Redator do blog e coluna homônimos, diretor de Jornalismo da Rádio O POVO/CBN e CBN Cariri, âncora do programa O POVO no Rádio e editor-geral do Anuário do Ceará
Redator do blog e coluna homônimos, diretor de Jornalismo da Rádio O POVO/CBN e CBN Cariri, âncora do programa O POVO no Rádio e editor-geral do Anuário do Ceará
Já faz um tempo que as empreiteiras reclamam de uma conta que não fecha. Dizem que a inflação da construção civil torna inviável entrar em empreitadas como o Anel Viário de Fortaleza, a obra federal sob batuta do Governo estadual. Diesel, aço, cimento, asfalto e tudo o mais o que compõem a lista de compras pressionam as empresas.
"Não há outro caminho, sem que haja a correção dos preços. A repercussão disso serão várias obras iniciando e parando dentro de alguns meses porque não há como seguir", lamenta-se o vice-presidente do Sindicato da Construção Pesada (Sinconpe), Eduardo Benevides. Ele esteve na rádio O POVO CBN e relatou o quadro. Hoje, a queixa é também pesada. "O Estado não vem pagando regularmente os reajustes ou reequilíbrios, ambos previstos em contrato. Nem recebem ofícios com pedidos". O Sindicato chegou a fazer uma ata notarial relatando a negativa do setor de protocolos.
Uma sondagem feita pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), com cerca de 200 empreiteiras de todo o País, apontou três efeitos da alta dos insumos: impacto financeiro, ritmo de execução das obras e demissões. A CBIC cobra a repactuação dos contratos com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e os estados.
No Ceará, houve um avanço e um retrocesso relâmpagos na relação das empreiteiras com o Governo do Estado. A Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) publicou uma nova tabela de preços, mas em pouco dias a tabela sumiu porque o Governo desistiu de oferecer o reajuste. Nos corredores do Governo e das construtoras falam que a tecla DEL foi apertada por força da Superintendência de Obras (SOP) - cujas divergências internas com a Seinfra são conhecidas. Logo após a postagem, a SOP teria advertido o Palácio quanto ao impacto da nova tabela para os contratos atuais e futuros. Acabou vencendo a peleja.
Ante o sumiço da tabela, o presidente do Sindicato das Construtoras (Sinduscon), Patriolino Ribeiro, e o vice-presidente da área de obras públicas, Augusto Rogério de Menezes Souza, enviaram ofício ao Governo. No texto, ponderam sobre o desequilíbrio econômico-financeiro dos contratos e lembram ser a tabela vigente de 30 de março de 2021 (número 27). E cobram: "As dificuldades seriam, em parte, solucionadas com a publicação de custos Seinfra número 28", diz o texto, se referindo à tabela natimorta. A tabela foi postada no dia 26 de abril no site da Seinfra. O ofício é concluído com um apelo: requer com a máxima brevidade a republicação da tabela 28, a ser usada como parâmetro de preços para contratos atuais e vindouros. Isso foi no último dia 11. Nada aconteceu.
O piloto cearense Bernardo Gentil, 12, venceu na manhã de ontem a 3ª etapa do Campeonato Brasiliense de Kart, na categoria Júnior Menor (12/13 anos). Ele é o líder. Bernardo também foi segundo na geral, junto com a categoria Júnior (14/15 anos). Em Brasília, as duas categorias correm juntas. Ele é o atual campeão (2021) Cadete (categoria anterior) e lidera o campeonato Brasiliense. No próximo sábado, 4 de junho, ele corre a 5ª etapa do Paulista Light de Kart, Bernardo está em segundo lugar, após dois 3º, um 2º e um 1° lugar. A prioridade dele é São Paulo, onde corre patrocinado como piloto oficial da fabricante italiana de chassis CRG. O projeto dele é estar na F4 (categoria da FIA) em 2025.
O Grupo Coaph Saúde fará o novo Coaphcare - Centro de Cuidados Paliativos do Grupo. Ficará no Eusébio. O Coaphcare é um equipamento de internamento com espaço físico para acompanhamento, tratamento e supervisão clínica de pacientes. Os serviços são destinados a doentes em situação clínica complexa e de sofrimentos decorrentes de doença severa e/ou avançada, incurável e progressiva. A Unidade terá cerca de 150 vagas diretas para cooperados técnicos, enfermeiros, farmacêuticos, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas e técnicos em geral. Abre no começo de 2023.
Mulheres são maioria dos beneficiados com microcrédito do Santander e ultrapassam os 122 mil clientes no Ceará. Elas representam 65% desse público, que o Santander pretende crescer em 7,2% em 2022. O Ceará é o estado do Nordeste onde o Santander tem o maior número de microempreendedores nesse programa, independentemente do gênero. Fechou 2021 com 188,5 mil - mais do que o dobro do segundo colocado, a Bahia. O banco espanhol fala em R$ 463 milhões de crédito injetados nesses negócios no ano passado, valor superior também aos das carteiras de clientes dos demais estados da região. Os segmentos que mais buscam microcrédito são os de serviço, confecção e alimentação.
Morre fundador da controladora da Robinson Crusoe
O espanhol Jesús Alonso Fernández, fundador do Grupo Jealsa, morreu na sexta-feira aos 92 anos de idade. O grupo controla no Ceará a Crusoe Foods Brasil, em São Gonçalo do Amarante, desde 2014. Em nota, a empresa lamentou o falecimento. "Alonso formou em 1958 o que é hoje a empresa número um da Espanha, presente em todo o mundo com marcas como Rianxeira, Escurís, Mare Aperto, e a própria Robinson Crusoe", diz o texto. Os produtos da marca Robinson Crusoe abastecem as regiões Norte, Nordeste e parte do Sul e Sudeste. Declara-se a maior indústria de pescados do Norte e Nordeste e a terceira maior do País, representando 11% do mercado nacional de atum.
Tales de Sá Cavalcante diz que o sistema de ensino que toca em sociedade com a Editora Moderna, hoje com mais de 100 mil alunos, é um caminho sem volta no setor da educação. Um dos trunfos do sistema é a marca Farias Brito, ancorada nas aprovações em exames para o ITA, IME e também Enem. Sobre expansão, Tales afirma que difícil é abrir a segunda escola. Depois, não mais, segundo ele. Além de Fortaleza, o FB está em Sobral, Eusébio e tem um terreno cedido pela Prefeitura do Crato, mas brecou o projeto, por ora, devido à pandemia.
7Cantos em 9 cantos - A startup cearense de aluguel de imóveis 7Cantos está chegando a Teresina. O head de Growth (também conhecido como diretor responsável por gerar expansão rápida) da 7Cantos, Arthur Jacob, afirma que o mercado teresinense pedia serviços imobiliários mais ágeis e menos burocráticos. O plano é todo o Nordeste (nove estados) até 2023. O próximo endereço é Maceió.
Feirão - A Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav Ceará) promove, em junho um feirão turístico. Faz Fortaleza, de 3 a 5, no Iguatemi Bosque), Sobral (dias 10 a 12, no Sobral Shopping) e Juazeiro do Norte (dias 17 a 19, no La Plaza Shopping).
Câmera e ação - A Polícia Militar de Minas Gerais começará a usar câmeras nos uniformes dos policiais. O governador Romeu Zema (Novo) anunciou a compra das câmeras e também de armamento não letal. Começa em fase piloto com quatro mil PMs. São Paulo já usa. Ceará ainda não. De todo modo, a atitude nazista dos PRFs em Sergipe mostra que as imagens só não coíbem maus policiais. São parte.
Hatch - A Peugeot retornou com mais intensidade a uma parcela importante no país, o de hatches compactos equipados com motor 1.0. Lançou o Novo 208 1.0, disponível em duas versões - Like e Style. Chega com valor de lançamento de R$ 72.990. Quer brigar com o Hyundai HB20 e outros pequenos.
Informe-se sobre a economia do Ceará aqui. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.