Logo O POVO+
No compasso da desilusão
Foto de Jocélio Leal
clique para exibir bio do colunista

Redator do blog e coluna homônimos, diretor de Jornalismo da Rádio O POVO/CBN e CBN Cariri, âncora do programa O POVO no Rádio e editor-geral do Anuário do Ceará

No compasso da desilusão

Há muita lamúria entre empresários do ramo. O alvo são os governadores, como Camilo Santana (PT). O discurso a favor do Carnaval, contudo, é frágil como serpentina. Falam em sintomas leves. Há quem defina como uma enfermidade quase assintomática. Nao é. A fala não resiste às estatísticas da escalada da Covid-19 e das gripes
Tipo Opinião
Prefeitura de São Paulo tinha autorizado 696 desfiles de rua no Carnaval 2022 (Foto: divulgação)
Foto: divulgação Prefeitura de São Paulo tinha autorizado 696 desfiles de rua no Carnaval 2022

Carla Bensoussan, empresária do setor de eventos em Recife, e com carnavais públicos e privados no currículo, condena a realização de eventos nestes tempos pandêmicos. Para ela, não há segurança. "Carnaval é fantasia, rua, alegria, viagem, multidão, blocos, turismo do mundo todo. Vivenciar a cultura popular do nosso povo. Infelizmente ainda não será esse ano de 2022". Carla, porém, está em um bloco quase do Eu Sozinha.

Há muita lamúria entre empresários do ramo. O alvo são os governadores, como Camilo Santana (PT). O discurso a favor do Carnaval, contudo, é frágil como serpentina. Falam em sintomas leves. Há quem defina como uma enfermidade quase assintomática. Nao é. A fala não resiste às estatísticas da escalada da Covid-19 e das gripes.

O aumento das taxas de ocupação dos leitos de hospitais públicos e particulares por pacientes da pandemia grita. Como revelou o presidente da Unimed Fortaleza, Elias Leite, nunca se testou tanto e nunca houve tantos resultados positivos, com 52% de confirmações.

Decerto, nenhum governante deseja calar o Carnaval, gerador de receita pelo consumo, ainda que haja também a conta da violência - um cálculo talvez nem mensurado.

A propósito, o setor de eventos tem muito a aprender ainda.

AVENIDA

Monsenhor Tabosa
faz promoção

Quem disse que a Monsenhor Tabosa morreu? Ela vive. Um bocado combalida, é verdade, mas viva. Outrora cingida ao comércio de roupas, calçados e acessórios, hoje ela divide estas lojas também com serviços. O Pinheiro Supermercados é uma âncora, por exemplo. E agora os lojistas da área anunciam uma temporada de liquidação até o dia 31. O Liquida Verão Tabosa ocorre em 21 lojas, com descontos de até 50%.

A DISTÂNCIA

Itaú Unibanco testa abertura de conta pelo Whats

O Itaú Unibanco se declara o primeiro banco do Brasil a oferecer o serviço de abertura de conta corrente para seus clientes via WhatsApp. Define como uma ação para modernizar o fluxo de abertura de novas contas. Por ora, um piloto, para parte dos servidores públicos do Governo de Minas Gerais - lá o banco tem o que o Bradesco tem aqui, a folha de pagamento estadual.

STARTUP CEARENSE

Delphos conquista contrato da Ocyan, de novo

A startup cearense Delphos foi contratada novamente como fornecedora pela Ocyan (antiga Odebrecht Óleo e Gás). Mais uma vez foi selecionada para o desafio Predição de Falhas em Motogeradores, no Ocyan Waves 2021. A empresa desenvolveu projeto piloto durante o ano passado e agora já possui dois contratos com a empresa.

CARROS

Stellantis lidera após um ano, puxada pela Fiat

Prestes a completar um ano de operações, a Stellantis - junção da Fiat-Chrysler e do Grupo PSA - é considerada a maior empresa do setor automotivo na América do Sul e a Fiat é a marca mais vendida na região. A empresa liderou o mercado sul-americano em 2021, com 811,6 mil veículos vendidos, o equivalente a 22,9% de participação de mercado.

DEONTOLOGIA

TST diz que assessor não é jornalista

Uma decisão da Justiça do Trabalho ratificou um entendimento antigo e polêmico entre jornalistas. Para a Oitava Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ao julgar caso na área, assessor de imprensa não é jornalista. Considera o TST não formarem a mesma atividade profissional. Em tempo: nos anos 1990, o jornalista Bernardo Kucinski, autor de "Jornalismo Econômico" (Edusp), já demonstrava a distinção.

Horizontais

Polpa - A Nossa Fruta Brasil, a indústria de polpa de frutas de José Roberto Nogueira (fundador e CEO da Brisanet), diz destinar, por ano, mais de 500 toneladas de substrato das frutas para reaproveitamento em compostagem e produção de adubo orgânico para as hortas da região em torno da fábrica. Fica em Pereiro.

Carro - Após anunciar o retorno da produção do Range Rover Evoque em solo nacional, a Jaguar Land Rover lança mais uma novidade vinda da fábrica de Itatiaia (RJ): o Land Rover Discovery Sport, no modelo 2022. Tem atualizações de motorização. Chega às concessionárias custando a partir de R$ 323.950,00 na versão motor flex P250 FF.

 

Foto do Jocélio Leal

Informe-se sobre a economia do Ceará aqui. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?