Logo O POVO+
Einstein negocia hospital em Fortaleza
Foto de Jocélio Leal
clique para exibir bio do colunista

Redator do blog e coluna homônimos, diretor de Jornalismo da Rádio O POVO/CBN e CBN Cariri, âncora do programa O POVO no Rádio e editor-geral do Anuário do Ceará

Einstein negocia hospital em Fortaleza

O hospital público e privado idealizado pelo hoje secretário da Saúde Cabeto Martins no Porangabuçu poderá se tornar uma filial do Albert Einstein. Cabeto confirmou à Coluna estar havendo entendimentos com a instituição de São Paulo. O hospital foi erguido até aqui com a injeção de dinheiro privado e público
Tipo Notícia
CABETO compôs governo Camilo até agosto comandando a pasta da Saúde (Foto: Thais Mesquita)
Foto: Thais Mesquita CABETO compôs governo Camilo até agosto comandando a pasta da Saúde

O hospital público e privado idealizado pelo hoje secretário da Saúde Cabeto Martins no Porangabuçu poderá se tornar uma filial do Albert Einstein. Cabeto confirmou à Coluna estar havendo entendimentos com a instituição de São Paulo. O hospital foi erguido até aqui com a injeção de dinheiro privado de empresários do Ceará, dentre os quais Ivens Dias Branco e Adauto Bezerra (já falecidos) e Tasso Jereissati, também senador, e com dinheiro público, originário de emendas parlamentares.

O martelo a ser batido pelo hospital israelita tem como possibilidade um arrendamento. Conforme Cabeto, o dinheiro privado é 90% do investimento. Até hoje, o hospital custou R$ 40 milhões. Com relação ao restante de origem pública, ele diz que um modelo possível seria um híbrido, com parte do atendimento sendo oferecido via Sistema Único de Saúde (SUS). A rigor, um desenho projetado por Cabeto desde 2001. "Seja como for, o grande desafio é ser uma instituição de referência nacional para atrair talentos para o Ceará".

Hoje, de acordo com Cabeto, 80% da infraestrutura está pronta. Estrando, Einstein iria equipar por completo.

O hospital compõe o chamado Distrito de Inovação do Porangabuçu, um conjunto de equipamentos de saúde já em operação - o bairro abriga o campus da área de saúde da Universidade Federal do Ceará (UFC) - e uma série de intervenções urbanas no bairro, incluindo o entorno da lagoa do bairro. A licitação para as obras será relançada em 30 dias.

 

MEDICINA UECE

Ari de Sá com 57% na 1a fase

O SAS Plataforma de Educação declara: dos 127 candidatos selecionados na 1ª fase para o vestibular de Medicina da Uece, 72 (57%) são do Colégio Ari de Sá, um dos que adota o sistema. As provas da 2ª fase serão realizadas hoje e amanhã. Em tempo, SAS e Ari são dos mesmos controladores. A nave-mãe do SAS é a Arco Educação, com ações negociadas na Nasdaq.

FINTECH

Ex-diretor do BNB agora é banqueiro

Fernando Passos: ex-diretor financeiro e de Capitais e Mercado do BNB e hoje banqueiro, à frete do banco Cactvs (Foto: KLeber A. Gonçalves, em 02/05/2012)
Fernando Passos: ex-diretor financeiro e de Capitais e Mercado do BNB e hoje banqueiro, à frete do banco Cactvs (Foto: KLeber A. Gonçalves, em 02/05/2012) (Foto: KLeber A. Gonçalves, em 02/05/2012)


Tem como sócio majoritário o ex-diretor do Banco do Nordeste Fernando Passos a fintech Banco Cactvs. A sede fica em São Paulo e tem bases no Rio de Janeiro, Campinas (SP), Manaus, Belém e em todas as capitais do Nordeste. Mira em público ainda desbancarizado das classes C, D e E e declara 100 mil clientes em quatro meses de operação.

PESQUISA CNT

Um fato político da segunda


A Confederação Nacional do Transporte (CNT) divulga amanhã, às 11h, nova Pesquisa CNT de Opinião, realizada de quarta a sexta passada. Feita pelo Instituto MDA, traz a avaliação do governo e pessoal do presidente Bolsonaro. Também trará a intenções de voto dos entrevistados para 2022, além da opinião sobre o tipo de urna eleitoral (voto impresso ou eletrônico).

D’ALÉM MAR

Brasil-Portugal online


A Câmara Brasil Portugal no Ceará, com o apoio da Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil, realiza o Fórum Brasil Portugal - Fortalecendo Negócios, na quarta-feira e na quinta, de forma online.

PATRULHA

Eduardo, Juliana Paes e a falta de empatia à esquerda

.
O governador gaúcho Eduardo Leite (PSDB) foi alvo de reações duras de setores da Esquerda ao declarar sua orientação sexual na quinta-feira. De setores, porque houve acolhimento também. As reações antipáticas foram movidas por algo maior do que a bandeira LGBTQIA+, tão afim da Esquerda brasileira: o fuzilamento das dissonâncias. Foi bem parecido com o que fizeram contra a atriz Juliana Paes. Ela sofreu massacre virtual ao se manifestar contra o tratamento áspero contra a médica Nise Yamaguchi durante depoimento na CPI da Covid-19. O motivo? Nise é ligada ao Governo e Juliana se posicionou como isenta. Nem bolsominion e nem à esquerda. Ela chegou a usar uma hipérbole usando o termo “delírio comunista”. Com Eduardo, a dimensão política da atitude para a causa LGBTQIA+ foi tratada com indiferença porque ele votara em Bolsonaro em 2018. No caso do tucano, a reação foi mais orgânica porque ele é pré-candidato ao Planalto.

TRANSFERÊNCIAS

Espanhol faz por Whatsapp

Rogério Panca, superintendente de Cartões do Santander
Rogério Panca, superintendente de Cartões do Santander (Foto: DIVULGAÇÃO)


O Santander passou a operar transferência via WhatsApp. O cliente precisa registrar o cartão no app. Não há taxas. Até R$ 1 mil por transação, diz Rogério Panca, superintendente de Cartões.



Horizontais


Colchão - A Anjos Colchões & Sofás, rede de franquias do ramo, está abrindo a primeira unidade em Fortaleza. Natural de Cascavel (PR), tem mais de 30 anos de mercado. Será a quinta loja no Nordeste.
Há vagas - Estão abertas inscrições para o processo seletivo para 501 vagas da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco. Vagas temporárias de um ano de duração, com possibilidade de prorrogação por mais um ano.
À francesa - O Grupo Air France-KLM mexeu no time. Fabio Lessa passa a ser o gerente de Vendas Corporativas; Paulo Cruz assume a gerência de Vendas de Lazer, Consolidação e OTAs, enquanto Helen Assis somará à sua carteira atual de clientes as contas globais.
Cabe mais - A Ativa Investimentos rodou os modelos de defasagem e aponta que, hoje, existe um potencial de elevação de 20% no preço da gasolina comercializada pela Petrobras.

Foto do Jocélio Leal

Informe-se sobre a economia do Ceará aqui. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?