Redator do blog e coluna homônimos, diretor de Jornalismo da Rádio O POVO/CBN e CBN Cariri, âncora do programa O POVO no Rádio e editor-geral do Anuário do Ceará
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Fortaleza - Precipitada a Volkswagen não foi. Aliás, foi lenta. A alemã demorou a entrar na tendência dos SUVs compactos. Somente em 2018, outro dia, estreou o T-Cross . Desde então, acelerou.
No último dia 23 de abril, marcou o início da produção da Taos, o primeiro SUV que a marca produz na Argentina, em seu Centro Industrial Pacheco. No ano passado, dando de ombros para a pandemia, lançou o Nivus, cujo design é um dos trunfos e ainda faz com que ele chame a atenção por onde passa.
O “SUV-cupê” - chamemos assim - é mesmo estiloso. E nisso o comprador passional vai logo se apegar, dando de ombros para o fato de que ele é um hatch compacto com pinta de SUV, em verdade.
Na versão Nivus Highline 200 TSI 128 cv Aut. 6 velocidades com função Tiptronic Total Flex 5 portas custa R$ 111.820,00.
Mas vamos lá. O comprimento em maior ante o T-Cross e o porta-malas também (415 litros). Nele, aliás, muita serventia para o uso cotidiano no supermercado. Já a distância entre-eixos é idêntica a do Polo. Em suma, é importante curtir o que ele tem de SUV, mas não esquecer a realidade do modelo.
É um carro para poucos. Poucos a bordo. Quando se chega a quatro ou até cinco passageiros, como ele se propõe, melhor partir para outro maior.
A altura em relação ao solo fica ali entre o Polo (15 cm) e o T-Cross (20 cm), o Nivus (17 cm).
Passamos por lombadas, pisos ruins e outras provas urbanas sem maiores dificuldades e com conforto. Ninguém sentiu maiores pancadas. O motor 1.0 TSI (turbo com injeção direta) não decepcionou no Nivus. O torque de cerca de 20 kgfm antes das 2 mil RPM explica. O Nivus vai de 0 a 100 km/h em 10 segundos. Ok, não é um fenômeno. Mas dá o vigor que se espera do porte dele.
Por dentro, tem mimos como revestimento de couro, chave presencial e ar-condicionado automático digital, entre outras mumunhas mais. Tá bem, dentro você encontra menos do que sugere a casca. Mas...aqueles plásticos insistem com a realidade.
O painel de instrumentos digital, de série na versão Highline, bem como a nova central multimídia VW Play, conferem a sensação de que, pelo menos você está no topo de linha do modelo.
A VW Play permite o pareamento de celulares via Bluetooth e oferece suporte ao Apple CarPlay. A VW Play oferece ainda o uso de aplicativos do aparelho, como o Waze.
Mas um grande barato do carro é o alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência. Isso se soma ao piloto automático adaptativo.
No Test Drive do O POVO, o uso foi sobretudo urbano, em Fortaleza. Na Cidade, mostrou-se confortável e silencioso. O motor 1.0 Tsi de 128 cv de potência e 20,4 kgfm de torque (o mesmo usado no Polo, Virtus e T-Cross) deu valentia necessária para encarar ruas e avenidas.
Mas também houve o momento estrada. Nela, sentimos tranquilidade nas retomadas. Em um dos trechos percorridos, de Fortaleza até Guaramiranga (a 99,5 km de Fortaleza) e Mulungu (a 105,7 km de Fortaleza), com direito a subida de serra e ultrapassagens. Também fomos para o lado oposto, até Paracuru (Litoral Oeste).
Pegamos a rodovia na Estruturante, indo e voltando a Paracuru, a 90k da Capital em 1h30min de viagem, no Litoral Oeste do Ceará. Nos trechos de buracos, nos quais as manobras foram mais ágeis, o carro deu as respostas.
Além de bonito, ele não faz feio.
ANOTAÇÕES
- O Nivus tem seis opções de cores: Branco Cristal, Preto Ninja, Prata Sirius, Cinza Platinum, Vermelho Sunset e Cinza Moonstone – estas últimas duas exclusivas para o modelo.
- Consome 10,7 km/l (gasolina) e 7,7 km/l (etanol) no ciclo urbano, enquanto no rodoviário 13,2 km/l (gasolina) e 9,4 km/l (etanol) - dados do fabricante.
-Tem rodas grandes (17”, com efeito aumentado pela moldura em plástico dos para-lamas
- Na traseira, o um aerofólio e as lanternas, também em LED, se integram em uma grande barra fumê. Ficou bonito.
- O pacote de segurança tem recursos de direção semiautônoma. No rol, frenagem automática de emergência em caso de colisão iminente
- Outro recurso importante é o ACC (piloto automático adaptativo). Este mantém distância em relação ao carro da frente, reduzindo e acelerando conforme a margem de segurança
- Tem seis airbags.
FICHA TÉCNICA
Motor
Dianteiro, transversal, três cilindros em linha, 1.0, 12V, turbo, injeção direta, flex
Potência: 116 cv (gasolina) / 128 cv (etanol) a 5.500 RPM
Torque: 20,4 kgfm (gasolina/etanol) a 2.000 RPM
Câmbio
Automático, seis marchas (com borboletas no volante)
Tração dianteira
Direção
Elétrica com 10,9m de diâmetro de giro
Suspensão
Independente, McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira
Freios
Discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira
Pneus
205/55 R17
Dimensões
Comprimento: 4,27 m
Largura: 1,75 m
Altura: 1,49 m
Entre-eixos: 2,566 m
Capacidades
Tanque - 55 litros
Porta-malas - 415 litros
Peso
1.199 kg
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