
Redator do blog e coluna homônimos, diretor de Jornalismo da Rádio O POVO/CBN e CBN Cariri, âncora do programa O POVO no Rádio e editor-geral do Anuário do Ceará
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Fortaleza - A Grendene vai abrir este mês a primeira unidade própria do Clube Melissa em Los Angeles, nos Estados Unidos, um dos principais mercados para a empresa. A decisão veio da procura pelo canal on-line na cidade. A base da produção da empresa fica no Ceará. Só em Sobral tem sete fábricas e um Centro de Distribuição.
Melissa já tem galerias em Nova York (inaugurada em 2012) e Londres, além de São Paulo. Além da nova loja da Melissa em Los Angeles, a Grendene também pretende abrir outras nove unidades próprias nos Estados Unidos. O projeto de expansão também inclui três lojas físicas da marca na China, com expectativa de abertura a partir de março de 2021, após as celebrações do ano novo chinês.
"Los Angeles, que sempre teve uma conexão forte com a marca, respira arte, moda e design e tem muita sinergia com as ações e projetos que estamos trabalhando no âmbito da sustentabilidade. Acreditamos que esses diferenciais são potenciais para ainda mais experiência com a marca”, disse em nota Alceu Albuquerque, diretor de Relações com Investidores da Grendene.
A nova loja terá todo o portfólio internacional da marca Melissa, modelos como a sandália Possession e as papetes coloridas da Melissa, além de colaborações, como a parceria com a grife Viktor&Rolf anunciada neste ano para uma coleção exclusiva e sustentável de calçados e bolsas produzidas com Melflex®, PVC proprietário da Melissa. É vegano e 100% reciclável.
Sustentabilidade
A marca anuncia também pretende ampliar a discussão sobre sustentabilidade. Assim como acontece no Brasil, na nova loja em Los Angeles os consumidores terão acesso a informações sobre o tipo de matéria-prima usado na fabricação dos produtos e as iniciativas da companhia com foco em economia circular, além dos coletores para descarte de calçados sem condições de uso.
Raquel Scherer, gerente de Melissa, explica que o novo passo da Grendene no Exterior mira no reforço da marca fora do Brasil, assim como encontrar um modelo de negócio adequado à realidade de outros mercados. Todas as lojas do exterior também integrarão as estratégias de Omnichannel, já iniciadas no Brasil.
Hoje a Grendene opera em 20 mil pontos de venda no Exterior e 65 mil no Brasil. Vende seus produtos por meio de representantes comerciais, distribuidores, exportações diretas e a partir da sua subsidiária Grendene USA Inc.
Portfólio e produção
Fundada em 1971, a Grendene é a maior exportadora de calçados do Brasil e uma das maiores produtoras mundiais. Detentora das marcas Melissa, Grendha, Zaxy, Rider, Cartago, Ipanema, Pega Forte e Grendene Kids possui tecnologia proprietária e exclusiva na produção de calçados para os públicos feminino, masculino e infantil.
A base da produção da gaúcha fica no Ceará. Em Sobral (1993), está a matriz (sede social) e maior planta, com seis fábricas de calçados, uma fábrica de PVC e um CD (Centro de distribuição); em Fortaleza (1990), duas fábricas de calçados e componentes de PVC; no Crato (1997) uma fábrica de calçados e de componentes em EVA.
Tem ainda no Rio Grande do Sul, na cidade de Farroupilha (1971) uma fábrica de calçados, matrizaria e sede administrativa; e na Bahia, uma unidade na cidade de Teixeira de Freitas (2007). Em 2019, registrou lucro líquido de R$ 495 milhões.
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