Logo O POVO+
Usina de Quixadá: o que será vendido
Foto de Jocélio Leal
clique para exibir bio do colunista

Redator do blog e coluna homônimos, diretor de Jornalismo da Rádio O POVO/CBN e CBN Cariri, âncora do programa O POVO no Rádio e editor-geral do Anuário do Ceará

Usina de Quixadá: o que será vendido

A usina de biodiesel de Quixadá segue a hibernar. A unidade parou em novembro de 2016. Desde então até abril de 2017 houve a desmobilização. Pessoas foram transferidas, tanques foram limpos e começou a chamada hibernação, com equipes terceirizadas a dar manutenção nos equipamentos. O time de funcionários da Petrobras Biocombustíveis teme ser "vendido" junto com as usinas
Tipo Opinião
Usina de biodiesel de Quixadá (Foto: ANTONIO SCORZA)
Foto: ANTONIO SCORZA Usina de biodiesel de Quixadá

A usina de biodiesel de Quixadá segue a hibernar. A unidade parou em novembro de 2016. Desde então até abril de 2017 houve a desmobilização. Pessoas foram transferidas, tanques foram limpos e começou a chamada hibernação, com equipes terceirizadas a dar manutenção nos equipamentos. O time de funcionários da Petrobras Biocombustíveis foi transferido para as outras usinas ainda em operação, em Candeias (BA) e Montes Claros (MG).

Quixadá é a prova viva de que mamona pode gerar combustível, mas o modelo de negócio não se mostrou viável. Mais do que isso, demonstra que o Governo Lula prometeu o que não poderia entregar: fazer da mamona uma revolução para os pequenos produtores do Nordeste. Em Quixadá, em vez de mamona, usaram-se gordura animal, algodão e óleo de soja, variando conforme a cotação de mercado. O incentivo à mamona acabou servindo a outros destinos, não do combustível.

Hoje, os funcionários da companhia vivem a angústia da venda e do rumor de que seriam "vendidos" junto para quem assumir o controle das usinas. A privatização da Petrobras Biocombustível foi anunciada em julho de 2020. Fundada em 2008, a subsidiária é uma das maiores produtoras de biodiesel do País. Tem na equipe técnicos de operação, químicos, engenheiros, médicos e advogados.

A se confirmar a venda das usinas e do passe dos técnicos, poderia estar a Petrobras abrindo mão do ativo mais valioso da estatal, a experiência dos profissionais no setor de biocombustíveis. O pessoal é treinado e tem muito a contribuir para as demandas da estatal no setor. Por exemplo, hoje está em franca expansão o chamado diesel verde (HVO) - idêntico ao diesel fóssil, mas feito a partir de óleo vegetal.

AGORA COM PUNIÇÃO

LGPD e o desafio de treinar o pessoal

A partir de hoje, as empresas que violarem as regras da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) poderão ser multadas. A manipulação de dados de quaisquer pessoas físicas – sejam clientes, funcionários ou fornecedores – precisa seguir a legislação, estejam esses dados armazenados digitalmente ou em arquivos e pastas, por exemplo. “Quando um caixa de loja pedir o CPF do cliente para emissão de uma nota fiscal, por exemplo, ele precisará saber informar ao cliente exatamente a finalidade da coleta deste dado, dentro do que a LGPD exige. E, quando o dado for coletado para outro tipo de cadastro, o cliente precisará autorizá-lo expressamente. Acontece que as varejistas, de forma geral, não treinaram as equipes de lojas e poderão sofrer com esse atraso”, avisa Thaís Kurita, advogada especializada em Direito Empresarial, com foco em Varejo e Franchising.

Elias Leite, presidente da Unimed Fortaleza(Foto: BARBARA MOIRA)
Foto: BARBARA MOIRA Elias Leite, presidente da Unimed Fortaleza

UNIMED

Notícia falsa e verdadeira

Na nova temporada de notícias falsas, uma que estreou estes dias diz respeito à nova variante Delta do coronavírus. Lista uma série de supostos procedimentos e atribui a um tal Grupo Unimed, um grupo inexistente. As Unimed são cooperativas. A propósito, o presidente da Unimed Fortaleza, Elias Bezerra Leite, diz que a Unimed está preparada para se preciso, “que Deus nos livre”, remontar um hospital de campanha em sete dias.

rodovia BR 153(Foto: Divulgação DNIT)
Foto: Divulgação DNIT rodovia BR 153

SEM ACOSTAMENTO

Preço do asfalto sobe de novo hoje

O preço do asfalto sobe de novo a partir de hoje. O aviso foi dado pela Petrobras na sexta-feira. No caso do cimento asfáltico produzido pela Lubnor, no Mucuripe, em Fortaleza, aumento de 6,1%. Já o asfalto diluído da Lubnor chega ao mercado custando 1,8% mais caro. O impacto disto vai para a rua e rodovias. Os empreiteiros reclamam dos contratos com os governos, nos três níveis. No Ceará, o Governo tem dito que será resolvido. Os empresários acreditam, mas em um ritmo lento. “Acho ainda que querem usar a tática de tratar caso a caso ao invés de estabelecer um critério para ter alavanca de pressão”, disse um executivo no acostamento.

Em 2020, a montadora coreana apresentou o vira-lata caramelo Tucson, adotado e fotografado com crachá na porta da concessionária HMB Prime Serra, no Espirito Santo(Foto: DIVULGAÇÃO)
Foto: DIVULGAÇÃO Em 2020, a montadora coreana apresentou o vira-lata caramelo Tucson, adotado e fotografado com crachá na porta da concessionária HMB Prime Serra, no Espirito Santo

HYUNDAI

Adoção à coreana

A Hyundai Motor Brasil escolheu a última semana do mês de julho para promover uma campanha de adoção em parceria com a Petz. A chamada Semana da Adoção Hyundai Petz mira o Adote Petz, um projeto que neste ano já ajudou mais de 3,8 mil pets a encontrarem um novo lar. A campanha também comemora o Dia Nacional do Vira-Lata, celebrado ontem.

Horizontais

Sem pelos - A Vialaser Depilação abriu duas unidades no Nordeste, uma no Ceará, no North Shopping Fortaleza (Bezerra de Menezes). A outra foi no Shopping Recife. Agora são oito na região. Hoje são mais de 120 clínicas no Brasil, além de quatro no Paraguai.

Esperto - A J. Simões entrega o J. Smart Vicente Leite, com 66 apartamentos. Antecipou cronograma. Projeto da EXP.

O POVO no Rádio - De Segunda a sábado na rádio O POVO CBN, de 9h às 11 horas.

Foto do Jocélio Leal

Informe-se sobre a economia do Ceará aqui. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?