Logo O POVO+
Nova Toyota SW4 vai de R$ 202.390 mil a R$ 314.790
Foto de Jocélio Leal
clique para exibir bio do colunista

Redator do blog e coluna homônimos, diretor de Jornalismo da Rádio O POVO/CBN e CBN Cariri, âncora do programa O POVO no Rádio e editor-geral do Anuário do Ceará

Nova Toyota SW4 vai de R$ 202.390 mil a R$ 314.790

A Toyota SW4 2021 ganhou novo visual, mais potência e zeros. Sim, está mais cara. O motor 2.8 diesel ganhou força extra. São 15% a mais: 204 cv, ante 177 cv de outrora. O torque varia entre 42,8 kgfm (manual) e 50,9 kgfm (automática). A nova SW4 chega à rede de concessionárias de nesta quinta-feira (26). Começa em R$ 202.390 mil (Flex 2.7, 4x2) e vai R$ 314.790 mil na topo de gama SRX (Diesel 2.8 4x4)
Tipo Notícia
O novo conjunto óptico incorpora luzes LED de posição e de direção na versão SRX, localizadas na parte inferior do para-choque (Foto: DIVULGAÇÃO)
Foto: DIVULGAÇÃO O novo conjunto óptico incorpora luzes LED de posição e de direção na versão SRX, localizadas na parte inferior do para-choque

Fortaleza - A Toyota SW4 2021 ganhou novo visual, mais potência e zeros. Sim, está mais cara. O motor 2.8 diesel ganhou força extra. São 15% a mais: 204 cv, ante 177 cv de outrora. O torque varia entre 42,8 kgfm (manual) e 50,9 kgfm (automática). A nova SW4 chega à rede de concessionárias de nesta quinta-feira (26). Começa em R$ 202.390 mil (Flex 2.7, 4x2) e vai R$ 314.790 mil na topo de gama SRX (Diesel 2.8 4x4).

O SUV é produzido na Argentina. Tal qual na picape Hilux (que no Ceará o senso comum chama tudo de Hilux, aberta e fechada), a maioria das alterações se restringem ao topo de linha SRX. Em tempo: no dizer da montadora, a atual geração da SW4 passou a ter identidade própria de um SUV, ao descolar a sua imagem derivada de uma picape (Hilux).

No rol, pacote de segurança ativa Toyota Safety Sense, sistema de ventilação nos bancos dianteiros, novo desenho para as rodas de liga leve e sistema de som JBL. O pacote de segurança, assim como na Hilux, a versão SRX inclui os seguintes itens: sistema de pré-colisão frontal (PCS), sistema de alerta de mudança de pista (LDA) e controle de cruzeiro adaptativo (ACC).
Há novos faróis, grade e para-choques. Também tem novas rodas, mas os pneus não mudam de tamanho - 265/60 R18.

No espaço interno, nova combinação de cores (preto e cinza) no estofamento e nas portas. Os japoneses criaram novos mostradores do velocímetro e conta-giros. Lá, o azul reina.

Em todas as versões do SW4 tela sensível ao toque de 8 polegadas e compatíveis com Android Auto e Apple CarPlay. Todos trazem sensores de estacionamento dianteiros, além dos traseiros de antes.
No modelo flex segue o 2.7 com 163 c (etanol) e 159 cv (gasolina). O câmbio é automático de seis marchas e tração traseira ou integral. O aumento de potência da SRX a Toyota explica pela incorporação de um turbo maior, no qual as pás da turbina estão 25% maiores.

Aponta ainda a incorporação de uma válvula solenoide na direção, que contribui para um andar mais suave em baixa velocidade e que vai enrijecendo conforme aumenta-se a velocidade.

CORES
As cores disponíveis para a Nova SW4 são: Marrom Metálico, Preto Mica, Prata Metálico, Cinza Metálico, Super Branco e Branco Perolizado (exclusivo para a versão SRX).


ANOTAÇÕES
- A fábrica donde sai o modelo fica em Zárate, na província de Buenos Aires. De lá, é exportado para mercados de toda América Latina e do Caribe.

- A versão SRX agrega um sistema de ventilação nos bancos dianteiros.

- As versões flex SR e SRV incorporam farol alto e baixo em LED com nivelamento automático, enquanto a SRV ainda ganhou farol de neblina dianteiro em LED.

- O novo conjunto óptico incorpora luzes LED de posição e de direção na versão SRX, localizadas na parte inferior do para-choque. Já nas versões flex SR e SRV entra o novo desenho, no entanto, as luzes de posição e de direção são halógenas. Outra novidade da versão SRV flex são os faróis de neblina dianteiros também em LED.

- O spoiler traseiro, os trilhos do teto e a antena, em estilo barbatana de tubarão, miram na esportividade.

- Na versão SRX, duas das caixas acústicas JBL se destacam no topo do painel de instrumentos.

- Além disso, a versão flex SR ganhou ar condicionado integrado frio e quente com display digital e computador de bordo com tela de 4,2” de TFT com funções como autonomia, aviso das portas abertas, consumo médio e instantâneo, velocidade média do veículo etc., equipamentos que já faziam parte das outras versões.

- A versão SRV flex incorporou o ajuste elétrico de distância, inclinação e altura do banco dianteiro do passageiro, enquanto a versão SRX diesel ganhou modo de seleção de condução Eco, Power e Sport.


SEGURANÇA
Fazem parte dos itens de série ligados à segurança da SW4: freios ABS com distribuição eletrônica (EBD), Assistente de Frenagens Emergenciais (BAS), Controle Eletrônico de Tração (A-TRC), Controle Eletrônico de Estabilidade (VSC), Assistente de Reboque (TSC) e de Subida (HAC), sete airbags, sendo dois frontais (motorista e passageiro), dois laterais, dois de cortina e um para joelho (motorista).
E mais: sistema universal ISOFIX para fixação de cadeirinha para crianças no banco traseiro, oito alças de segurança, apoios de cabeça dianteiro e traseiros com regulagem de altura, luz de frenagem emergencial automática, cintos de segurança dianteiros de três pontos com regulagem de altura, pré-tensionador e limitador de força e cintos de três pontos na segunda fileira de assentos (também incluídos na terceira fileira na versão de sete assentos). A versão diesel SRX ainda conta com assistente de descida (DAC).
Uma novidade na versão flex SR é a adição do sistema de alarme perimétrico + volumétrico, como já ocorre nas outras versões.

No entanto, a maior estrela da Toyota nesse quesito é mesmo o pacote de segurança ativa Toyota Safety Sense (TSS), disponível na versão a diesel SRX. Este sistema conta com um radar de ondas milimétricas combinado com uma câmera monocular para detectar uma variedade de perigos e alertar o motorista.

As tecnologias incluídas nesse pacote são:

Sistema de Pré-Colisão Frontal (PCS)*
O sistema de Pré-Colisão Frontal do Toyota Safety Sense usa a câmera e o radar de ondas milimétricas para detectar veículos que circulam nas ruas e estradas. Se o sistema detectar a possibilidade de uma colisão, ele alerta o motorista por meio de avisos sonoros e visuais e ativa a assistência de frenagem para evitar ou reduzir os danos causados por elas.

Sistema de Alerta de Mudança de Faixa com condução assistida (LDA)*
Em determinadas circunstâncias, o Sistema de Alerta de Mudança de Faixa (Lane Departure Alert System – LDA) é projetado para detectar desvios de pista quando as linhas divisórias são visíveis. Ao ouvir e ver os alertas, e depois de verificar que é seguro fazê-lo, o veículo deve ser redirecionado para o centro da pista.
Este sistema também inclui a funcionalidade de condução assistida. Quando é ativado e se detecta que está se desviando inadvertidamente, o sistema pode aplicar pequenos movimentos de correção no volante para ajudar a manter o veículo na pista. No caso da Hilux, o sistema ainda ajuda na correção de rota aplicando os freios nas rodas do lado em que se deseja regressar para retomar a rota correta de condução.

Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC)*
O Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) é um sistema semelhante ao “cruise control” que permite a condução a uma velocidade constante pré-determinada. O ACC usa o radar de ondas milimétricas montado na grade frontal e a câmera projetada a bordo para detectar veículos, calcular sua distância e ajustar a velocidade para ajudar a manter uma distância predeterminada de veículo para veículo.
*Os sistemas de segurança ativa, como o Toyota Safety Sense, são projetados para auxiliar o motorista e não substituí-lo. O motorista deve manter o controle de seu veículo em todos os momentos e é responsável por sua condução, pois este sistema não substitui a condução segura. A operação do Toyota Safety Sense pode ser afetada ou prejudicada devido a fatores externos, não sendo a Toyota responsável pelas consequências derivadas do uso do sistema.

Novos preços SW4

Flex
R$ 202.390 (SR, 5 Lugares) 
R$ 221.090 (SRV, 7 Lugares)

Diesel
R$ 309.690 (SRX, 5 Lugares)
R$ 314.790 (SRX, 7 Lugares)

O spoiler traseiro, os trilhos do teto e a antena, em estilo barbatana de tubarão miram na esportividade
Foto: DIVULGAÇÃO
O spoiler traseiro, os trilhos do teto e a antena, em estilo barbatana de tubarão miram na esportividade

Os japoneses criaram novos mostradores do velocímetro e conta-giros. Lá, o azul reina
Foto: DIVULGAÇÃO
Os japoneses criaram novos mostradores do velocímetro e conta-giros. Lá, o azul reina

Foto do Jocélio Leal

Informe-se sobre a economia do Ceará aqui. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?