Logo O POVO+
Outra linha de frente da pandemia
Foto de Jocélio Leal
clique para exibir bio do colunista

Redator do blog e coluna homônimos, diretor de Jornalismo da Rádio O POVO/CBN e CBN Cariri, âncora do programa O POVO no Rádio e editor-geral do Anuário do Ceará

Outra linha de frente da pandemia

Tipo Opinião
Fiscalização da Agefis no Centro de Fortaleza (Foto: Thais Mesquita)
Foto: Thais Mesquita Fiscalização da Agefis no Centro de Fortaleza

É dura a vida de quem precisa fazer cumprir as antipáticas, porém necessárias, medidas de distanciamento social. Entre a caneta dos governantes e a reação das pessoas, está a linha de frente da fiscalização, cumprindo seu duro dever, defendendo seu amor e as nossas vidas.

Em Fortaleza, além das polícias, os fiscais da Agência de Fiscalização da Prefeitura, a Agefis. Já não é fácil em tempos mais saudáveis. Em pandemia, ainda mais árido fazer a lei ser cumprida. As equipes não costumam ir a campo sem o suporte da Guarda Municipal. As hostilidades dos infratores são imprevisíveis.

As abordagens são marcadas pelas agressões verbais e iminente violência física. Seja na periferia, seja nas áreas ditas nobres (embora no subúrbio haja nobreza), no mais das vezes, quem infringe a lei recorre ao discurso fácil da vitimização. Alega-se estar trabalhando e/ou gerando emprego. Acontece que fiscal não discute legislação, precisa apenas fazer ser cumprida.

Aliás, nem governador e nem prefeitos decretam lockdown por sadismo. É muito ruim para quem assina também. Desgaste político e perda de arrecadação vêm no pacote. Mas governar é fazer o que deve ser feito, mesmo com antipatia. Que a pandemia deixe esta lição.

DOCDOC

Roupas de crianças para provar em casa

Não há tantas inovações assim no varejo, o que mais se vê é aceleração de tecnologias já conhecidas. Vide o caso das lojas de roupas infantis. A rede de lojas cearense DocDoc, com lojas em Fortaleza, no Cariri e em Salvador, ampliou o que já fazia quando o mundo era menos malvado. Envia para a casa dos clientes de forma consignada uma mala com opções de roupas e acessórios. A mãe (quase sempre a mãe) faz as escolhas e a loja faz os acertos de modo remoto, conta o sócio da rede, Igor Albuquerque. Já fazia, mas hoje é mais de 80% do faturamento.

.

TAURUS

Revólver feminino para o mercado brasileiro

O novo revólver Taurus 85 UL "Strong Women", uma edição limitada lançada exclusivamente para o mercado brasileiro no Dia Internacional da Mulher, na segunda-feira passada, dia 8, se esgotou em três dias. Em nota, a fabricante atribuiu a alta procura ao "direito à liberdade e independência, consequentemente por armas, e evidencia um crescente mercado". Possui capacidade de cinco tiros, calibre .38SPL e cano de 2" com mira fixa e armação em alumínio. Taurus não divulgou a quantidade vendida do novo revólver, mas solta fogos para o que considera tendência de demanda por armas de fogo em alta. A Taurus já conta com pedidos em carteira de cerca de 2,271 milhões de armas (de diversos modelos). Assim, tem mais de um ano de produção já comprometida com os pedidos em carteira.

 Jayme Leitão
Jayme Leitão (Foto: .)

Bagatelle & Demoiselle serão trocadas

A Reata, de Jayme Leitão, vai substituir as icônicas torres Bagatelle & Demoiselle, na Santos Dumont, por duas outras. Os prédios atuais ocupam a esquina Norte/poente e Sul/nascente. "Vamos fazer um prédio novo no quadrante Sul/poente, onde hoje fica o salão de festas do condomínio atual, que será destinado aos proprietários atuais", conta Jayme. Ele aplica o modelo que já toca noutros projetos. "Eles irão trocar um apartamento antigo por um novo, com tamanho similar, com mais vagas e que vai valer umas 2,5x mais". Além do prédio para os atuais proprietários, ele erguerá um torre bem maior para os investidores. O projeto atual é marcado pelos grandes recuos. Segundo Jayme, isso não muda. "A quadra ocupada por dois prédios vai continuar sendo ocupada por apenas dois prédios". Não há ainda cronograma definido.

EM SHOPPING

Teixeira toca agenda Porsche em Fortaleza

Luiz Teixeira, presidente do Grupo Newland, tinha marcado na agenda para abrir um espaço Porsche dentro do shopping Iguatemi, onde está a Zara Home. "Vamos abrir ainda esse mês se o lockdown deixar". Enquanto isso, no lado de fora do shopping, ali na curva da Santana Júnior, seguem a obras da primeira a loja Porsche do Ceará. Luiz tem fé em abrir em meados de junho.

OUTRAS PESSOAS

Sarto estuda como ajudar empresas

O prefeito José Sarto (PDT) sabe que o pacote de socorro ás pessoas mais vulneráveis na crise não basta. Mas a Prefeitura tem seu teto baixo. O caixa já não é uma maravilha como dantes, vide a perda de nota na capacidade de pagamento do Município, com trava para empréstimos. De todo modo, precisa agir. Sarto estuda como formatar um pacote que atenda o segmento não apenas de pessoas físicas. Sabe que a dor também dói nas pessoas jurídicas.

Horizontais

Vendida - A Planet Smart City declara ter vendido 100% da primeira etapa da cidade planejada Smart City Aquiraz, lançada no segundo semestre de 2020. A primeira etapa já foi entregue. São lotes residenciais e comerciais.

Pesquisa - A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulga na terça-feira a sexta edição do Observatório Febraban, pesquisa Febrab-Ipespe, Covid e Vacinação. Dráuzio Varela e Antônio Lavareda debatem os resultados.

É Ford - A decisão da Ford de fechar as fábricas no Brasil muda a vida dos concessionários da marca no País. Cerca de 300. Uma parte vai desistir, porque Ka, Ka Sedan e Ecosport (80% do faturamento) saem de linha.

 

Foto do Jocélio Leal

Informe-se sobre a economia do Ceará aqui. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?