Logo O POVO+
Agência Reguladora do Ceará abre concorrência por consultoria
Foto de Jocélio Leal
clique para exibir bio do colunista

Redator do blog e coluna homônimos, diretor de Jornalismo da Rádio O POVO/CBN e CBN Cariri, âncora do programa O POVO no Rádio e editor-geral do Anuário do Ceará

Agência Reguladora do Ceará abre concorrência por consultoria

Banco Mundial financia a contratação pela Arce de consultoria para modernizar gestão e atividade regulatória; valor disponível para a contratação não foi revelado
Tipo Notícia
Vista aérea da sede da Arce, no Cambeba, em Fortaleza (Foto: DIVULGAÇÃO)
Foto: DIVULGAÇÃO Vista aérea da sede da Arce, no Cambeba, em Fortaleza

Fortaleza - O Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento (Bird) - o Banco Mundial - vai financiar a contratação de uma empresa de consultoria para a Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce). A tarefa será a modernização da gestão e da atividade regulatória. A empresa contratada terá 12 meses para concluir a missão. Os valores não foram revelados.

Poderão concorrer ao processo de licitação consultorias que atendam ao termo de referência de contração, disponível aqui. Os interessados deverão apresentar portfólios demonstrando as qualificações requeridas e experiência em serviços de consultoria similares. A formação de consórcios será permitida. O prazo final para inscrição é o próximo dia 11.

A Arce tem a função de regular e fiscalizar os serviços de saneamento básico no Estado e possui três estudos aprovados pelo Projeto de Apoio à Melhoria da Segurança Hídrica e Fortalecimento da Inteligência na Gestão Pública do Ceará (PSHG).

Os projetos apresentados pela Arce beneficiam três diferentes áreas: controle patrimonial, saneamento básico e gestão. No caso da gestão, será necessária a contratação de consultoria com foco na atualização da estrutura organizacional e gerenciamento, além da revisão da estratégia organizacional e da agenda regulatória.

A consultoria a ser contratada seguirá duas etapas. A primeira delas a de “Gestão por Processos e Estrutura Organizacional”. A encomenda será de oito produtos: Relatório Diagnóstico da Situação Atual da Agência; Manual de Processos Organizacionais; Atualização da Estrutura Organizacional; Planejamento e Modelagem da Força de Trabalho; Mapeamento de Competências Gerais, Gerenciais e Setoriais; e, ainda, Proposta do Modelo de Gestão de Pessoas; Modelo de Gestão do Desempenho; Treinamentos e Capacitações; Minutas de Normativos; Relatório e Plano de Implementação.

A segunda etapa do processo de modernização, que envolve “Estratégia Organizacional e Planejamento da Atividade Regulatória”, inclui outros seis produtos, como a Elaboração do Plano Estratégico Quinquenal ao Modelo de Gestão da Estratégia; da Revisão da Metodologia de Planejamento Tático Operacional à Agenda Regulatória Quinquenal; das Minutas de Normativos aos Relatórios e Planos de Implementação.

O trabalho da consultoria será acompanhado por uma comissão formada pela diretora executiva da Arce, Barbara Cidrack; pelo procurador-chefe, Marcelo Capistrano; pela chefe de gabinete, Danielle Pinto; pela assessora Josiany Negreiros e pela analista de regulação, Tatiana Cirla.

Já o conselheiro João Gabriel Rocha, presidente da Câmara Temática de Gestão e Controle Interno, terá a tarefa de acompanhar prazos e resolutividade dos trabalhos. 

Foto do Jocélio Leal

Informe-se sobre a economia do Ceará aqui. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?