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Buser engana consumidor, diz Paulo Porto
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Redator do blog e coluna homônimos, diretor de Jornalismo da Rádio O POVO/CBN e CBN Cariri, âncora do programa O POVO no Rádio e editor-geral do Anuário do Ceará

Buser engana consumidor, diz Paulo Porto

App vende passagens, mas não tem frota própria. Conforme fecha grupos, contrata serviços de empresas de fretamento para fazer linhas já licitadas pelo Poder público; no Ceará, Justiça proibiu a operação
Tipo Opinião
Paulo Porto Lima, diretor do Grupo Expresso Guanabara (Foto: EDIMAR SOARES)
Foto: EDIMAR SOARES Paulo Porto Lima, diretor do Grupo Expresso Guanabara

Livre concorrência é muito bom, mas não quando vai de encontro às regras definidas pela legislação. No caso dos ônibus rodoviários, a ultrapassagem é irregular. Quem passa são os aplicativos de ônibus como o Buser. Funciona da seguinte maneira: o consumidor compra um bilhete pelo app e fica feliz porque o preço anunciado é até 50% menor ante a passagem por empresa convencional. Contudo, o ônibus a ser utilizado não pertence à Buser. Ela freta um veículo. A viagem acontece se é vendido o mínimo de assentos estimado para compensar o trecho. Seriam 70%.

O presidente da Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati), Paulo Porto Lima, é direto quanto ao Buser: "O aplicativo engana o consumidor no momento em que ele, ao adquirir um bilhete, acha que vai viajar pela empresa Buser, quando não é. Após a Buser fechar um grupo, ela contrata uma empresa que o consumidor não sabe nem qual é". Ele marca duas questões não respondidas ao cliente: se o motorista está treinado e qual a idade do veículo. "Isto é o mínimo que nós, empresas regulares, nos submetemos à regulação do Poder Público". Paulo conversou com o redator da Coluna ontem no programa O POVO no Rádio, na rádio O POVO CBN

Afora as exigência em edital, como a oferta de assentos para passageiros com direito a benefícios sociais, como gratuidade em dois assentos por trecho para idosos e pessoas com deficiência física, por exemplo, ainda não há também, aponta Paulo, recolhimento de ICMS para os estados. Isto seria a garantia de estar segurado, ter direito a reclamação e reembolso. No Ceará, as empresas pagam a outorga ao vencer edital e taxa de fiscalização.

No Ceará, a decisão da Justiça estadual de proibir a operação de Buser, com multa estipulada de até R$ 500 mil, em caso de descumprimento repetido, é uma esperança das empresas de ônibus. E uma temeridade a mais para quem comprar bilhete. A empresa vai recorrer.

SEM TERRA E SEM AR

Itapemirim em colapso

A situação da Itapemirim, em terra (porque no ar já parou de voar) é de absoluta temeridade. Há uma semana está com movimento de greve em diversos estados, sem conseguir cumprir horários e abandonando os passageiros nas rodoviárias. Outras empresas estão socorrendo os incautos. Guanabara, Progresso, Gontijo e Real Expresso estão atendendo grande parte da demanda. Um ônibus da Itapemirim parou em Salgueiro (PE) porque o motorista abandonou os 35 passageiros que estavam vindo de São Paulo para Fortaleza. Convenhamos, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) já deveria ter cassado a licença operacional da empresa. Afinal, mesmo sem ter a garantia da operação, continua vendendo passagens.

Produção de cimento Apodi no Pecém é operado por inteligência artificial em parceria com a UFC(Foto: SAMUEL PIMENTEL)
Foto: SAMUEL PIMENTEL Produção de cimento Apodi no Pecém é operado por inteligência artificial em parceria com a UFC

CIMENTO

Apodi agora tem 10 CDs

A Cimento Apodi começa a operar na segunda-feira um Centro de Distribuição na cidade de Picos, no Piauí, a pouco mais de 300 km da capital, Teresina. O CD Apodi em Picos é o décimo da companhia e o segundo inaugurado neste mês. Antes abriu em Feira de Santana (BA), no último dia 7. A cimento Apodi é uma joint venture formada pela família Dias Branco (não confundir com o Grupo M. Dias Branco, pois está fora do guarda-chuva e do grupo grego Titan, com 110 anos de mercado.

Horizontais

Boa ação - A marca carioca de biscoitos e snacks Piraquê, pertencente à cearense M. Dias Branco, fez a primeira a doação emergencial de alimentos às vítimas das enchentes em Petrópolis (RJ). Enviou 1,3 tonelada de alimentos para a Comissão das Vítimas das Tragédias da Região Serrana do Rio de Janeiro.

Lançamento - O Tiggo 5x recebe nova atualização e passa a ser comercializado exclusivamente na versão PRO. Com isso, o utilitário promete mais tecnologia e mudanças no design. Desde que chegou às concessionárias, há três anos, o Tiggo 5x soma quase 30 mil unidades vendidas no Brasil. Custa R$ 154.990.

Pesquisa- O Dataleal, o instituto empírico da Coluna, mostra que a simpatia pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) nos condomínios caros da Beira Mar de Fortaleza, é da altura dos prédios. Um habitante divergente confidenciou: "Não entendo, pois esta turma nunca ganhou tanto dinheiro como na Era petista". O Brasil não é mesmo para amadores. O único Amador que deu certo foi o fundador do Bradesco.

 

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