olhos estarão voltados para o STF. Quer dizer, quase todos. O presidente Lula disse que não vai acompanhar o julgamento. "Não vou assistir. Tenho coisa melhor pra fazer", afirmou. Já, você, por favor, acompanhe tudo n'O POVO, tá?

 

Foto do João Paulo Biage

Os bastidores da política em Brasília você encontra aqui. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?