
Redator do blog e coluna homônimos, diretor de Jornalismo da Rádio O POVO/CBN e CBN Cariri, âncora do programa O POVO no Rádio e editor-geral do Anuário do Ceará
Redator do blog e coluna homônimos, diretor de Jornalismo da Rádio O POVO/CBN e CBN Cariri, âncora do programa O POVO no Rádio e editor-geral do Anuário do Ceará
Pesquisa Havaianas/Datafolha aponta que 9,3% das pessoas se identificam como LGBTQIAPN+ na população adulta brasileira (16 anos ou mais). Os números tendem a aumentar nas regiões metropolitanas (11%), entre os mais jovens (18% na faixa etária de 16 a 24 anos e 13% entre 25 e 34 anos) e entre as pessoas com maior nível de escolaridade (11% curso superior). Ademais, a maioria dos que se identificam como LGBTQIAPN+ é solteira (59%) e sem filhos (70%).
LGBTQIAPN+ é uma sigla para pessoas que são Lésbicas, Gays, Bi, Trans, Queer/Questionando, Intersexo, Assexuais/Arromânticas/Agênero, Pan/Poli, Não-binárias e mais.
A Havaianas se posiciona como marca aliada à causa LGBTQIAPN+ e realiza junto da ONG All Out, desde 2020, ações em parceria. Por meio da Plataforma Pride, a marca encomendou a chamada Pesquisa do Orgulho.
Sobre a pesquisa
A Pesquisa Havaianas/Datafolha foi realizada entre os meses de maio e junho de 2022, com uma amostra de 3.674 pessoas a partir de 16 anos de todas as classes econômicas. A amostra é representativa da população brasileira (167 milhões**), ou seja, mantém as mesmas características do total da população com 16 anos ou mais. A amostra abrange todo o país, distribuída em cerca de 120 municípios das cinco regiões brasileiras, na proporção que cada região representa no total da população (PNAD 2019 -- IBGE).
Destaques da pesquisa
- Os mais jovens (entre 16 e 24 anos) são os que mais se identificam como LGBTQIAPN+, representando 18% da população LGBTQIAPN+ no Brasil
- Uma a cada quatro pessoas* não concorda totalmente que pessoas LGBTQIAPN+ devem ter os mesmos direitos
- 62% da população LGBTQIAPN+ economicamente ativa não falam com frequência sobre sua orientação sexual ou identidade de gênero no trabalho: nesse ambiente o assunto é abordado às vezes, raramente, ou nunca
- Em comparação com o restante da população, a hostilidade ou preconceito dentro da família é 16p.p maior entre pessoas LGBTQIAPN+
- Sete a cada 10 pessoas LGBTQIAPN+ economicamente inativas sentem que não são avaliadas apenas pelas suas qualificações profissionais em entrevistas de emprego
- Na população LGBTQIAPN+, 17% sempre sofrem discriminação. Esse número é quase o dobro, compararado com a população não-LGBTQIAPN+ (9%)
- Apenas 34% das pessoas não-LGBTQIAPN+ concordam totalmente que é comum demonstrações públicas de afeto entre casais homoafetivos
R$ 2,6 milhões arrecadados
A plataforma Havaianas Pride, em parceria com a ONG All Out, com atuação global, incluindo o Brasil, em defesa dos direitos das pessoas LGBTQIAPN+, nos últimos dois anos, arrecadou mais de R$ 2,6 milhões para os trabalhos da entidade ao reverter 7% do lucro líquido das vendas dos produtos da linha Havaianas Pride.
A coleção, que existe desde 2020, é perene e ganhou novos produtos agora em junho. Moletom, camiseta, bag, pins e três modelos de sandália integram a linha, que já conta com mais de 30 itens entre roupas, calçados e acessórios.
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