
Redator do blog e coluna homônimos, diretor de Jornalismo da Rádio O POVO/CBN e CBN Cariri, âncora do programa O POVO no Rádio e editor-geral do Anuário do Ceará
Redator do blog e coluna homônimos, diretor de Jornalismo da Rádio O POVO/CBN e CBN Cariri, âncora do programa O POVO no Rádio e editor-geral do Anuário do Ceará
Fortaleza - A Capital do Ceará é uma das cidades a serem apoiadas pelo Movimento Pró-Bar, programa global da multinacional britânica Diageo - a fabricante de Ypióca e Johnnie Walker, dentre outros rótulos- que vai doar R$ 15 milhões a bares também de São Paulo, Rio de Janeiro e Recife.
Os interessados em participar da iniciativa devem solicitar apoio do fundo no Diageo Bar Academy clicando aqui. O suporte é para bares e restaurantes se recuperarem e receberem seus clientes de volta após o a pandemia de Covid-19.
Os estabelecimentos contemplados receberão quantidade de pontos, de acordo com o seu porte, para escolherem na plataforma do programa os equipamentos que necessitam.
O fundo pagará por itens como mesas bistrô, jogos de mesas dobráveis, tendas, separadores de fila, termômetros digitais, máscaras, protetores faciais, marcadores de chão, placas informativas de distanciamento social e higiene, totens para álcool em gel, frascos de álcool em gel, tapetes higienizadores, luvas de vinil, protetores de caixa, entre outros.
A Diageo diz que o apoio aos bares e restaurantes não exige nenhuma contrapartida comercial.
"Estamos concentrando esforços para fortalecer a retomada deste setor, que faz parte do coração dos negócios da empresa. O objetivo é apoiar o maior número de estabelecimentos possíveis a receberem seus clientes de forma segura, apoiando na manutenção de empregos e comunidades", disse em nota Gregorio Gutiérrez, presidente da Diageo.
"Nossa estimativa é de que conseguiremos apoiar cerca de 1800 casas, número que pode variar de acordo com o porte dos restaurantes e casas que se inscreverem".
Os critérios para uma casa ser contemplada são: estar em uma das quatro cidades (São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza e Recife), estar em funcionamento há mais de 12 meses antes da pandemia, apresentar alvará de funcionamento e tornar-se embaixador do Manifesto do #BarResponsável. Obedecendo a esses critérios as casas serão contempladas por ordem de inscrição.
Não precisa ter algum tipo de relação anterior com a Diageo.
Manifesto #BarResponsável
Bares e restaurantes que aderirem à iniciativa passarão a ser embaixadores do Manifesto #BarResponsavel assumindo compromissos de colocar em prática protocolos de higiene e distanciamento social, de promover a responsabilidade e a moderação no consumo de bebidas alcoólicas, incentivar a diversidade e a inclusão e combater o assédio dentro de seus ambientes.
Ao se tornarem embaixadores do #BarResponsavel essas casas se comprometem a treinar o seu corpo de funcionários em plataformas de consumo responsável (www.DRINKiQ.com) e na adoção das melhores práticas de higiene e distanciamento social (www.DiageoBarAcademy.com) além de outros módulos que serão incorporados futuramente, com conteúdo também em parceria com a Abrasel (www.abrasel.com.br/conexao).
Cada casa também se compromete a divulgar publicamente as mensagens e materiais correlatos ao Manifesto #BarResponsavel dentro de seu estabelecimento, bem como nos canais próprios de comunicação com o público e consumidor.
Apoio Abrasel
"Os bares e restaurantes são a sala de estar dos brasileiros, estão diretamente conectados com a rua, com os encontros e com a vida. Iniciativas como a do Movimento Pró-Bar são fundamentais para a retomada do setor. O apoio neste retorno seguro das atividades é imprescindível em momento tão desafiador imposto pela necessidade de distanciamento social e outras limitações. Nesse processo de retomada é igualmente importante reforçarmos ainda mais valores que são intrínsecos a esses espaços: diversidade, inclusão, responsabilidade, transparência, alegria, segurança e democracia. O Manifesto #BarResponsável engloba diretrizes que acreditamos ser o caminho do nosso setor, em busca de um Brasil Novo, onde seja mais simples empreender e com mais qualidade de vida para todos", afirmou em nota o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Paulo Solmucci.
Reveja Solmucci em Live do Blog clicando aqui
Presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Brasil (Abrasel), Paulo Solmucci
Informe-se sobre a economia do Ceará aqui. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.