Logo O POVO+
Sefaz vai discutir ICMS na geração de energia
Foto de Jocélio Leal
clique para exibir bio do colunista

Redator do blog e coluna homônimos, diretor de Jornalismo da Rádio O POVO/CBN e CBN Cariri, âncora do programa O POVO no Rádio e editor-geral do Anuário do Ceará

Sefaz vai discutir ICMS na geração de energia

A secretária da Fazenda do Ceará, Fernanda Pacobahyba, disse ao Blog que nesta segunda-feira às 8h30min terá uma reunião com técnicos da Sefaz para tratar da cobrança do ICMS na chamada Geração Distribuída (GD). Ela afirmou que não houve nenhuma alteração na legislação tributária que ocasionasse cobrança maior do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviço (ICMS) para quem gera a própria energia
FORTALEZA,CE,BRASIL,15.07.2019: Fernanda Pacobahyba, secretária da Secretaria da Fazenda do Ceará. (fotos: Tatiana Fortes/ O POVO) (Foto: Tatiana Fortes)
Foto: Tatiana Fortes FORTALEZA,CE,BRASIL,15.07.2019: Fernanda Pacobahyba, secretária da Secretaria da Fazenda do Ceará. (fotos: Tatiana Fortes/ O POVO)

Fortaleza - A secretária da Fazenda do Ceará, Fernanda Pacobahyba, disse ao Blog que nesta segunda-feira (29), às 8h30min, terá uma reunião com técnicos da Sefaz para tratar da cobrança do ICMS na chamada Geração Distribuída (GD). 

Em nota, a Sefaz afirma que não houve nenhuma alteração na legislação tributária que ocasionasse cobrança maior do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviço (ICMS) para quem gera a própria energia.

A Coluna apurou que às 11h já estava marcada um encontro entre técnicos da Sefaz e representantes do Sindicato das Empresas Prestadoras de Serviços do Setor Elétrico do Ceará (Sindienergia). A pauta é o aumento do custo.

Neste domingo (28), a Coluna informou que a conta de luz deste mês veio mais cara para quem investiu na produção própria de energia elétrica, a chamada Geração Distribuída (GD). 

Fernanda enviou a nota a seguir:

"A SEFAZ/CE esclarece que não realizou qualquer alteração recente em sua legislação tributária e que ocasionasse uma cobrança a maior do ICMS devido nas operações com energia elétrica envolvendo a chamada “Geração Distribuída”. Assim, como o procedimento para cálculo do imposto é realizado conjuntamente com a empresa ENEL, a SEFAZ/CE realizará reunião técnica na manhã desta segunda-feira (29/03), para esclarecer eventuais alterações na forma de composição do ICMS".

Foto do Jocélio Leal

Informe-se sobre a economia do Ceará aqui. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?