Logo O POVO+
Porto do Pecém - Carrossel holandês não aconteceu
Foto de Jocélio Leal
clique para exibir bio do colunista

Redator do blog e coluna homônimos, diretor de Jornalismo da Rádio O POVO/CBN e CBN Cariri, âncora do programa O POVO no Rádio e editor-geral do Anuário do Ceará

Porto do Pecém - Carrossel holandês não aconteceu

Tipo Análise
 Porto do Pecém teve queda de movimentação geral de cargas nos cinco primeiros meses de 2020  (Foto: divulgação)
Foto: divulgação Porto do Pecém teve queda de movimentação geral de cargas nos cinco primeiros meses de 2020

 A explosão de crescimento ocorrida no hub aéreo do Ceará não aconteceu no hub portuário. Enquanto a chegada da alemã Fraport ao Aeroporto Pinto Martins (também conhecido desde então como Fortaleza Airport) fez a oferta de voos ser multiplicada, o Porto do Pecém, sob comando holandês na sua área comercial, não passa ainda de uma promessa. E exibe afundamentos.

Ano passado, a empresa estatal holandesa Port of Rotterdam assumiu as operações comerciais, com expectativas elevadas no sócio cearense, o contribuinte, representado pelo Governo do Estado. Contudo, o que os números mostram nos cinco primeiros meses de 2020 é a queda na movimentação geral de cargas, ante alta no conterrâneo federal Porto do Mucuripe, bem como noutros do Nordeste.

A movimentação acumulada de 2020 (6.684.325 toneladas) do Terminal Portuário do Pecém, de janeiro a maio, foi 6% abaixo em relação ao mesmo período de 2019 (7.088.643 t). Os desembarques caíram 11%, de 5.123.513 t em 2019 para 4.575.734 t em 2020. Os embarques tiveram um aumento de 7%. De 1.965.130 t em 2019 para 2.108.591 t em 2020.

A frustração com o desempenho do Pecém sacoleja ao tempo em que a Companhia Docas do Ceará (CDC) hasteia números positivos. Em Fortaleza, no somatório geral, de janeiro a maio, houve movimentação de 2 milhões de toneladas de cargas. O crescimento foi de 13,56% frente aos cinco primeiros meses do ano passado.

No segmento de graneis sólidos, a queda no Pecém foi de - 13% entre 2019 e 2018 e de - 8% entre 2020 e 2019. Já no Mucuripe, os granéis sólidos sopraram a movimentação de cargas. Alta de 44% em maio na comparação com maio de 2019. Foram 256.027 t contra 177.780 t. São cinco meses seguidos em que os graneis sólidos (cereais e não cereais) lideram a pauta de importações e exportações no Mucuripe. Neste ano, 971.614 toneladas e alta de 27,5% (em 2019, foram 761.996 toneladas).

Olhando apenas para o mês passado, o Terminal do Pecém registrou a movimentação de 1.007.639 toneladas (t). Na comparação com maio de 2019, retração de -33% nos embarques (que totalizaram 323.862 t) e uma queda de -36% nos desembarques (que somaram 683.776 t).

A propósito, no ano passado, Mucuripe ultrapassou Pecém na exportação de frutas. Cargas do Ceará e do Rio Grande do Norte também. O terminal situado em São Gonçalo do Amarante tem trunfos: infraestrutura recente (com ponte e berços novos de atração), a grife e o know-how de um dos principais operadores portuários do mundo. Mas quem é do ramo sabe que em um ano atípico como este há de haver mais agressividade comercial para captar novas rotas, mesmo que não sejam lá no preço desejado, ainda. Parece faltar malemolência.

No último 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, o Porto do Pecém ingressou na rede Green Award, dos Países Baixos. Passou a conceder até 10% de desconto na taxa de utilização das instalações de atracação para os navios que possuem um certificado de navio Green Award - certificados como sustentáveis. Ótimo. Mas é preciso ter mais navios vindo para dar o incentivo.

HOJE ÀS 9

Mulheres do Brasil ao vivo

O Grupo Mulheres do Brasil - Núcleo Fortaleza - e a Mallory, começam hoje, às 9 da manhã, a série especial "Webinars Conexão Empreendedora". Na estreia, a presidente do conselho do Magazine Luíza, Luíza Helena Trajano e a CEO da Mallory e líder do Mulheres em Fortaleza, Annette Reeves de Castro. Pelo: youtube/malloryeletroportáteis

EM SEGURANÇA

Corpo a corpo

Para a Corpvs Segurança, nos últimos anos foram 26 empresas com negociações concretizadas. Dentre elas, Servnac Rastreamento, Relâmpago (RN), SAT Segurança (CE), Seglink Tecnologia (CE) e Checkrota (CE). O CCO (Chief Commercial Officer), Carlos Gualter, defende: crescimento por aquisição é estratégia ideal e protege de riscos futuros. Hoje conversa na Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraíba.

STARTUP

Delfos de novo selecionada

A Ocyan (antiga Odebrecht Óleo e gás), recebeu 106 inscrições de startups de todo o Brasil para os cinco desafios apresentados dentro da plataforma de inovação tecnológica da companhia, o Ocyan Waves Challenge. Do Nordeste, a selecionada para o Pitch Day foi a cearense Delfos, que se inscreveu para o desafio de Sistema Inteligente de Gestão de Alarmes. A startup já é fornecedora da Ocyan, após ter sido selecionada na edição anterior. Do Nordeste, apenas o Ceará concorreu.

Horizontais

Fábio Faria - Genro do Silvio Santos será ministro do novo Ministério das Comunicações. Qual o nome do programa?

Um milhão - A CAOA celebra o marco de um milhão de veículos Hyundai vendidos em suas lojas no Brasil desde 1999, quando a parceria entre as duas empresas começou.

 

Foto do Jocélio Leal

Informe-se sobre a economia do Ceará aqui. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?