Logo O POVO+
ManageEngine projeta crescer 40% em 2022, com foco no setor público
Foto de Jocélio Leal
clique para exibir bio do colunista

Redator do blog e coluna homônimos, diretor de Jornalismo da Rádio O POVO/CBN e CBN Cariri, âncora do programa O POVO no Rádio e editor-geral do Anuário do Ceará

ManageEngine projeta crescer 40% em 2022, com foco no setor público

Divisão do grupo indiano Zoho Corporation abre escritório em São Paulo, donde pretende ampliar atuação no Brasil, com atenção especial nos órgãos oficiais; empresa acaba de abrir escritório em São Paulo, mira também no Ceará, mas, por ora, sem presença física
Tipo Notícia
Gerente técnico da ManageEngine no Brasil, Tonimar Dal Alba: operação enxuta, com apenas 10 funcionários e planos dobrar até o próximo ano (Foto: JOCÉLIO LEAL)
Foto: JOCÉLIO LEAL Gerente técnico da ManageEngine no Brasil, Tonimar Dal Alba: operação enxuta, com apenas 10 funcionários e planos dobrar até o próximo ano

A ManageEngine, divisão de gerenciamento de TI empresarial da indiana Zoho Corporation, completou 20 anos no Brasil e abriu uma base em São Paulo. A meta é crescer 40% em 2022. A operação é enxuta. São apenas 10 funcionários e pretende dobrar até o próximo ano. Fortaleza está no radar, mas não há nenhuma indicação de filial. Fará ações de relacionamento pelo País. Um dos focos é o setor governamental, onde a companhia se concentrará nesta fase. Nele, tem visto diversas iniciativas de transformação digital. 

O País é estratégico na América Latina diz o gerente técnico Tonimar Dal Alba. Os principais territórios da empresa no Brasil são os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Segundo Tonimar, a ManageEngine pretende ampliar o número de parceiros nas principais cidades e outros estados, bem como melhorar o suporte aos atuais. O ecossistema de canais é uma das principais prioridades da empresa e compõe a estratégia de expansão. 

As principais verticais no market share da companhia são financeiro/bancário, seguros, serviços de TI, educação e telecomunicações, além do setor público. Mas mira também no segmento de serviços gerenciados de TI (MSP).

O suporte técnico é feito de maneira remota, direto da matriz. O time no Brasil cuida de marketing e treinamento para parceiros e clientes. Desenvolvimento de soluções no País não está previsto. Com a equipe local já instalada, o objetivo da empresa é contratar novos funcionários e aumentar a capacidade de pessoas trabalhando presencialmente no escritório no próximo ano. O espaço em São Paulo é o segundo no País para a matriz da ManageEngine, a Zoho Corporation. Tem em Santa Catarina.

Cibersegurança puxa mercado

No ano passado, a companhia declarou crescimento de 43% no faturamento no Brasil, versus 2020, e aumento de 20% na carteira de novos clientes. No primeiro trimestre, aumento foi de 68% no faturamento ante período idêntico em 2021. Os ataques cibernéticos cresceram na pandemia e foram um fator a mais de preocupação com o gerenciamento de TI.

"Estamos muito orgulhosos em celebrar a jornada bem-sucedida de 20 anos da ManageEngine nos mercados de tecnologia e TI empresarial, e anunciar nossa expansão no Brasil, onde registramos um crescimento de 43% na receita de YoY (ano versus ano) em 2021. O novo escritório, o programa de estágios e o impulsionamento dos canais são apenas alguns dos passos iniciais para consolidar nossa presença no mercado local e facilitar ainda mais o acesso à marca aos clientes", disse em nota Nirmal Kumar Manoharan, diretor regional da ManageEngine.

Híbrido aumenta necessidade de nuvem segura

Com a predominância do trabalho híbrido entre as empresas no Brasil, a empresa percebe a criação de uma demanda significativa por soluções baseadas em nuvem que viabilizem o modelo remoto de forma segura. Essa tendência apresenta uma grande oportunidade para a ManageEngine.

Diante disso, Nirmal complementa: "Apoiados por nosso portfólio completo, que atualmente conta com mais de 60 soluções que atendem a todas as necessidades de TI a preços acessíveis, podemos contribuir para o desenvolvimento do mercado como um todo com uma abordagem integrada, e ao mesmo tempo descomplicada, para a gestão de TI".

*O jornalista viajou a São Paulo a convite da ManageEngine

 

 

Foto do Jocélio Leal

Informe-se sobre a economia do Ceará aqui. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?