Jocélio Leal
clique para exibir bio do colunista

Redator do blog e coluna homônimos, diretor de Jornalismo da Rádio O POVO/CBN e CBN Cariri, âncora do programa O POVO no Rádio e editor-geral do Anuário do Ceará

NOTÍCIA

Nordeste independente em milho

O programa Prospera junta grandes empresas do agronegócio e o Governo Federal em uma meta ousada. Pretende tornar o Ceará e outros quatro estados do Nordeste autossuficientes em milho. Os demais são Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte. Massey Ferguson e Yara aderiram ontem ao programa liderado pela Corteva Agriscience. Tem capacitação, assistência técnica e transferência de tecnologia para agricultores familiares. A meta é de 50 mil em cinco. Ao todo, 50 mil produtores rurais atendidos no quinquênio
Durante a cerimônia de lançamento do programa, um documento para a execução das atividades foi assinado pela ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento), pelo presidente da Corteva Agriscience para o Brasil, Roberto Hun; pelo presidente institucional da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), Cesário Ramalho da Silva; pelo presidente da AGCO América do Sul e líder Global Massey Ferguson, Luís Felli; e pelo presidente da Yara Brasil, Olaf Hektoen
Durante a cerimônia de lançamento do programa, um documento para a execução das atividades foi assinado pela ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento), pelo presidente da Corteva Agriscience para o Brasil, Roberto Hun; pelo presidente institucional da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), Cesário Ramalho da Silva; pelo presidente da AGCO América do Sul e líder Global Massey Ferguson, Luís Felli; e pelo presidente da Yara Brasil, Olaf Hektoen

O programa Prospera junta grandes empresas do agronegócio e o Governo Federal em uma meta ousada. Pretende tornar o Ceará e outros quatro estados do Nordeste autossuficientes em milho. Os demais são Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte. Massey Ferguson e Yara aderiram ontem ao programa liderado pela Corteva Agriscience. Tem capacitação, assistência técnica e transferência de tecnologia para agricultores familiares. A meta é de 50 mil em cinco. Ao todo, 50 mil produtores rurais atendidos no quinquênio.

Assinaram ontem no Ministério da Agricultura. A Yara é uma empresa especializada em nutrição de plantas e entra com apoio à produção com viés sustentável. O Prospera começou em 2017 no vizinho Pernambuco.

No começo, 45 participantes. Hoje, são mais de 1.400 produtores rurais e estudantes. Em Pernambuco, a média de produtividade passou de 10 sacas por hectare para 80 sacas por hectare. "O Nordeste precisa de milho, pois é importador para o seu mercado interno", disse a ministra Tereza Cristina no lançamento.

O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de milho, de acordo com levantamento do Banco de Nordeste de 2018. A produção é voltada essencialmente para o abastecimento interno, principalmente para a alimentação de animais. A avicultura (25,8%) e a suinocultura (13,6%) puxam o consumo. Na sua versão in natura, para consumo cozido ou assado, apenas 2%.

FARMACÊUTICA

Blau escolhe Pernambuco para fábrica

A Blau Farmacêutica bateu o martelo por Pernambuco para instalar a quinta fábrica no País. Ficará no Complexo de Suape, em investimento total de R$ 1 bilhão. Vai ocupar terreno de 600 mil m². O Ceará não estava no páreo. Perderam São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina. O investidor ganha redução de ICMS e perspectiva de incentivo via Sudene.

MUDAS DE PIO

C.Rolim planta uma árvore por metro construído

Concluído ontem o plantio de 40 mil árvores no Parque Estadual do Cocó pela C. Rolim Engenharia. O empresário Pio Rodrigues e o secretário do Meio-Ambiente, Artur Bruno, celebraram. Bruno desejou que outras empresas sigam o exemplo. Pio disse que a C. Rolim planta uma muda para cada metro construído.

MAIO

Fiat tem os três mais vendidos

O Fiat Argo foi o carro mais vendido do Brasil em maio. O hatchback somou 10.929 unidades, número inédito desde o lançamento, em 2017. Ademais, atingiu 6,2% de participação total. A Fiat é líder no País pelo quinto mês consecutivo, com 23% de participação. A Nova Strada (9.918 unidades e 5,6% de share) e o Mobi, com 7.443 (4,2% de share), fecharam o pódio italiano.

HISTÓRIA E LITURGIA

Presidentes e eleitores

A fala desastrada do presidente argentino Alberto Fernandez sobre as origens de Brasil e Argentina, com suposta vantagem civilizatória para eles, pela influência europeia na formação, ignora outros componentes do povo argentino, dentre os quais escravos africanos. Bobagens proferidas por um presidente dizem muito sobre ele e sobre seus eleitores. Vide o caso dos EUA da Era Trump, do Brasil ou da Era Bolsonaro. Em comum, o desrespeito à história e à liturgia do cargo.

horizontais

Tô indo...- A Agência Reguladora do Estado (Arce) avisa onde vai fiscalizar. Fará rodada de fiscalizações nos sistemas de abastecimento de água de 11 municípios cearenses, ao longo de junho. Pede documentações para inspecionar o serviço da Cagece.
Blog no rádio - De segunda a sexta, a qualquer momento, tem Blog Jocélio Leal nas rádios O POVO CBN, CBN Cariri e Nova Brasil FM Fortaleza.

 

 

Essa notícia foi relevante pra você?
Logo O POVO Mais