Logo O POVO+
Alcolumbre indica Pacheco a Lula, mas o presidente já tomou decisão
Foto de João Paulo Biage
clique para exibir bio do colunista

João Paulo Biage é jornalista há 13 anos e especialista em Comunicação Pública. De Brasília, acompanha, todos os dias, os passos dos parlamentares no Congresso Nacional e a movimentação no Palácio do Planalto, local de trabalho do presidente. É repórter e comentarista do programa O POVO News e colunista do O POVO Mais

Alcolumbre indica Pacheco a Lula, mas o presidente já tomou decisão

Presidentes se encontraram na segunda-feira e Alcolumbre fez indicação direta a Lula, que ficou de pensar. Decisão, porém, já estaria tomada, segundo Jaques Wagner
Tipo Notícia
Atualmente na Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias é nome forte entre os cotados para ser indicado por Lula ao STF. (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil)
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil Atualmente na Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias é nome forte entre os cotados para ser indicado por Lula ao STF.

Davi Alcolumbre não deixou dúvidas de que o preferido dele para ocupar a vaga deixada por Luís Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal é Rodrigo Pacheco. Em conversa com o presidente Lula nesta segunda, 20, Alcolumbre pediu que o presidente indique Pacheco. Lula , porém, parece estar decidido a indicar Jorge Messias para o cargo, que é o atual advogado-Geral da União.

O senador Jaques Wagner, líder do Governo na Casa, foi quem organizou a conversa entre Alcolumbre e Lula. Segundo Wagner, a decisão do presidente está tomada. “Eu acho absolutamente normal a torcida de Alcolumbre por Pacheco, mas Lula continua convencido que o melhor nome para disputar é o governo de Minas é o Rodrigo. Acho que o presidente está convicto sobre a indicação de Jorge Messias”, disse o senador.

A expectativa era de que Lula apresentasse o nome para ocupar a cadeira vazia na Suprema Corte ainda nesta terça, 21. Porém, com a conversa com Alcolumbre e a viagem para Ásia, o presidente deve anunciar a escolha somente após retorno ao Brasil, na próxima semana. O adiamento também dará mais espaço para articulação com os nomes cotados.

“Se ele não fez a indicação antes da viagem, ele vai ter que fazer na volta. Lula estava pensando, eventualmente, em fazer antes, mas ele ainda quer ter uma nova conversa com o Pacheco. O presidente acha mais apropriado estar aqui quando fizer o anúncio, ao invés de só informar a decisão estando fora do Brasil Ele não quer pareça que foi uma decisão tomada com descuidado”, disse Wagner. 

Colaborou Maria Luiza Santos

Foto do João Paulo Biage

Os bastidores da política em Brasília você encontra aqui. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?