Logo O POVO+
A falta de medicamentos dói
Foto de Jocélio Leal
clique para exibir bio do colunista

Redator do blog e coluna homônimos, diretor de Jornalismo da Rádio O POVO/CBN e CBN Cariri, âncora do programa O POVO no Rádio e editor-geral do Anuário do Ceará

A falta de medicamentos dói

Em todo o País a falta de estoques compromete tratamentos médicos e até o atendimento básico, pela ausência de produtos simples, como dipirona
Tipo Notícia
Fortaleza, CE, BR - 26.01.22 Falta de medicamentos afeta farmácias e unidades de saúde em todo o País (Fco Fontenele/O POVO (Foto: FCO FONTENELE)
Foto: FCO FONTENELE Fortaleza, CE, BR - 26.01.22 Falta de medicamentos afeta farmácias e unidades de saúde em todo o País (Fco Fontenele/O POVO

.

O desabastecimento de medicamentos a afetar farmácias, hospitais e unidades públicas e privadas de saúde se deve a ausência de insumos para fazer os remédios e também as embalagens. A dor é nacional. O Conselho Municipal de Secretários de Saúde de São Paulo (Cosems/SP) até listou mais de 40 substâncias escassas. E são simples, como dipirona, cetoprofeno e até soro fisiológico.

No Ceará, o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado do Ceará (Sincofarma-CE), Ubiranilson Alves, não tem como afirmar com muita certeza, mas estima que o estoque de medicamentos nas farmácias do Estado seja regularizado entre 15 e 20 dias. No estado, ele põe na lista de faltosos mais preocupantes os antibióticos. Mas a receita volta sem rasura para polivitamínicos, xaropes e antitérmicos, afora Omeprazol, Sinvastatina, Gabapentina, Escitalopram e Clonazepam.

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Abiquifi), Norberto Prestes, diz que a invasão da Ucrânia e o lockdown na China pioram o quadro, porque trava a importação de insumos farmacêuticos ativos (IFAs). Mas ardem o aumento do dólar, do combustível e da energia, que elevaram o preço da matéria-prima, e também impactam no fornecimento desses remédios.

POLÍCIA MILITAR

OAB quer farda com câmera

São Paulo e outros estados, como Santa Catarina, já usam. Minas já comprou e Rio de Janeiro anunciou o uso de câmeras de vídeo nos uniformes das polícias militares. No Ceará, a OAB emitiu dois ofícios endereçados ao Governo propondo a adesão ao modelo. O presidente Erinaldo Dantas assinoiu os ofícios junto com a presidente da Comissão de Direitos Humanos, Leila Paiva. O primeiro ofício é de maio de 2021.

AGENDA

Fiec fará evento sobre hidrogênio verde

A Fiec vai realizar Fiec Summit deste ano sobre 'hidrogênio verde'. Pretende reunir empresas, academia e governos. Será de 3 a 4 de agosto, na sede da Federação. O evento será palco de palestras e apresentações de cases nacionais e internacionais, além de exposições, debates e rodadas de negócios. Tem apoio do Sindienergia. O Sindicato, aliás, acaba de ver nascer o Centro de Excelência de Transição Energética, investimento dos braços da Fiec Sesi e Senai.

Tasso Melo, CEO do Grupo Carmel (Foto: BEATRIZ BLEY / DIVULGAÇÃO )
Foto: BEATRIZ BLEY / DIVULGAÇÃO Tasso Melo, CEO do Grupo Carmel

ICARAÍ DE AMONTADA

Carmel abre novo hotel até 2024

A rede de hoteis Carmel agenda o Carmel Icaraí de Amontada ao tempo em que diz que as médias de ocupação em seus três resorts está boa. Ficam no Barro Preto (Aquiraz), no Cumbuco e na Taíba. Ao lado hotel do Barro Preto, comprou dois terrenos e fará mais bangalôs e um novo spa. Hoje são 35 acomodações. No Icaraizinho, a área total adquirida é de 26 mil metros quadrados. As obras devem começar este ano para operar entre fim de 2024 e início de 2025.

Horizontais

Corrida para ajudar - A Webmotors apoia a Corrida KF 18 anos neste domingo. KF é uma revenda de seminovos. Toda a renda obtida com as inscrições será revertida em cestas básicas para auxiliar pessoas carentes.

O meio - Ficou mais fácil pagar a conta de energia no Ceará. Não pelo preço, mas pelo meio de pagamento. A Enel Ceará e o PicPay vão oferecer a opção de pagamento da conta de energia por meio da carteira digital do PicPay. Em junho e julho, os consumidores que pagam e entram em programa de cashback.

Fusões e aquisições - O setor de educação registrou 19 operações de fusões e aquisições no primeiro trimestre de 2022, um aumento de 72,7% em comparação com o mesmo período do ano anterior, quando hoiuve 11 transações. São dados de pesquisa trimestral da KPMG.

 

Foto do Jocélio Leal

Informe-se sobre a economia do Ceará aqui. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?