Logo O POVO+
Moraes e Bolsonaro não são citados em conversa de Lula e Trump
Foto de João Paulo Biage
clique para exibir bio do colunista

João Paulo Biage é jornalista há 13 anos e especialista em Comunicação Pública. De Brasília, acompanha, todos os dias, os passos dos parlamentares no Congresso Nacional e a movimentação no Palácio do Planalto, local de trabalho do presidente. É repórter e comentarista do programa O POVO News e colunista do O POVO Mais

Moraes e Bolsonaro não são citados em conversa de Lula e Trump

A pauta central da conversa foi a economia, mas Lula citou as sanções impostas por Donald Trump a autoridades brasileiras. Ele, porém, evitou citar nomes
Ministro Alexandre de Moraes, do STF, e o ex-presidente Jair Bolsonaro (Foto: Evaristo Sá / AFP / Fellipe Sampaio/STF)
Foto: Evaristo Sá / AFP / Fellipe Sampaio/STF Ministro Alexandre de Moraes, do STF, e o ex-presidente Jair Bolsonaro

Após idas e vindas, finalmente o telefone de Lula tocou. Do outro lado, o interlocutor era Donald Trump. A sobretaxa de 40% imposta pelos Estados Unidos a produtos brasileiros foi o centro da conversa, mas o diálogo também funcionou como uma pré-agenda entre os dois: Lula e Trump acertaram um encontro presencial em breve, que pode ocorrer na Malásia, durante a Cúpula da Asean, no Brasil, durante a Conferência sobre o Clima COP-30 ou nos Estados Unidos.

Já no início da conversa, Trump lembrou o abraço entre os dois durante a Assembleia Geral das Nações Unidas e citou a química entre os dois. Lula sorriu e concordou. Depois disso, negócios. Lula pediu a retirada do tarifaço americano sobre produtos brasileiros e, sem citar o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, solicitou o fim das sanções a autoridades brasileiras.

Trump não se comprometeu, mas elegeu um responsável pela negociação: o secretário de Estado Marco Rubio. Pelo Brasil, quem vai negociar são o vice-presidente, Geraldo Alckmin, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o chanceler Mauro Vieira.

A conversa também ganhou desdobramentos nas redes sociais com postagens feitas pelos dois presidentes. Lula tuitou lembrando o encontro em Nova York, durante a Assembleia Geral da ONU, quando os dois tiveram boa química. Lula também disse que convidou Trump para a COP-30. Já Trump confirmou o encontro breve e previu boas relações entre Brasil e Estados Unidos daqui para frente.

Foto do João Paulo Biage

Os bastidores da política em Brasília você encontra aqui. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?