Logo O POVO+
Carros importados: março foi bom, mas o cenário não está
Foto de Jocélio Leal
clique para exibir bio do colunista

Redator do blog e coluna homônimos, diretor de Jornalismo da Rádio O POVO/CBN e CBN Cariri, âncora do programa O POVO no Rádio e editor-geral do Anuário do Ceará

Carros importados: março foi bom, mas o cenário não está

As 15 marcas filiadas à Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores (Abeifa), com licenciamento de 5.887 unidades, das quais 2.159 importadas e 3.728 veículos de produção nacional, tiveram um março positivo. Alta de 22,5% ante março de 2020 (com 4.805 unidades)
João Henrique Garbin de Oliveira, presidente da Abeifa (Foto: DIVULGAÇÃO)
Foto: DIVULGAÇÃO João Henrique Garbin de Oliveira, presidente da Abeifa

Fortaleza - As 15 marcas filiadas à Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores (Abeifa), com licenciamento de 5.887 unidades, das quais 2.159 importadas e 3.728 veículos de produção nacional, tiveram um março positivo. Alta de 22,5% ante março de 2020 (com 4.805 unidades).

No acumulado do primeiro trimestre, nos importados houve queda de 16,1%. De janeiro a março de 2021, venderam-se 6.013 unidades, contra 7.170 emplacamentos de importados em igual período de 2020. Fevereiro teve vendas represadas, por conta do desequilíbrio na cadeia mundial de suprimentos a partir de dezembro de 2020 e janeiro de 2021, explica o presidente da Abeifa, João Henrique Oliveira.

Não está fácil. Câmbio e Covid-19 espalharam cones na pista. A saúde financeira da rede autorizada de concessionárias, de empresários locais e regionais, preocupa João. "Os números mensais de desempenho, dos últimos dez anos, mostram a fragilização de nosso setor".

Leia a Coluna completa clicando aqui

Foto do Jocélio Leal

Informe-se sobre a economia do Ceará aqui. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?