Logo O POVO+
Luís Eduardo Girão vai disputar comando da CPI da Covid-19
Foto de Jocélio Leal
clique para exibir bio do colunista

Redator do blog e coluna homônimos, diretor de Jornalismo da Rádio O POVO/CBN e CBN Cariri, âncora do programa O POVO no Rádio e editor-geral do Anuário do Ceará

Luís Eduardo Girão vai disputar comando da CPI da Covid-19

O senador Luís Eduardo Girão (Podemos-CE) vai disputar o comamdo da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19. O senador participa às 14h da estreia do Jornal de Amanhã, nas rádios O POVO CBN e CBN Cariri, neste sábado (17)
Eduardo Girão é senador pelo Podemos do Ceará (Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)
Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado Eduardo Girão é senador pelo Podemos do Ceará

Fortaleza - O senador Luís Eduardo Girão (Podemos-CE) vai disputar o comamdo da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19. O anúncio de Girão instala uma disputa pela Presidência, pois já há acordo entre os chamados oposicionistas e "independentes" (como se declara o cearense) para apoiar Omar Aziz (PSD-AM).

Ao Blog, o senador do Podemos disse acreditar no poder do bom senso. "Eu como autor de pedido de CPI, existe uma tradição na Casa de ser o presidente ou relator. Espero o bom senso e está tendo grande reação da sociedade pedindo aos seus senadores que apoiem a nossa candidatura", disse por telefone de Brasília.

Girão foi o autor do requerimento que acabou levando a CPI a estender a apuração á aplicação dos recursos federais por governados e prefeituras. A princípio, a CPI teria como alvo apenas a gestão federal.

O senador sustenta posicionamento de independência ao Planalto. Ele votou contra, por exemplo, à indicação de Kássio Nunes Marques para a vaga de ministro do Supremo Tribunal federal (STF).Em entrevista à rádio O POVO CBN na manhã da terça (14), Girão negou que a proposta de CPI tenha como intuito tirar do presidente Jair Bolsonaro do foco das investigações. “Nosso mandato é livre e independente. Eu critiquei publicamente o presidente da República e votei contra o decreto de armas de fogo". Lembre aqui

"O cidadão de bem brasileiro quer o comando da CPI da Covid sem quaisquer tipo de conflitos de interesses na busca por toda a verdade sobre a gestão da pandemia em nosso país. Para isso, a comissão parlamentar de inquérito precisa ser eminentemente técnica e justa", escreveu Girão no Instagram na manhã deste sábado 917).

Ele disse ainda: "Focada nos fatos determinados dos dois pedidos apensados de eventuais ações e omissões do Governo Federal na crise sanitária assim como também nos supostos indícios de desvios dos bilhões de reais de verbas da União enviados para Estados e Municípios".

Prosseguiu: "Nosso pedido foi claro nesse sentido quando 45 senadores subscreveram o pleito embasado em uma relação de dezenas de operações da @policiafederal em 2020 exatamente sobre o assunto. A principal qualidade esperada de um presidente e de um relator é sua isenção, sua imparcialidade, sem a manifestação de pré julgamentos antes da investigação".

Girão afirmou: "Temos o dever de conduzir os trabalhos de forma a corresponder à enorme expectativa da sociedade. Por isso lancei ontem à noite a minha candidatura à Presidência dessa CPI"

Leia a íntegra da postagem:

"O cidadão de bem brasileiro quer o comando da CPI da Covid sem quaisquer tipo de conflitos de interesses na busca por toda a verdade sobre a gestão da pandemia em nosso país. Para isso, a comissão parlamentar de inquérito precisa ser eminentemente técnica e justa. Focada nos fatos determinados dos dois pedidos apensados de eventuais ações e omissões do Governo Federal na crise sanitária assim como também nos supostos indícios de desvios dos bilhões de reais de verbas da União enviados para Estados e Municípios. Nosso pedido foi claro nesse sentido quando 45 senadores subscreveram o pleito embasado em uma relação de dezenas de operações da @policiafederal em 2020 exatamente sobre o assunto. A principal qualidade esperada de um presidente e de um relator é sua isenção, sua imparcialidade, sem a manifestação de pré julgamentos antes da investigação . Temos o dever de conduzir os trabalhos de forma a corresponder à enorme expectativa da sociedade. Por isso lancei ontem à noite a minha candidatura à Presidência dessa CPI. IMPORTANTE : é o Presidente, eleito pelos 11 membros , que escolhe em seguida o relator. Conto com a o seu apoio, vibração positiva e oração. Abraço fraterno e um abençoado final de semana a todos. Que Jesus nos guie , ilumine e nos proteja! Paz & Bem #pelobrasil #presidenciacpi #senadoreduardogirão #peloceara #independencia"


Foto do Jocélio Leal

Informe-se sobre a economia do Ceará aqui. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?