João Paulo Biage é jornalista há 13 anos e especialista em Comunicação Pública. De Brasília, acompanha, todos os dias, os passos dos parlamentares no Congresso Nacional e a movimentação no Palácio do Planalto, local de trabalho do presidente. É repórter e comentarista do programa O POVO News e colunista do O POVO Mais
Foto: Renato Araújo/Câmara dos Deputados
Rafael Fonteles (PT) foi eleito governador do Piauí no primeiro turno das eleições de 2022
Gilberto Kassab (PSD-SP) e o presidente Lula (PT) fecharam acordo e definiram a chapa majoritária governista para as eleições de 2026 no Piauí. O petista Rafael Fonteles, considerado um fenômeno político, é nome certo para a reeleição ao governo do estado. MDB e PSD completam a chapa com Marcelo Castro e Júlio César como candidatos ao Senado.
Ontem, Lula se reuniu com Júlio César (PSD-PI) para fechar o apoio. O encontro selou o alinhamento político entre os dois grupos e Júlio, o deputado mais votado do estado em 2022, reafirmou compromisso com Lula e Fonteles.
A chapa, encabeçada por um governador com mais de 70% de aprovação, é considerada forte o suficiente para derrotar Ciro Nogueira, presidente do PP e candidato ao Senado. Ciro tem o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mas viu seu nome vinculado a facções criminosas e perdeu força.
Caso Júlio seja eleito e Marcelo Castro reeleito, o governo vai reforçar a base no Senado, que já conta com a chapa Wellington Dias (PT-PI)/Jussara Lima (PSD-PI). Ela está em exercício enquanto o ex- governador ocupa a titularidade no Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
Os bastidores da política em Brasília você encontra aqui. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.