Logo O POVO+
Antes do fiscal vem a política
Foto de Jocélio Leal
clique para exibir bio do colunista

Redator do blog e coluna homônimos, diretor de Jornalismo da Rádio O POVO/CBN e CBN Cariri, âncora do programa O POVO no Rádio e editor-geral do Anuário do Ceará

Antes do fiscal vem a política

Tipo Opinião
BR-800: modelo era da Gurgel (Foto: DIVULGAÇÃO)
Foto: DIVULGAÇÃO BR-800: modelo era da Gurgel

"A Lei de Responsabilidade Fiscal: O processo de formulação e seus efeitos nos Estados brasileiros". Este é o título da tese de doutorado defendida e aprovada na Universidade de Lisboa (no ISCSP) pelo ex-secretário de Finanças de Fortaleza, Alexandre Cialdini. "Tratei sobre uma análise da regras fiscais no Brasil , utilizando uma metodologia quali-quanti e percorrendo a evolução das regras, desde a edição do Código de Contabilidade da União, em 1922", conta Cialdini.

A tese demonstra que estados que geraram controle do gasto de pessoal, tiveram melhoria da capacidade de investimento, como São Paulo, Ceará, Santa Catarina e Espírito Santo. Uma da conclusões dele foi a de que o processo de decisão governamental é, em essência, uma decisão nomeadamente Política. Traduzindo, sem compromisso político, a credibilidade de uma regra fiscal é minada.

O trabalho teve a participação de José Roberto Afonso, Catarino (ULisboa, especialista em finanças públicas internacionais) e Leonardo Secchi, um dos grandes autores do Brasil sobre Administração Pública, além da professora Ana Romão. O aluno foi aprovado por unanimidade.

HÁ VAGAS

Brisanet contrata

Quando tantos demitem e alguém contrata isso vira notícia. A pereirense Brisanet abre até o final deste ano mais de 700 vagas, só em Fortaleza. Cem são para preenchimento imediato. O presidente da empresa, José Roberto Nogueira, disse ao Blog que até dezembro vai contratar mais 500 em outros estados. "Nosso quadro hoje é de 4.400 e vamos terminar o ano próximo de 5.700".

Na terra natal de José Roberto, a empresa emprega cerca de 1.100 na sede, mais 850 próximo à cidade e outros 2.400 nos municípios onde presta serviços. "Em Pereiro vai ter um volume grande próximo ano, mas esse ano vai ser em torno de 200 a 250, disse.

Veja a lista de funções: instalador e reparador de telecomunicações, emendador de cabo de fibra óptica, técnico de redes e de telecomunicações, agente de coletas, PAPs (Vendedores porta a porta), consultor de vendas corporativo, recepcionista, operador de caixa, auxiliar administrativo de escritório, dentre outras vagas administrativas. O processo de captação e seleção para as vagas ocorre de forma 100% online.

JERI

Ocupação francesa

Um abaixo-assinado procura gerar pressão para conter o que chama de invasão na Praia da Malhada, em Jericoacoara. A praia da malhada é uma das menos afetadas pela ocupação da vila de Jericoacoara. Os autores de uma obra que boa parte da população enxerga como uma ameaça são franceses. Até sexta-feira à noite, havia 1.218 assinaturas.

3 VIADUTOS

Vai dar pra passar

O Governo do Ceará trabalha com o 30 de junho circulado de caneta. A data é a prometida para a liberação do tráfego em três viadutos do anel viário. na CE-040, Macaranaú e o acesso a Maranguape. Empresários vivem a cobrar.

A Toyota volta a produzir automóveis no Brasil nesta segunda-feira (22)
A Toyota volta a produzir automóveis no Brasil nesta segunda-feira (22) (Foto: DIVULGAÇÃO TOYOTA)

IGNIÇÃO

Toyotismo

A Toyota do Brasil retoma a produção de suas fábricas de São Paulo de maneira gradual a partir de amanhã. As unidades de São Bernardo do Campo, Indaiatuba e Porto Feliz dão partida, enquanto a planta de Sorocaba só na sexta-feira, 26.

BR-800: modelo era da Gurgel
BR-800: modelo era da Gurgel (Foto: DIVULGAÇÃO)

Gurgel, um excelente engenheiro

Este mês completa 40 anos a instalação de uma fábrica para montar veículos elétricos, em Rio Claro (Interior de São Paulo) da Gurgel. Uma ideia do empresário João Augusto Conrado do Amaral Gurgel. Acabou nao prosperando. Já nos anos 1990, na época do Governo Ciro Gomes no Ceará (1991-1994) e do então banco estadual (BEC), ele tentou montar fábrica de motores no Estado. Não aconteceu. No dizer de um dos executivos do Governo da época, o Ceará ofereceu muito, mas ele queria tudo ou quase tudo. "Chegou a pedir para o Governo (Ciro) pagar a folha dos empregados da fábrica dele no interior de São Paulo. Era um excelente engenheiro, mas um péssimo administrador".

Horizontais

Messejana - O Grand Shopping estabeleceu uma série de medidas para a reabertura de estabelecimentos de alimentação a partir de amanhã, seguindo a segunda fase do plano de Retomada do Governo. O shopping tem três anos e mira em 33 bairros da região da Messejana.

Foto do Jocélio Leal

Informe-se sobre a economia do Ceará aqui. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?